Após polêmica na TV Guará, Saulo Arcangeli reafirma “estelionato” da Refinaria de Bacabeira

Por Saulo Arcangeli

sauloRepercutiu bastante nos últimos dias minha fala no debate da TV Guará denunciando o estelionato eleitoral praticado pela Oligarquia nas eleições de 2010 com a promessa da chegada da refinaria da Petrobrás no Maranhão.

Na época, Dilma, Roseana e Lobão, pai do candidato Edinho, prometeram a instalação de uma refinaria Premium da Petrobrás que seria a redenção de todos os males do Maranhão. Quatro anos se passaram, mais de R$1,5 bilhão foi gasto só em projetos e terraplanagem e no lugar de milhares de emprego e desenvolvimento, só existe um grande campo aberto e muita decepção.

O candidato Edinho teve chance em seu direito de resposta concedido pela emissora e não conseguiu explicar o porque de tanto desperdício de dinheiro público e o motivo de ter brincado com as esperanças de uma juventude pobre e sofrida que gastou seus últimos recursos para tentar se qualificar em um dos vários cursos de gás e petróleo que surgiram na cidade.

Para alguns minha fala se tratou de um ataque pessoal ao candidato Lobão Filho. No entanto, para nós do PSTU se trata de falar das coisas como elas realmente são, sem meias palavras, sem dó daqueles que massacram há 50 anos os trabalhadores do Maranhão com suas mentiras e promessas. Nesta campanha eleitoral, nos debates e entrevistas que tivermos oportunidade não faltará coragem de falar o que o povo do Maranhão tem vontade se pudesse estar frente a frente com os responsáveis pela miséria do nosso Estado.

7 pensou em “Após polêmica na TV Guará, Saulo Arcangeli reafirma “estelionato” da Refinaria de Bacabeira

  1. Sem falar das pessoas que se venderam seus bens aqui em São Luis e investiram em Bacabeira, que muitos até hoje não se recuperam dos prejuízos.

  2. Caro Arcangeli,

    Infelizmente seu despreparo para falar da refinaria Premium I é gritante e demonstra toda a dificuldade que vc teria em administrar nosso estado caso fosse eleito. Suas colocações levianas sobre a refinaria premium demonstram sua total incapacidade administrativa, mas seu erro é perdoável pois vc sequer sabe que a EMBRAER não é uma empresa estatal!
    Para seu conhecimento, quando se diz que os recursos alocados na refinaria foram meramente gastos com projetos e terraplanagem , vc revela mais desconhecimento sobre como se faz obras de engenharia. Faça as contas e veja que qualquer obra de engenharia gasta em média 10% do seu valor em projetos básicos e executivos. A ” mera terraplanagem ” da refinaria, como vc frisou, envolve a retirada e consolidação com gesso de quase 50 milhões de metros cúbicos de material. Se vc não sabia, fique sabendo que o solo dessa área é solo mole, improprio para qualquer edificação. Para isso foram retirados quase 05 piramides Queops (… aquela que fica no Egito, sabe ?) de solo mole e em segida misturado com gesso e recolocado para estabilização do terreno.
    Na verdade se fez mais que terrapleno, se fez macrodrenagem com quase 25 km de canais para canalização de águas pluviais. Também foram resgatadas riquezas arqueológica de valores incalculáveis, que vão estar à disposição do público em breve em museu a ser administrado pela UFMA, no prédio da antiga SIOGE.
    Além disso, meu caro, se a PETROBRAS pensasse como vc e desistisse dessa refinaria, o que seria impossível na prática , o Maranhão iria ganhar uma área gigantesca licenciada pelos órgãos ambientais, totalmente desapropriada , com macrodrenagem completa, arruamento interno, sistema de fornecimento de energia elétrica, sistema de abastecimento d’agua e tratamento de esgoto, num local estrategico para o estado, que é Bacabeira, próximo das ferrovias transnordestina e EFC, do sistema portuário maranhense e do futuro aeroporto de cargas, capaz de receber a implantação imediata de um próspero Distrito Industrial.
    Cade o estelionato eleitoral Arcangeli ?

    Francisco Soares
    Diretor Técnico-Cultural do Clube de Engenharia do Maranhão

    • Diretor tecnico cultural do clube de engenharia do maranhao trabalhou na obra? Se trabalhou ganhou dinheiro e se ganhou nao vai falar mal de que lhe paga ne!
      O saulo disse a mais pura verdade so promessas e vendas de ilusoes.

    • Não é o que a Graça Foster anda dizendo, é estelionato sim, pois essa obra já foi custeada por um valor que já duplicou ou triplicou…Usar a refinaria como álibi em pleno 2014 é no mínimo mau caratismo misturado com cinismo do candidato, sendo que todos os dias vemos nos noticiários escândalos atrás de escândalos sobre a alta cúpula dessa multinacional. Normal que o Arcangeli não entre em detalhes relacionado a terraplanagem entre outros até pq ele não é eng° civil, apenas um leigo que está um pouco a par da situação.

  3. Francisco Soares, quanta patetice. O estelionato eleitoral existiu. Prometeram a inauguração da refinaria para 2014 e já adiaram para 2029. Então, podia ter o projeto de uma refinaria, mas nunca um projeto de execução e por isso levaram mais de 1,5 bilhão de reais que poderia ser investido na educação/saúde no Maranhão. Volte para o teu Clube de Engenharia e deixe de dizer asneiras.

  4. Teodoro,
    Ja vi que vc nao gosta de ouvir verdades !
    Convido vc para aparecer na lo Clube, mas nao apereca vestido de pato Donald !
    Fco Soares

Os comentários estão fechados.