Jornalistas lançam nota de desagravo em favor de assessor do Governo

adailtonSão Luís, 29 de Agosto de 2014

O grupo do WhatsApp ‘Jornalistas MA’ vem a público esclarecer o mal entendido referente a uma postagem do nosso colega de imprensa, Adailton Borba, e defender a honra deste profissional que tem caráter ilibado, perante a opinião pública.

Recentemente, foi noticiado que o jornalista fez uma publicação revelando que um candidato a governador do estado do Maranhão estava sendo investigado por um grande esquema de corrupção.

Primeiramente, precisamos deixar claro que o grupo é contra a atitude de um dos participantes do ‘Jornalistas MA’ em ‘printar’ parte da conversa para caluniar um colega.

O ‘Jornalistas MA’, desde que foi criado, conversa sobre os mais variados assuntos, o tempo todo. Este comentário foi apenas um entre tantos que são tecidos sobre política. Palavras contrárias e a favor de políticos viraram rotina nas redes sociais, devido o atual cenário do país.

O tópico levantado por Adailton não foi considerado de relevância. Passou despercebido assim como muitas mensagens tipo ‘corrente’ que são repassadas em grupos do
WhatsApp.

Ainda assim, nosso grupo – composto somente por jornalistas – tem ética para apurar toda e qualquer informação repassada. Temos total liberdade para discutir sobre quaisquer assuntos, qualquer que seja o tema, dentro do grupo.

Por este motivo, caracterizamos esta ação movida contra o jornalista como ABUSIVA, inadequada e que pode ser caracterizada como invasão de privacidade.

O grupo tem um número limite de participantes e nenhum de nós fez denúncia contra nosso colega. Quem assim a fez, não pertence ao ‘Jornalistas MA’ e não tem direito de acesso às informações trocadas pelo grupo.

REPUDIAMOS tudo que venha a inibir ou manipular a maneira que devemos usar nossa liberdade jornalística para a discussão – seja ele qual for – dentro do ‘Jornalistas MA’.

Também NÃO autorizamos o uso, seja parcial ou na íntegra, desta carta por qualquer partido político, candidato, coligação e afins.

Por fim, reafirmamos o nosso apoio e nos colocamos à disposição do colega, caso haja necessidade.

Juramos exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuando dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscando o aprimoramento das relações humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade, visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros. Assim nós juramos!!!

Jornalistas MA

NOTA: inicialmente a nota tinha os nomes de todos os jornalistas que compõem o grupo. Mas alguns, apesar de jurar de pés juntos que se solidarizam com o colega Adailton Borba, preferiram pedir para retirar seus nomes da lista. Sendo assim, fica mantido o desagravo em nome do grupo, mas sem a identificação de quem foi a favor ou contra a emissão da nota.

18 pensou em “Jornalistas lançam nota de desagravo em favor de assessor do Governo

  1. Isso que armaram contra o Adailton, veio de uma pessoa fraca e que tem medo da competência do Adailton que é um grande profissional.

  2. Gilberto e todo o grupo de jornalistas!

    Apesar de nao participar do grupo, gostaria de acrescentar meu nome à defesa e em solidariedade ao profissional Adailton. Jornalista de rara competência, está, injustamente, relacionado às canalhices de maus colegas. Gente que difama é tradução da vergonha dos que exercem a nossa profissão desprovidos de carater. A estes covardes difamadores, o rumo é o limbo…

  3. Ah tá! O assessor do governo, nesse caso, é jornalista da Mirante… aham… nada mais patrimonialista, né?

  4. Desde quando o John Cutrim é jornalista? Nunca concluiu o curso. Esse grupo pode se jornalista e blogueiro, aí sim. Mas se for só de jornalista aí o John está como impostor.

  5. Este […] tem que ser investigado pela policia federal sim para poder fazer comentários com responsabilidade ja que sendo o jornalista . A principio este rapaz e um jornalista de quinta categoria policia federal nele sim , agora vem com desculpa farrapada .

  6. Já estão querendo criar um novo caso Reis Pacheco edição repaginada….
    Tudo bem que todo grupo de WS tem suas regras, mas dali pra um jornalista vazar um print pra outro amigo, e esse amigo viralizar a notícia são dois palitos!!! É tipo sex tape de casal amador, ainda mais em época de eleição, algumas coisas poderiam ser evitadas, e pelo visto esse jornalista ou foi muito imaturo ou agiu de má fé mesmo.

  7. Vish!!! Edinho pediu a cabeça do caboco?? Esse não leva desaforo pra casa, principalmente dos seus asseclas.

  8. essa carta não serve de nada, como esses jornalistas sabe esse assunto não ficou só nesse grupo, se espalhou por todos os outros, como é q eles vem falar de invasão de privacidade?? a ação e legítima ele tem sim q provar sua afirmação, sabemos a qual grupo ele pertece, qual suas finalidades ao atacar Flávio dino.

  9. O engraçado é a NOTA no final do post. Isso só demonstra a “coragem” da imprensa do Brasil e do Maranhão em particular. Retiraram os nomes por medo de se comprometer! Querem ficar sempre em baixo da saia dos que estão no poder, puxando saco e receber migalhas. Essa é a verdadeira imprensa. E ainda tem gente que acredita em imparcialidade, liberdade de expressão e outras baboseiras que são ditas por aí.

  10. Sinceramente, essa briga bem a meu ver é somente entre aqueles pseudo profissionais que fazem parte de um grupo que está trabalhando para o governo e o outro grupo que está trabalhando pro candidato que quer ganhar as eleições. Eu realmente vejo que a ética e compromisso com a verdade, já se foi a muito tempo. Pode se ver pelo post dos tais jornalistas em blogs, matérias e afins. Eles só divulgam algo focado naqueles interesses, se a informação for diferente, escondem, fingem que não existem e o pior, deturpam quando convêm.

    Daí eu pergunto, para que serve o juramento de exercer a função de jornalista assumindo assim o compromisso com a verdade e a informação? Pura falsidade ou é tudo pelo interesse de se dá bem e só? O que se ver é a traição, acusações e o falso testemunho, algo tipo que se ver só na política e só. É saber se não usam apenas o “jornalismo” com o único fim para fazer exclusivamente política e se dar bem na sociedade. Tai uma grande pergunta, será que estes tais profissionais não migraram para o meio político, abandonaram o bom jornalismo e apenas se aproveitam dele para a política de se darem bem?

    Uma coisa eu aprendi e ainda estou na posição de aprendizado, mas não esqueço que não se deve apenas falar por um lado se não escutar o outro. Será que os profissionais de ocasiões, de interesses próprios têm é medo de falar, criar algo e ir confirmar a veracidade das coisas? Medo ou apenas por intenção própria de implantar a falsa verdade? Este não é o jornalismo ensinado nas nossas faculdades.

  11. Eu li a acusação do Adailton Borba. Está lá, pra todo mundo ler e ele cita sim, o nome de Flávio Dino. Não foi um simples comentário no meio de uma conversa. Será que o jornalista vai mostrar as provas? É muito importante.

Os comentários estão fechados.