“À minha custa, muitos vivem e mentem de todos os modos”, diz Sarney

A arte de denegrir

Da Coluna do Sarney

Aluísio Azevedo, quando saiu do Maranhão, magoado com o tratamento que recebeu em sua terra, resolveu jamais voltar aqui. Depois foi consagrado no Brasil inteiro como fundador do romance realista brasileiro, elogiado, louvado pela crítica nacional e internacional. Então fez um ataque magoado e virulento à nossa terra, que eu não me aventuro em citar, tão violento ele é.

sarneyEle tomou o Maranhão por alguns ressentidos de sempre, que existem em todos os tempos e que tem horror dos vitoriosos. Até hoje pagamos pela conduta deles, pois foram os responsáveis pelo Sermão do Vieira que sempre é citado contra o Maranhão, chamado de Sermão dos M, “M- Maranhão, M- murmurar, M- motejar, M- maldizer, M- malsinar, M- mexericar, e, sobretudo, M- mentir”. São esses que sempre espalham que aqui é o pior lugar do mundo, inventam todas as patranhas contra as pessoas e vivem de caluniar, de denegrir a honra das pessoas, de difamar, de mentir.

Se eu fosse atrás desse tipo de pessoa, vivia amargurado. É gente em geral composta de traidores e sevandijas, como mandava chamá-los o grande jornalista maranhense Nascimento de Morais, que foi meu professor no Liceu e depois meu colega de redação em O Imparcial, quando escrevia sua crônica com o pseudônimo de Braz Sereno.

Mentem sobre o estado, dizendo ser o mais atrasado do Brasil, de 16ª riqueza passa a ser a última, 27ª… mentem 11 posições. De 5º menos violento, passa a ser o último e tem candidato na televisão que diz termos mais homicídios do que o Iraque… Esquecem a rede hospitalar que Roseana construiu, o maior programa de saúde estadual do Brasil, com um hospital de referência como o Carlos Macieira, o melhor da cidade e do estado, um hospital que rivaliza com os particulares, com as UPAS mais exemplares do sistema, cujo testemunho é do povo que ali é atendido… e dizem que ele e elas não existem.

À minha custa, muitos vivem e mentem de todos os modos. Tem um que foi preso por ganhar um automóvel, diz que fui eu o responsável pelo presente que recebeu e continua a mentir dizendo que foi absolvido, mas nunca apresenta a sentença. O processo está dormindo no Tribunal de Justiça a espera de saber de quem é a competência.

Eu nunca persegui ninguém, eu nunca dedurei ninguém e, governador ao tempo do regime de 1964, não demiti ninguém, não cassei ninguém e somos o único estado em que não foi preciso anistia, porque aqui não se fez nenhuma arbitrariedade, ao contrário, eu é que era perseguido, sendo denunciado aos militares como comunista e protetor de comunista, porque tive a coragem, que ninguém tinha, de acolher e nomear no meu governo Maria Aragão, Bandeira Tribuzi, Coronel Mochel, João Alberto, e tantos outros talentos, acusados de subversivos.

Esses maus maranhenses são os sucessores daqueles que fizeram Vieira fazer o Sermão das Mentiras e Aluísio Azevedo nos chamar de ingratos e traidores.

19 pensou em ““À minha custa, muitos vivem e mentem de todos os modos”, diz Sarney

  1. Tenta limpar a barra deles, dos Sarneys, afinal você é pago para isso, não interessa se o dinheiro que eles repassam para você é fruto de falcatruas. E uma coisa admiro em você , pois estes clientes dão trabalho e exigem muita dedicação, em julho a polemica das malas pretas, agosto confusão com a contadora do doleiro e em setembro a denuncia da Petrobrás e ela sempre com aquele papinho previsível. Estou indignada, nunca fiz nada, sou honesta, tenho pai e irmão honestos e meus amigos lobão, renan, jader barbalho e Collor são também honestos.

    • Tem razão, Jane, é muita coragem, com todo respeito ao ser humano, se é que ele sarney é humano, continua achando q fez muita coisa, pelo Maranhão. Não fez mais q sua obrigação, pois estava lá para isso – foi eleto para trabalhar. É como um funcionário de uma empresa, tem q trabalhar, e muito para que a empresa continue a existir. Tem q produzir muito, senão será demitido – no caso dele, teria q sair , sofrer cassação por falta de decoro, improbidade adminsitrativa, etc

  2. melhor nem comentar! 5 de outubro, está faltando pouco, vem ajuda federal, muitos fiscais, vamos impedir o golpe. A midia Sarney já não controla mais a informação

  3. Parafraseando com um candidato a presidente em debate na TV,”o maior sonho de consumo do povo maranhense é morar no MA das propagandas do governo de Roseana Sarney”(grupo SARNEY).O MA real é bem diferente.O senador poderia ter falado sobre a matéria da REVISTA VEJA(escândalo petrobras),que cita nomes de políticos maranhenses ou dos precatórios CONSTRANGIMENTO,que tal ?

