Sebastião Uchoa entrega o cargo na Sejap; Marcos Affonso assume

uchoaO delegado Senastião Uchoa não é mais o secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária. Ele entregou o cargo na manhã desta quarta-feira (17), após mais uma fuga registrada em Pedrinhas.

Uchoa esteve à frente do posto por um ano e seis meses e foi substituído, interinamente, pelo secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Marcos Affonso.

A troca no comando da pasta coincide com uma semana marcada por tensões no sistema penitenciário local.

Na semana passada, 36 presos fugiram da Centro de Detenção Provisória (CDP) depois de uma caçamba derrubar parte do muro da unidade (reveja).

Na segunda-feira (15), Cláudio Barcelos, então diretor da Casa de Detenção (Cadet), foi preso acusado de vender fugas de presos (leia mais).

Nesta madrugada, pelo menos 15 presos também fugiram, por um túnel cavado a partir de uma cela no Presídio São Luís I (mais detalhes aqui).

Motim

Logo após a fuga da madrugada de hoje, um princípio de motim foi registrado na Cadet. Segundo a assessoria de impresa na Sejap, os presos protestavam contra a prisão de Cláudio Barcelos.

Exigiam a sua volta ao comando da unidade.

É mole?

cutrimCampanha

Quem aproveitou os eventos de hoje para faturar politicamente foi o deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB). Candidato à reeleição, ele tinha um carro de som da sua campanha postado em frente ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas tocando seu jingle enquanto as autoridades da Sejap e do sistema de segurança do estado se desdobravam para evitar novas fugas.

Reflexo político

Na Assembleia Legislativa, os episódios em Pedrinhas dominaram as rodas de conversas. Jornalistas e analistas políticos trocaram ideias sobre as possibilidades de as fugas e o motim terem alguma influência negativa a campanha do senador Edison Lobão Filho (PMDB) ao Governo do Estado.

Ao vivo

pedrinhasO jornalista Alex Barbosa (TV Mirante/TV Globo) conseguiu, junto com um cinegrafista da TV Mirante, flagrar o momento exato em que dois presos pulavam o muro da Cadet.

Detalhe: no momento do ocorrido, ele estava ao vivo, pelo canal GloboNews.

12 pensou em “Sebastião Uchoa entrega o cargo na Sejap; Marcos Affonso assume

  1. Anota aí: novo secretario de justiça: Carlos Nina Cutrim. Procurador de Justiça, ex-presidente do conselho penitenciário do maranhao, e ex secretario de justiça. Quando o mesmo saiu da secretaria, ate os presos choraram. Todos (agente, presos, enfim), amavam ele e o respeitavam!

  2. Fez muito bem o delegado Uchôa entregar o cargo de secretário da SEJAP, até porque a situação no sistema penitenciário do Maranhão se mostra insustentável.
    Esse governo desastrado que, melancolicamente está chegando a seu final, não é digno e tampouco tem espaço para autoridades sérias e honestas como o delegado Sebastião Uchôa.
    Que Deus misericordioso tenha compaixão do povo maranhense.

  3. A incompetência desse governo estadual é algo monumental. Esse secretário-piada já devia ter sido demitido há muito tempo atrás. Sua permanência no cargo só pode ser atribuída à falta de pulso da governadora. Pedrinhas virou chacota nacional, e o nosso estado vai junto. E ainda querem que o Maranhão continue marchando (para trás, lógico) com essa gente no comando. Chamem o síndico!

  4. Quando os jogadores de um time não querem mais seu técnico, o que fazem ?
    Levam o time a uma derrota atrás da outra. Foi o que aconteceu com o Uchoa.
    Basta lembrar que quando o secretário era o Sergio Tamer simplesmente não havia rebeliões e coisas do tipo, os “jogadores” gostavam do “técnico”. Para enfrentar o sistema da penitenciária como ele é, é necessário mudar o próprio sistema, com agentes concursados ou polícia específica para o fim de guarda de presos e outras mais providências, não basta mudar o secretário, mesmo com a boa vontade do Uchoa.
    Agora, neste final de governo, talvez o melhor seja olhar para trás, onde pelo menos havia certo controle.

