Exata/TV Guará: uma multidão de indecisos

exataA pesquisa Exata/TV Guará/Fiema divulgada ontem (2) aponta que, a um mês da eleição para o Governo do Estado, o eleitor maranhense segue indeciso quanto ao seu voto.

Na pesquisa espontânea para governador, quando o entrevistado é instado a declarar seu voto sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, nada menos que 46% disseram ainda não saber em quem votar, ou não responderam.

Em termos absolutos, isso quer dizer que algo em torno de 2 milhões, dos 4,4 milhões de eleitores maranhenses ainda não decidiram o seu voto.

E os candidatos têm exatos 32 dias para conquistar essa parcela do eleitorado.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Exata entre os dias 23 e 28 de agosto, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as quatro regiões do estado e a ilha de São Luís.

A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. E o registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA – 00038/2014.

12 pensou em “Exata/TV Guará: uma multidão de indecisos

  1. No dia da eleição o eleitor não vai poder escolher espontaneamente votar em Roseana Sarney, Papa Francisco, Madre Teresa ou outros. O escolhido só poderá ser entre aqueles cujo nome ou número estiver na urna eletrônica, ou seja, nomes previamente apresentados ao eleitor. Portanto, analisar o número de indecisos, ou até mesmos de quem já decidiu votar, tomando por base a pesquisa espontânea, na minha opinião não tem qualquer validade. Na verdade, não sei pra que fazem esse tipo de pergunta ao entrevistado.

  2. É, ante essa diferença avassaladora de 30 pontos percentuais entre os candidatos a apenas 30 dias da eleição; ante uma rejeição de 44% de Lobão frente a cerca de 20% do candidato Fávio, e ante a realidade de que o blog precisa fazer algum comentário sobre a pesquisa, o jeito é mesmo chamar a atenção dos indecisos. Lembrando o impagável Vandré ” pra não dizer que não falei de flores…. né não? me engana que eu gosto.

  3. Bem observado, caro Gilberto. Destaco-lhe que ao compararmos os números da estimulada, quando instado a votar (onde apresentados os nomes dos candidatos), parcela significativa desse eleitorado opta por Flávio Dino numa proporção de 2 para 1, ou seja, para ser eleito Lobão Filho diante de si o desafio hercúleo de reverter essa proporção a seu favor num exíguo espaço de tempo, enfrentando ainda uma rejeição superior a 40%. Tomando por base os números da espontânea, concluo que basta ao Flávio conquistar pouco mais de 30% dos indecisos para vencer as eleições de 5 de outubro.

  4. EU ACHO QUE UNS BLOGUEIROS COMENDADORES VÃO TER UMA QUEDA NO PODER AQUISITIVO, NÃO VAI TER O GOVERNO DO ESTADO COLOCANDO JABAZINHO NAS CONTAS KKKKK ARRUMA A MALA E VEM PRO 65 TAMBEM LARGA ESSA CARNIÇAS DOS SARNEYS.

    • tá vendo? medindo os outros pela trena de vcs. não se trata de dinheiro, meu caro. trata-se de convicção. e a minha já está formada sobre Flávio Dino há muito tempo

      • Curioso que você também tinha uma convicção formada sobre o Lobão Filho que não era essa. Foi obrigado a engolir esta nova convicção. Quer provas? basta rever as matérias postadas antes do anuncio do candidato Lobão Filho. O que fez mudar? A conveniência. Talvez….

        Isso é fato. Mudar faz bem..

  5. Faltou um pequeno detalhe, nobre jornalista, acerca de sua avaliação sobre a “multidão de indecisos” apontada na pesquisa. Você esqueceu de dizer que esse contingente tende, naturalmente, a descarregar o voto no candidato que lidera com folga as pesquisas, o chamado “voto útil”. É o caso do sujeito que diz NÃO querer perder o seu voto e, portanto, decide votar naquele que as pesquisas apontam que vai vencer a eleição. Simples assim. E a um mês do pleito não há nada no horizonte que ameace modificar esse cenário. Simples assim.

  6. Você está mostrando a pesquisa espontânea, o que não faz sentido agora.
    Na pesquisa estimulada, que é o cenário real, o índice de indecisos é 7%.
    Por que você não comenta a rejeição de Lobão Filho e a de Flávio Dino?
    38% para Lobão Filho e só 15% para o “comunista”.
    Manipular informações não vale!!!

    • engano seu… é na espontânea que se sabe realmente quem já decidiu e quem ainda não decidiu o voto

      • Por acaso, o nome de Roseana vai está na urna, como aparece na pesquisa? Você postou somente esse resultado para ludibriar o leitor. A pesquisa de rejeição é espontânea?

  7. Por mim esses institutos não são confiáveis, acredito no DATA M até nas eleições passadas eles “praticamente” gabaritaram o resultado.
    Mas do que importante nesse caso não são os indecisos e sim a grande rejeição dos que não votam de maneira alguma em Lobinho, essa sim é muito grande.

Os comentários estão fechados.