Com apoio de Lula e Dilma, Edinho Lobão aparece à frente de Flávio Dino em pesquisa

econométricaA juíza eleitoral Alice de Sousa Rocha, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, deferiu liminar em mandado de segurança impetrado pela Econométrica e revogou decisão anterior do também juiz eleitoral Ricardo Macieira (veja aqui) que havia censurado a divulgação do resultado de uma consulta específica feita pelo instituto em pesquisa sobre a disputa pelo Governo do Maranhão contratada pelo jornal O Imparcial.

(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A pergunta vetada (veja acima) associa o senador Edison Lobão Filho (PMDB), candidato a governador pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula, ambos do PT; e o candidato Flávio Dino (PCdoB), da coligação “Todos pelo Maranhão”, a Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso, todos do PSDB.

De acordo com o instituto, quando os candidatos são apresentados ao eleitor maranhense ao lado dos seus aliados, o resultados é o seguinte:

Lobão Filho com apoio de Lula e Dilma – 39,4%

Flávio Dino com apoio de Aécio Neves, José Serra e FHC – 38,8%

Nulos são 6% e, ainda, 15,8% dos entrevistados disseram não saber em quem votar nessa situação.

aécioA pesquisa foi realizada pelo Instituto Econométrica no período de 26 a 31 de julho. Foram consultados 1.005 eleitores, num universo de 54 municípios. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00029/2014. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Decisão

Na decisão em que autorizou a divulgação do dado antes censurado pela campanha de Flávio Dino, a juíza Alice de Sousa Rocha relatou que, ao pedir o veto à pergunta, o comunista alegou que não havia “critérios  objetivos para escolha dos nomes dos políticos apontados como apoiadores desses dois candidatos”.

Para a magistrada, a pergunta foi “razoável”. “Entendo razoáveis os argumentos da Impetrante [Econométrica], ao considerar o quadro político nacional para a indicação dos nomes dos apoiadores constantes no quesito, visto que o PT nacional (que tem como filiados Lula e Dilma), de fato, encontra-se coligado no âmbito estadual com o PMDB, partido do candidato Lobão Filho, ao passo que o PSDB nacional (que tem como filiados Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso) encontra-se coligado no âmbito estadual com o PC do B, partido do candidato Flávio Dino”, despachou.

Ela também rejeitou o argumento do PCdoB segundo o qual todas as perguntas do questionário deveriam contar com os nomes de todos os candidatos a governador.

“Verifica-se que os nomes de todos os candidatos ao cargo de Governador do Estado foram mencionados nos Quesitos 05 e 08, de modo que a pesquisa atende aos requisitos da Resolução-TSE nº 23.400/2013, não havendo que se falar em ofensa ao princípio da isonomia”, completou.

Para decidir: “Diante do exposto, DEFIRO o pedido de liminar para suspender os efeitos da decisão proferida nos autos da Representação n. 1070-79.2014, permitindo à Impetrante a divulgação do resultado da pesquisa relativamente ao Quesito n. 10 da pesquisa de opinião pública registrada no TRE/MA sob o n. 00029/2014”.

52 pensou em “Com apoio de Lula e Dilma, Edinho Lobão aparece à frente de Flávio Dino em pesquisa

  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..isso aqui é melhor que show de humor!!!!!!!!

  2. Pesquisa Eleitoral no Maranhão:
    “Em relação aos apoios políticos, em qual desses candidatos o senhor (a) votaria?
    1 Candidato X com apoio de Lula, Dilma, DEUS, Jesus Cristo, Coelhinho da Pascoa, papai Noel, Xuxa, anjo Gabriel, Reis Magos, He-man, She-ra, Super-man, Cinderela, Fada Madrinha, Papa Francisco, Madre Teresa, Dalai Lama, Gandhi.
    2 Candidato 2, com apoio de Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso, Kapeta, Satanás, Bruxa má, Esqueleto, Hamás, Sadan Russein, Osama Bin Laden, Hitler,
    3 Nulo 4 N/S N/R”.

  3. A imprensa deve informar, mas como não há neutralidade, ela mais deforma do que informa. Consciente disto, não lhe tiro a razão de fazer este jogo que confunde, afinal é guerra ! Mas a Enganométrica terá que mudar de nome, para vender seu peixe podre no futuro.

  4. Não tente se enganar, você sabe que o seu candidato já está bem abaixo nas pesquisas e essa pergunta é tendenciosa, tendo em vista o amplo favoritismo de Lula e Dilma no maranhão(que é triste). Ainda mais agora do escândalo da mala preta que a Governadora Roseana Sarney está envolvida, o TJMA já desmentiu qualquer ordem para o pagamento dos precatórios para a Cotrans. não tente se enganar, você sabe que será derrotado. há espero que essa investigação da Policia Federal vá em frente e coloque quem deve na cadeia. E essas pesquisas do jornal Imparcial, todos sabem, levianas e sem nenhum tipo de moral, depois que foram vetadas pela justiça eleitoral. use o seu espaço para informar e não para apoiar um candidato, você envergonha a classe de jornalistas.

