Flávio Dino e a velha e conhecida estratégia de vitimização

dinoEu havia decidido não tratar aqui no blog do lamentável episódio em que o candidato Flávio Dino (PCdoB) perdeu as estribeiras, ontem (4), após a Sabatina da TV Guará, e me acusou de tentar desestabilizá-lo com perguntas de cunho pessoal.

Como assessores e seguidores do comunista passaram a me atacar nas redes sociais, aqui vai um pequeno resumo do que realmente ocorreu – para o caso de alguém ainda não haver assistido à íntegra da entrevista.

Tudo começou no segundo bloco. O jornalista Marcus Saldanha, da TV Guará, questionou o candidato sobre sua proposta de criar o programa “Mais Médicos” estadual – uma versão do programa federal em nível local.

O jornalista contextualizou a pergunta lembrando que a classe médica rejeita a iniciativa do Governo Federal e, certamente, rejeitaria a proposta estadual também.

Em resumo: Flávio Dino, ao propor o “Mais Médicos” estadual, poderia perder o apoio de médicos no Maranhão.

“No seu programa de governo, o senhor defende a criação de um programa […] similar ao ‘Mais Médicos’. O ‘Mais Médicos’ federal é bastante contestado por médicos que questionam que o maior problema não é você colocar médicos nos municípios aonde não se quer chegar, mas a questão da falta de estrutura, por exemplo. […] Uma vez eleito, como lidar com essa questão de implantar um programa bastante contestado e fazer isso acontecer?”, perguntou Saldanha.

gilbertoDino defendeu sua tese e expôs seu ponto de vista. Então, ainda no debate sobre a possibilidade de perda de apoio dos médicos, eu emendei: “Além da questão do ‘Mais Médicos’ que é polêmico na categoria, a categoria não aceita bem, o senhor também num momento muito particular e muito difícil da sua vida patrocinou a criação de uma ONG de combate aos erros médicos. O senhor não acha que isso também vai de encontro aos interesses dos médicos? Não pode gerar um atrito com a classe?”.

Como se vê, durante todo o tempo, o debate era sobre a perda (ou não) do apoio da classe médica. Em nenhum momento se tocou na vida pessoal do candidato.

Foi isso o que ocorreu. Sem tirar nem por…

O resto é a já velha e conhecida estratégia de vitimização do senhor Flávio Dino, incensada principalmente por assessores que não têm coragem de lhe dizer quando ele passou do ponto.

44 pensou em “Flávio Dino e a velha e conhecida estratégia de vitimização

  1. Pelas numerosas postagens duras que fez a respeito da questão do filho dele, você não acha que passou do ponto ? É porque eu no lugar dele passaria a te olhar sempre com desconfiança. Está virando algo pessoal. Não que tu dependas dele ou de quem quer que seja, lembro até que você é funcionário concursado, mas o mundo é uma bola.

  2. e o q tinha haver o programa mais médico com a morte do filho de Flávio dino, você esperava uma resposta agressiva dele para hoje colocar em seu blog q ele não tem controle emocional, q pena q o tiro saiu pela culatra e foi vc q passou por redículo.

    • o tema geral era: a possibilidade de perda de apoio da classe médica diante das propostas e ações do candidato

  3. E o que a criação dessa ONG tem com o programa de governo dele?
    A criação dessa ONG não tem relação com o candidato.
    Assuma que sua pergunta foi maldosa sim, e quem lhe conhece sabe bem o poder do seu cinismo.

  4. FLAVIO DINO É UM DESEQUILIBRADO EMOCIONALMENTE, LEMBREM QUE ELA JÁ DESTRATOU UM JUIZ NO TRE DO MARANHÃO E EM VÁRIOS EVENTOS JÁ DEMONSTROU SUA ARROGANCIA E DESPREPARO PARA COMANDAR UM ESTADO.

  5. É uma pergunta de cunho particular e capciosa sim! Qual relação entre o programa que ele quer propor para os médicos e o empenho dele de criar a suposta ong contra erros médicos? Uma coisa não anula a outra, desde que seja feita com responsabilidade.

    Não sou defensor de Flávio Dino, mas sou pai e fiquei muito triste com o drama vivido por ele. Imagine quantas vezes deve ser difícil lembrar sobre esse fato, vc tocou em algo muito sensível, que deve ficar apenas com ele e família.