  4. Tá parecendo um maracujá de gaveto, e olha que esta deve ser a melhor foto. Cuidado com o coração, ou melhor com a máquina registradora, que essa semana vai ser pesada para os Sarneys-Lobões, os programas de TV irão mostrar o máxima o ato corrupto desta gangue.

  5. O desespero toma conta da turma Dinista. A única chance que tinham de ganhar era essa agora foi tudo por água abaixo. Erraram em destruir a gestão Holandista sugando até a útima gota os cofres do município agora vão pagar pelo “erro”. Se Lobão quiser ganhar no primeiro turno, é só usar os fracassos da gestão da capital na campanha, não tem erro!!! As ruas estão sujas, as obras são mal feitas com péssimo acabamento, as praças de SL estão só mato seco ao invés de grama. Cadê o bilhete único e os ônibus novos?? Os empresários de transporte que financiaram a campanha estão rindo até agora da nossa cara. E outros problemas que cansariam minhas mãos ao digitar todos.

  6. Ha! Ele se aposentou,e Tá tentando carreira de comediante,mas com essas piadas de mal gosto acho que não vai longe.

    • Ele não se aposentou, meu caro. Foi aposentado pelas 5 vaias que lhe dirigiram cada vez que tentou falar num comício no Amapá, na presença da presidanta, ops, presidente.

  7. Tu é quem vive as nossas custas, seu espertalhão!! Pois os mandatos que te enriqueceram, foram te dado pelo povo, e tu era obrigado a fazer alguma coisa, pois foi escalado pra isso. Se Sarney, não deu o braço a torcer até agora, vai morrer na ilusão de que foi um grande estadista, no entanto, infelizmente foi só mais um político Igualzinho a muitos, alias pior. Quem vive uma mentira é você excelência, acorda pois dessa vida ninguém levará nada, a não ser as roupas que vestirão o inerte e fenecido corpo, para ser destruído pela terra e, comido por vermes!

  8. Senador, o senhor tem razão em seu artigo e sempre digo para todos; Se o Maranhão fosse um deserto o senhor seria um oásis, com flora e fauna, entre elas animais peçonhentos e ervas daninhas que como pessoas traíram sua confiança esquecendo-se dos benefícios que receberam. Digo também que nesta Terra não tem ninguém que de certa forma não lhe deva alguma coisa, mesmo os jovens. Mas também tem gente agradecida e com certeza sou um deles que aqui chegou e com meu trabalho aproveitei a oportunidade que me foi oferecida
    Obrigado.

  9. O MARANHÃO,É O MELHOR ESTADO DO BRASIL ,PRA VOCÊ E SUA FAMÌLIA ,PORQUE AQUI VOCÊS FICARAM MILIONÁRIOS AS CUSTAS DO POVO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. quanta falta de respeito com um cidadão filho da nossa terra como dizia o rei do baião um cabra admirado por seus amigos e respeitado pelos inimigos, muito fez pelo maranhão, todos os políticos maranhense que hoje lhe apedrejam passaram pelas mãos do Sarney, do José Reinaldo ao João castelo, em fim todos os governadores que o maranhão já teve passou pelo Sarney, com exceção do Jackson lago, quando Sarney morrer muito gente vai ficar sem discurso, muita gente vai dizer que vivo as custas do Sarney pouco me importa por sou um simples vigia concursado nunca tive a oportunidade de olhar o Sarney de perto quanto mais viver as custas dele. Que viva o Sarney para o bem e sobrevivência de seus adversários.

  11. Caro leda,
    Muito pertinente o texto do Senador Jose Sarney.
    Eu como simples mortal sinceramemte nao teria
    Tanta paciencia com essa cambaba de crapulas,
    Canalhas e ingratos..Ouvir essa cantilena de
    De gente tipo Ze Reinaldo e Roberto Rocha, sobre
    Oligarquia etc etc e tal… E muita coisas pro meus
    Ouvidos. O primeiro, desculpe o termo, um M, fraco,
    Omisso e covarde, deveria pelo seu historico ter vergonha
    De aparecer em publico, tendo em vista a vergonha que
    Passou e continua passando sendo motivo de chacota
    E ridicularizado por toda sociedade Maranhense.
    O segundo, conhecido como Bob Rocha, herdeiro do patrimonio
    Politico do Pior Governador da historia do Maranhao, Luis Rocha
    Seu pai, deixou o Estado arrasado, sem falar o raspa que foi feito
    No palacio dos leoes e a gatunagem do terreno pertencente a
    Policia Militar onde hoje funciona a sede da sua radio e um complexo
    De lojas alugadas que lhe da tranquilidade financeira pra nao fazer mais nada na vida a nao ser atazar e difamar. Com certeza, se Sarney tivesse
    Uma bola de cristal e visto la no passado, a canalhice do presente esses
    Dois citados por mim, estariam hoje no anonimato.

  12. ESSE É UM ARTIGO DE UM VELHOTE POLÍTICO PROFISSIONAL, FRACASSADO E PERDEDOR,(vide Ma e AP), BAIXA A GUARDA SARNEY, ISSO NÃO TE PERTENCE MAIS!

Os comentários estão fechados.