  5. O sistema penitenciário do Maranhão, bem como outras secretárias estaduais, sofrem o descaso da falta de investimento por parte do governo do estado.
    No caso da Sejap, essa revolta/motim dos presos era prevista , pois preso quer diretores e administradores que negligenciem as regras de segurança, para que seu poder paralelo seja mantido, bem como suas influencias no mundo exterior.
    Acompanho o Secretário Uchoa, com sua saída perde o Estado e a sociedade. vence a criminalidade.
    Lanço o desafio que espero que se torne público:
    Qual autoridade põe seu pescoço na guilhotina da SEJAP para adminstrá-la?
    Um (a) juiz (a)?
    Um (a) Promotor (a)?
    Um (a) procurador (a)?
    O problema não está no adminstrador, mas em priorizar os investimentos. dentro daqueles muros há forças malignas que trabalhem diuturnamente para derrubar pessoas de bem.
    Tais forças não querem pessoas que respeitem apenas direitos humanos, mais do que isso, querem alguém que negligencie e não comande com mãos de ferro, permitindo que o poder fiscalizador interno se fragilize, para que drogas, armas, celulares e outras coisas possam entrar ao bel prazer dos encarcerados.
    Já tivemos a experiencia anterior de um advogado na frente da secretaria, o desgaste pessoal foi o mesmo. Seja quem for, com ausência de investimento por parte do Estado, o resultado, com o tempo será o mesmo.
    Parabéns a todos os Secretários que por lá passaram, pois sacrificaram seus nomes e vidas pessoais pelo bem comum.
    Muita sorte para o próximo!

  6. Qual a função precípua do jornalista? Divulgar as notícias. Qual a do juiz? julgar os casos em concreto. Qual a dos advogados? defender juridicamente seus clientes. Então por que os agentes penitenciários não podem custodiar os presos ?( sua função por natureza). O que vemos no Maranhão é uma terceirização desenfreada que sucateia e aleija o estado. A civiliza ( antiga VTI) é a única ( será ?) que está lucrando com esse cenário atual dos presídios, pois recebe 56 milhôes por ano para fazer nada. As câmeras não impedem as fugas, os monitores são humilhados e estão amedrontados com toda a situação atual, e o secretário é um louco que acha que só ele tem razão. Coloque tudo isso no liquidificador e vc terá o caos em Pedrinhas.

  7. KKKKKKKKKK A “GESTÃO” DO UCHOA É O ATESTADO DE QUE O GOVERNO DE ROSEANA FRACASSOU!!!
    NA VERDADE, ELA E SEUS CACIQUES POLITICOS ENGANARAM TODO O MARANHÃO COM A CONVERSA DE MELHOR GOVERNO DA VIDA DELA. NA VERADE FOI O MELHOR GOVERNO DA VIDA DELA PRA ELA

  8. UCHOA PASSOU A VIDA INTEIRA, QUESTIONANDO A INDONEIDADE DOS AGENTES E INSPETORES PENITENCIÁRIOS, CHEGOU A TIRÁ LOS DE DENTRO DO SISTEMA PRISIONAL, TRANSFORMANDO HOMENS TREINADOS PARA LIDAREM DENTRO DE PRESIDIOS EM MEROS AGENTES DE ESCOLTA. ENCHARCOU OS PRESIDIOS COM MONITORES TERCEIRIZADOS E DESTREINADOS, ALÉM DE MAL PAGOS, TODAVIA O PROBLEMA AGIGANTOU SE. TUDO QUE ACONTECIA DE RUIM ERA CULPA DOS AGENTES PENINTENCIÁRIOS. MAS A VERDADE, É QUE A TERCEIRIZAÇÃO FOI UM FRACASSO, ASSIM COMO A GESTÃO DELE. E NÃO FOI POR FALTA DE APOIO E NÃO FOI POR PERSEGUIÇÃO DE AGENTES E INSPETORES. TUDO MERITO DELE!

Os comentários estão fechados.