  6. Olá Gilberto,
    Ao falar de vitimização de Flávio Dino você se refere a ele ou a algum bloqueiro do grupo deste candidato?
    Pergunto isso pois vi a entrevista e não percebi o candidato se vitimizando. Ouvi a opinião dele através de uma resposta serena.
    Grande abraço!!

    • isso ocorreu depois da entrevista, amigo… ele me acusou de usar a morte do filho dele para desestabilizá-lo… se vc assistiu a toda a sabatina, tb não deve ter visto isso…

  7. quando você tiver um filho verá q tdo para um pai e sua criança, só tem três anos q isso aconteceu, não venha me falar q Flávio dino estar se fazendo de vítima, o filho de Flávio morreu aos 13 anos, um garoto saudável e por destino veio a morrer, usar isso para dar como exemplo algo e anaceitável de todas as formas.

    • meu caro, tenho um lindo filho de 9 anos. por isso valorizo isso. digo que flávio dino se faz de vítima pq não toquei no assunto pessoal dele na entrevista… mas ele insiste nisso para se vitimizar

  8. Depois da entrevista ele te fez essa acusação ? Pois é , eu também faria . Principalmente depois de tantas postagens cruéis que você fez. Tu tens sangue de barata ? Eu acho que ele também não !

  9. Você é cínico mesmo, contesta as alianças do Flavio com ex-saneístas, mas se esquece q a vida toda o Lula combateu o Sarney e estiveram juntos em nome da governabilidade e o Flávio em nome da liberdade.Avante Maranhão,65 neles.

  10. Eu acho que o Flávio Dino se saiu muito bem, principalmente em relação à pergunta que você fez, que não tinha nada a ver com o que estava sendo debatido. A resposta dele e lembro bem, é que sempre foi proativo em relação à fiscalização de qualquer categoria, seja a de juízes (na qual participou e defendeu a criação do CNJ), seja a de blogueiros, seja a de jornalistas, seja a de advogados e por ai vai. Não vi ele se vitimizando e nenhum momento. Estava calmo, sereno, e respondia muito bem à todas as perguntas, e não se abalou com qualquer pergunta impertinente.

    Ele está preparado para esta campanha, e digo mais, está preparado para ser o novo governador.

    • não foi na resposta, amigo…. não foi durante o programa… um bate-boca ocorreu entre nós dois após a gravação

  11. Não sou defensor de Flávio, mas existe uma grande abismo intelectual entre eles e edinho. Edinho tem um vocabulário limitado e tem dificuldade na articulação das palavras.

  12. “(…) o senhor também num momento muito particular e muito difícil da sua vida patrocinou a criação de uma ONG de combate aos erros médicos. O senhor não acha que isso também vai de encontro aos interesses dos médicos? Não pode gerar um atrito com a classe?”.”.

    não é só pq não falou morte que não tratou do tema. (“momento muito particular”).

  13. Meu caro Leda, acho que seu entusiasmo o tirou um pouco do ponto central. isso é normal, você ainda é jovem e tem um longo caminho a trilhar, mas tenha cuidado! a vida é um moinho. Mais vamos ao que realmente interessa: Você perdeu a chance em fazer perguntas mais agudas do que essa do “Mais Médico Estadual” que para mim, não passa de promessa de campanha. A grande pergunta era como ele se sentia cercado de pessoas com o passado suspeito ou sob suspeita… Wewerton, Zé Reinaldo e etc. Isso é mudança?

    • essa pergunta sobre os apoios eu fiz, sim… vc, pelo visto, meu xará, é que não assistiu à sabatina… e a pergunta sobre o mais médicos estadual não fui eu quem fez… foi o Marcus Saldanha. Eu só a usei como gancho para ficar no mesmo tema.

  14. LEDA SUA PERGUNTA FOI CAPCIOSA SIM! PROPOSITALMENTE VISANDO DESESTABILIZAR O CANDIDATO HAJA VISTA Q VC É APOIADOR DO CANDIDATO EDSON lOBÃO FILHO

  15. Leda, se ele tirou satisfação ctg apos o programa, nao o recrimino, pois qualquer pessoa no lugar dele o faria, vitimizacao seria se ele escolhesse fazer isso publicamente no programa, o que nao fez, na vdd manteve a postura e respondeu sua pergunta…achei ele bem preparado, nota-se a diferença da primeira campanha majoritária dele (2008)…Lobao vai sofrer nos debates

  16. Será se a consciência que está cobrando na é a do pai Flávio Dino separado que só foi comunicado da doença do filho pela mãe da criança sua ex mulher quando o quadro da criança já estava grave e a criança veio a falecer não existe separação que não mude o relação entre pais e filhos e normalmente o pai se distância não será daí a desistabilizaçao do senhor ex juiz todas as vez que se toca no assunto .

