Prefeitura de Santa Inês regulariza catadores de resíduos sólidos

vacinaçãoA busca por melhorias para os catadores de resíduos sólidos em Santa Inês sempre foi uma prioridade da atual administração do município. Desde o inicio da gestão, em 2013, o diálogo com a classe foi estreitado via Secretaria de Meio Ambiente e Departamento de Saneamento Básico.

Depois de viabilizar transporte para os catadores se descolarem da sede para o aterro sanitário do município, localizado no Povoado Barradiço, a Prefeitura dá mais um passo para valorização destes trabalhadores que contribuem bastante para o processo de manutenção do meio ambiente por meio da seleção de resíduos sólidos que são direcionados à reciclagem. Desta vez, fomento e apoio logístico e técnico para criação da Associação de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos de Santa Inês.

A Assembleia Geral de criação da associação foi realizada na última quarta-feira, 27, no auditório da Prefeitura. Cerca de 70 catadores participaram da assembleia. Após leitura do Estatuto, foi criada a Diretoria formada por 12 pessoas, sendo 6 do Conselho Fiscal. Elas foram eleitas pela plenária após candidatura anunciada no evento.

Para o Presidente da Associação, Silvino Marques da Cruz, muito mais do que histórico, este é um momento de reconhecimento da categoria.

“Por meio da associação, nós estamos regulamentados. Isso significa que teremos mais força junto à sociedade e ao Poder Público para aquisição de mais benefícios. Unidos seremos mais vistos”, enfatiza o presidente da Associação.

Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Francisco de Melo, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente representa todo o trabalho do órgão no que diz respeito ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, contido na Lei 12.305/10.

“Nós sempre estivemos dando todo o suporte necessário para a categoria. Agora, após a criação da Associação – que foi uma escolha deles, ao invés de uma cooperativa – o próximo passo é providenciar a devida documentação. A organização e formalização deles foi um trabalho nosso. Pois devidamente organizada toda categoria se desenvolve mais”, conclui Francisco de Melo.

Durante a Assembleia, todos os catadores tiveram o cartão de vacinação atualizado. A promoção da saúde da categoria também é uma preocupação da atual administração. O Departamento de Imunização de Santa Inês, inclusive, já esteve algumas vezes no próprio aterro para vacinar os catadores. No final do evento todos os catadores foram imunizados contra doenças infecto-contagiosas.