      • Não me acuse de tal forma, não recebo e nem sou filiado a nenhum partido político, sou apenas um estudante de direito, jovem e que ainda trabalha, não preciso de sustento político como você e seus parceiros, eu me sustento sozinho pelo meu trabalho e pelo meu estudo, não me acuse de receber dinheiro de partido. prove que estou recebendo, você vai ter que provar, aqui, ou em juízo.

  5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, muito obrigado pela piada.
    Edinho Roussef.

  6. Nossa que pesquisa mais sem vergonha essa, não sou eleitor do Flavio dino e tampouco simpatizo com Lobão Filho. Mas se fazer uma pesquisa com tais perguntas é no mínimo uma má intenção de colher a realidade do pensamento da população, como sempre a política se faz da maneira mais sorrateira e mesquinha possível. E VIVA A MALANDRAGEM!!

  7. Boa tentativa… Mas pesquisa fraudulenta não adianta… Na pesquisa certa flavio x edinho da flavio com 57,3 %contra edinho 22,4% , não teremos segundo turno.

  8. É mesmo? Porquê eu não acredito?
    Essa pesquisa não tem nenhum fundamento. Edinho que não chegava a 30%, agora aparece a frente de Dino que passa dos 50%..
    Me compre um bode!

  9. o covarde retirou o meu comentário, um rapaz que se diz jornalista prestando um serviço a favor da censura de opinião? parabéns.

  10. KKKKKK QUE BELA PESQUISA ME SURPREENDE UM CARA QUE SE DIZ JORNALISTA TER CORAGEM DE COLOCAR ESSA PESQUISA FORJADA.KKKK RAPAZ VOCES ESTÃO DESESPERADO PARECE QUE VÃO PASSAR FOME PELA PURA INCOMPETÊNCIA.

  11. Só pode ser desespero mesmo eh eh eh eh eh eh eh. Pesquisa que é a cara do Candidato Lobinho: SN=SEM NOÇÃO kkkkkkk ridículo!

  12. Essa pesquisa reflete sim a realidade do maranhão, ora o MA tem 217 municípios, mais de 190 estão apoiando o Edinho, nosso povo e na grande maioria o povo é muito carente , ganha a eleição que tem condição de fornecer a uma cesta básica antes do pleito. Isso é fato e incontestável, foi através de muita grana que Flavio se elegeu Deputado federal com os votos de Caxias, isso também é fato.
    A única chance que Flavio Tinha de vencer o esmagador poder econômico do Labão seria uma votação esmagadora em são Luis, Imperatriz e Santa Inês, mas agora ele vai pagar pela fragilidade em saber negociar, esse apoio ao João Castelo e Wawerton afundou de vez com o voto dos mais esclarecidos que simplesmente chegaram conclusão que Flavio Dino tá longe de ser o NOVO, tudo que ele criticou nesses anos de oposição esta fazendo, falsas promessas e se alinhado com todo tipo de corrupto.

  13. Rapá! Deixa de lorota. No Maranhão, Dilma está com todos, ou seja está com Edinho, com Dino, com Marcos Silva e com os demais. Todos insistem, brigam, fazem de tudo pra afirmar que contam com o apoio Dela. Então, na impossibilidade de se saber ao certo com quem os santos milagreiros Lula e Dilma estão os eleitores terminaram dividindo os votos. Dessa forma, no Maranhão a eleição terminará empatada.

    Simples assim.

  14. Lobão Filho esta se destacando cada vez mais, só cresce a cada dia que passa. Pra frente Maranhão, para melhoria da população. É 15.

  15. Dizer que Lobinho está crescendo por causa do suposto apoio dos mensaleiros PETRALHAS não seria afirmar que Lobinho não tem vida própria?

  16. Gilberto, o Edinho inventa pesquisa de todo jeito. O negocio dele é estar na frente de Flavio Dino não importa qual seja o tipo de pesquisa. Sabe que pesquisa se ele fizesse com certeza ele ficaria a frente e muito do FD? Com a seguinte pergunta: Quem é o maior playboy dos candidatos ao Governo do Maranhão? o Edinho ganharia disparado na frente de todos. Concorda?

  17. Essa foi horrível, será que teve dinheiro pra revelar essa pesquisa fajuta?? Vc sabe de quem essa juíza desqualificada é irmã? não? Esposa de um ex dono de supermercado falido, que recebeu precatórios e tem cadeira cativa nas festas da Branca, pois se diz cerimonialista. Respeite o povo, nessa terra os bandidos andam é de quadrilha.