  17. Tem nosso apoio Gilberto, algumas coisas por mais duras que sejam devem ser tratadas pro bem do povo, foi bom que sepultou-se de vez essa história.

  18. O que eu percebo do candidato Flávio Dino, é que ele é bem mimadinho, cheio de frescuras, não precisa ter uma percepção aguçada, para notar que ele é de guardar rancor e vingativo! Ele carrega um ódio dentro de si e isso não é nada bom, para um ser que pregou tanto o cristianismo ontem.
    Observei que quando o o Gilberto se dirigia a ele, o mesmo fechava a cara, ou seja, quando alguém ligado direto ou indiretamente se dirigi a ele, o mesmo emana um ódio voraz, que não tem como disfarçar!
    Já que ele se diz tão cristão, ele está se contradiz ao quadrado.
    Sou um crítico ferrenho do incompetente do prefeito, torci por ele na campanha eleitoral, mas de forma alguma, enxergo maldade e ódio no semblante dele e muito menos arrogância!
    Moral da história, Flávio Dino não gosta de ser contrariado, imagina este cidadão com o PODER NA MÃO?! Ele não está preparado para ter PODER!

  19. Gilberto,
    Favor acrescentar:
    “quando alguém ligado direto ou indiretamente AO GRUPO SARNEY, se dirigi a ele…”

  20. Caro Jornalista, bom dia.

    Fique tranquilo. Você faz um trabalho digno de admiração que, sempre pautado pela verdade, objetiva, tão somente, esclarecer o que está nas entrelinhas etc. O que ocorreu com o candidato Flávio Dino, acontece diariamente com muitas famílias. O fato de ele criar uma ONG para investigar erros médicos, será benéfico para a sociedade brasileira como um todo, para os médicos, inclusive. Por isso, não entendo o que motiva a classe médica a posicionar-se contra algo que, também, a beneficiará.
    Um homem público preparado para os grandes desafios de governar, não deve, jamais, levar para o lado pessoal questionamentos de qualquer natureza. Em sendo mesmo preparado, deve utilizar os questionamentos da imprensa – os quais retratam os questionamentos da sociedade – em seu favor e não agir como um cidadão comum e perder a compostura. O candidato perdeu uma excelente oportunidade.

  21. Não entendo até que ponto vai a paixão cega de alguns por seus candidatos… Sou eleitor de Flávio Dino desde a primeira eleição para cargo do executivo que disputou. De lá para cá, confesso que minha empolgação e apreço por ele diminuíram, principalmente em razão de algumas declarações e atitudes incompatíveis com o perfil de homem sério e equilibrado que queremos para mudar o Maranhão. Apesar de tudo, continuarei votando de Flávio Dino, pois acredito que ele represente a maior possibilidade de mudança para melhor no nosso Estado, mas não sou cego para enxergar que ele algumas vezes utilizou-se sim de seu drama pessoal para ganhar empatia com o povo. E mais, tendo acompanhado a sabatina na TV Guará e sabendo o que se passou após a entrevista (o que não foi ao ar), posso afirmar com segurança que Flávio Dino mais uma vez se utilizou da vitimização citada pelo blogueiro. A pergunta feita por Gilberto Léda não passou sequer perto de atingir qualquer sentimento pessoal do candidato, mas apenas fez o link da pergunta anterior, em relação à perda de apoio dos médicos com a possível instalação de um “mais médicos” no Maranhão, com a possibilidade de perda de apoio da categoria também em razão de ter patrocinado a criação de uma ONG contra erros médicos. Ponto. Não se falou do falecido filho de Flávio Dino, não se criticou o apoio à criação da ONG, não se atacou o sentimento de luto pessoal do candidato… nada disso. Tratou-se do apoio de uma categoria profissional forte em relação à sua candidatura, e não consigo enxergar nada de maldoso nisso. Se o candidato Flávio Dino se sentir agredido cada vez que uma pergunta ou declaração o lembrar de seu falecido filho, é melhor que se retire da disputa ao Governo do Estado.

    Essa é minha humilde opinião, de eleitor e acreditador do projeto de mudança de Flávio Dino.

  22. O candidato Flávio Dino a bem da verdade, além de sereno e respeitador foi ul lord com o nobre jornalista. Eu, no lugar do Flávio, te daria umas belas bofetadas para você entender o que é dor de pai e deixar de ser um garoto mimado.

  23. Flávio Dino é Botafoguense?
    Tá explicado esse “Mi Mi Mi” todo!

    Não olhei nada demais na pergunta do Gilberto Leda,…
    O Cara quer ser Governador e é cheio de frescurinha, de disse me disse,…

  24. Analisando, sem o calor da emoção, por ser eleitor de A ou de B, o jornalista apenas quis chamar a atenção, para mais um motivo pelo qual a classe médica tende a não apoiar o candidato Flávio Dino. Todo o resto, é sensacionalismo, oportunismo, apelação.

  25. Nunca vi povo tão cego, em pensar e acreditar que o gancho formulado pelo Gilberto, acompanhando a pergunta de outro colega, é uma ofensa a pessoa do intocável e sensível Flávio Dino. Não houve em momento algum, nem a tentativa de desestabilizá-lo. Não estou defendendo o blogueiro, estou apenas sendo justo e sensato. Não tiro os méritos do candidato, pois o mesmo é um homem inteligente, com uma ótima oratória e raciocínio, mas tem esse defeito, que ninguém pode contrariá-lo.
    É tão inteligente, que citou até passagens bíblicas sem errar uma letra, uma frase, uma vírgula, sinal que, “gravou” bem o texto.
    Grato!

  26. Só sei de uma coisa esperava mais de vc. como na minha opnião o unico da situação lá, perguntar sem nenhuma preparação da nisso, não precisa mostrar de que lado vc esta basta ser um jornalista imparcial, o mesmo falo do J. Cutrim fraco demais gesticula demais, gagueja demais, papagaio ensaiado, tomara que vc olhe essa minha postagem e esteja melhor hoje e pior foi com Ze Luis.

  27. Todos os comentaristas que não viram nada demais na pergunta do Léda só não se deram conta de que por trás da pergunta, há um histórico de postagens muito cruéis do jornalista em relação ao drama pessoal do candidato. Coisa do tipo “Quem bate esquece e quem apanha lembra”. Queria ver se a lapada ou lapadas tivessem sido aplicadas em seus lombos doloridos, especialmente considerando o tipo da dor, do caso em tela. Interessante é ver outros que cobram de um Flávio que não tenha rancor ou outros sentimentos humanos. Ora senhores, ele é candidato a Governador e não a Madre Teresa de Calcutá. Eu o admiro exatamente porque ele não se acovarda e, o enfrentamento desse grupo não é tarefa para moleirões.

    • meu caro, houve aqui uma única postagem em que critiquei a postura de Flávio Dino ao caso… procure aí no blog e veja se vc acha esse “histórico de postagens muito cruéis do jornalista em relação ao drama pessoal do candidato”?

  28. CARA TEU CANDIDATO NEM ACEITOU SER SABATINADO, CORREU COM MEDO, É INCOMPETENTE, DESPREPARADO, AI VOCÊ AINDA VEM CRITICAR FLAVIO DINO, NÃO PODE.
    ESTÁS SABENDO DA NOVA: TEU CANDIDATO QUER ACABAR COM A GRANDE DEFASAGEM IDADE/SÉRIE NA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO ATRAVÉS DE DECRETO, EXPLIQUE PARA ELE QUE DECRETO NÃO RESOLVE PROBLEMAS SÉRIOS, SENÃO ROSEANA JÁ TINHA BAIXADO UM PRA ELA DEIXAR DE SER INCOMPETENTE, UM OUTRO DECRETO PARA O MARANHÃO SE TORNAR UM ESTADO RICO E DESENVOLVIDO E POR AI VAI.

  29. Gilberto, admiro seu trabalho e te considero um astuto jornalista!
    Compreendo sua dificuldade, por nao ter passado por tal dor, de compreender o quão doloroso é a morte de um filho. Espero q Deus nao te mostre da pior maneira possível o que isso significa, pois seu filho nao tem culpa da incapacidade do pai de dimensionar a dor alheia…

    • eu caro, respeito a dor alheia. e repito: não toquei no assunto durante a entrevista… ele é que tem essa necessidade de se passar por vítima e, então, diz que eu tratei do assunto. só isso

Os comentários estão fechados.