    • Agora a juíza está “comprada”? O Ricardo Macieira vive dando decisão favorável a Flávio Dino e nunca vi ngm levantar suspeitas sobre ele ou sobre as relações de parentesco dele… esses é mais um dos tantos problemas do comunista e dos seus aliados: não saber perder

  18. na próxima pesquisa bota Edinho lobão com apoio de José Sarney, Renan Calheiros, José Dirceu e CIA…….. e para completar a mala preta…

  19. Kkkkkkkkkkkkk
    Lkkkkkkkkkkkk
    Que dia será seu stand up no teatro AA, boa tentativa de desviar a atenção para as últimas asneiras de seu candidato. O eleitor analfabetizado pelo clã talvez acredite

  20. Pesquisa sem fundamento kkkkkk quem em sua sã consciência iria publicar uma pesquisa arrombada que nem esse ??? Os blogueiros rabo preso da oligarquia claro !!!

  21. Eu queria saber por quer falam tanto do lobinho será que o Flavio Dino virou DEUS por quer entes ele era ruim não prestava só agora que descobrirão o salvador do MARANHÃO esse Flavio Dino agora é a quem adora a quem bate palmas pensando que ele vai abraça-la foi assim aconteceu coma certa pessoa do seu grupo que hoje é Prefeito e o povo que lhe estendeu a mão hoje chora lagrimas de sangue pedindo que vá embora essa é o perfil desse famoso

  22. não sou do maranhao,mais amo as pessoas do maranhão,e conheço um pouco da realidade desse estado que tem tudo pra ser um dos mais lindo do pais,um povo hospitaleiro ,grandes rios ,terras boa, e infelizmente vendo sendo massacrado pela familia sarney e seus aliados a anos,e agora tem a chance de começar a mudar esse cenario ,,flavio dino p/ GOVERNO

  23. RAPAZ O QUE ME MAIS CHAMA A ATENÇÃO É A TV MIRANTE AINDA NÃO TER CONTRATADO O IBOPE PARA FAZER UMA PESQUISA E DIVULGAR PARA TODOS OS MARANHENSES…. TÁ COM MEDO É?

    FLAVIO DINO 56% 😉
    EDINHO LOBÃO 26% 🙁

  24. o maranhao e o estado mais pobre do brasil, graças a familia sarnei ;amigos tirem a farpa dos olhos, assim disse jesus. e tentem enchergar pelo menos um palmo diante da cara. no maranhao onde a corrupcao e a mal administracao rodam solto. povo por favor, nao escutem esses prefeitos loucos que so pensam em se proprio, o lobao tem a maioria dos votos de prefeito das cidades do maranhao. mas so os prefeitos nao eleje um candidato, pois sao todos submissos ao governo sarney. e se lobao ganhasse que nao vai. a roseana conserteza seria ministra da educacao ou da saude. pra lascar e desviar do maranhao. e entao ela iria comprar era um caminhao bau preto inves da mala preta. eu quero progresso educacao, saude. Flavio dino agora e sua vez.nao faça o mesmo que os sarney. vamos confiar em voce.

  25. kkkkkkkkkkkkkkkkkk…Como é que um blogueiro desses não se toca, cara? Vc inventa cada pesquisa hein rapaz? Deixa de ser babão dos Sarney…A imprensa tem um estatuto de imparcialidade…respeite isso, moço.

  26. o maranhao està quase acabado com essa raça de sarney. nos vivemos comprando frutas e verduras do querido estado do piaui. abraço pra esse estado bom e de grandes governadores e nao de ladrao;como maranhao. o governo do maranhao so da financiamento para os ricos e grandes fazendeiros. para os pequenos o despreso. esse esquema de rico funciona como uma lavagem de dinheiro. onde a terra deles(ricos) vale 300 mil reais eles forjam o documento e conseguem um financiamento 3 vezes maior que o valor da terra. dinheiro tanto que o rico nao faz nada. pq com esse dinheiro ele compra outra terra melhor e mais barato e ainda sobram ums 500 mil reais. e foda-se o banco e o estado maranhense. vai para o leilao ki ninquem keira arrematar. esse e o nosso maranhao ki o diabo nao sai dele… so quando a familia sarney sair.

  27. sobre a saude do maranhao, graças a roseana, quando vejo um medico encaminhar um paçiente para presidente dutra ou para sao luis. e o mesmo que mandar para o inferno; pois todos os medicos sabem disso, e ele diz na mesma frase se voces poderem levar o pasiente para teresina(o piaui) ele tem uma esperanca , se nao. ele ora ao deus todo poderoso pra olhar pra esse paçiente que nao tem governo serio. a roseana e tao ruim que nem o cancer a venceu. pois ela tem dinheiro pra ir pro estados unidos. e nos vamos pra onde?
    Deus tem umas coisinhas pra assertar com vc roseana e sarney. depois vcs vao se virar com satanas no inferno. que Deus nos protejam povo eleitor…

Os comentários estão fechados.