Iniciada sinalização de faixa preferencial para ônibus em São Luís

faiaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), está realizando uma série de intervenções para a melhoria do trânsito na capital. Além da implantação de retornos de quadras, alterações geométricas, reordenamento de estacionamentos, entre outras intervenções, a SMTT iniciou a sinalização de uma faixa preferencial para ônibus na Avenida Colares Moreira. A previsão é que a faixa comece a funcionar até o final deste mês, quando a sinalização deve ser concluída.

Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, essa e outras modificações nas vias de São Luís primam pela melhoria da mobilidade urbana e por maior segurança para os condutores e pedestres.

“Com essas ações, estamos seguindo a determinação do prefeito Edivaldo para que possamos dar respostas eficazes à população. São melhorias que estamos realizando em vários pontos da cidade para dar mais fluidez ao trânsito e reduzir os índices de acidentes”, afirmou o titular da pasta.

A avenida foi escolhida como a primeira a ter uma faixa preferencial para ônibus por ser uma das que apresentam maior fluxo de veículos. A faixa, que tem início no Elevado do Trabalhador e se estenderá até a ponte do São Francisco, é considerada preferencial e não exclusiva por conta da existência de conversões à direita para realização de retornos e cruzamentos. Somente os condutores de ônibus poderão permanecer na via, os motoristas dos demais veículos só poderão trafegar na faixa para realizar as conversões ou ter acesso a estacionamentos.

Inicialmente, a SMTT realizará uma campanha educativa para explicar aos condutores como funcionará o fluxo na via. A fase de adaptação ocorrerá até que os motoristas compreendam a importância da faixa preferencial para a melhoria da mobilidade urbana. A proposta é que as vias prioritárias para ônibus sejam implantadas em outras avenidas da cidade.

(As informações são da Prefeitura de São Luís)

10 pensou em “Iniciada sinalização de faixa preferencial para ônibus em São Luís

  1. Pura piada ate parece que e isso que vai mudar , esse transito caótico de são luis gilberto to é tu falar dessa questão de faixa de onibus niguem vai respeitar

    • é por pensamentos como o seu que o Brasil não dá certo, faça a sua parte, respeite e assim de grão em grão as coisas vão mudando.

  2. Nenhum desses ignorantes que trafegam em São Luis vai respeitar a nova sinalização, ainda mais porque não vai haver qualquer fiscalização, como é tudo por aqui. Ademais, não dou dois meses para a pintura ficar acabada e tudo voltar como antes, a selvageria!

  3. Isso não vai dar certo por dois motivos. Em primeiro lugar existem muitos estacionamentos/retornos/entradas(inclusive de um shopping) no mesmo lado da faixa criada. O segundo fator pesa sobre a quantidade mínima de faixas na pista (apenas 3), o que irá gerar mais engarrafamento nas duas faixas para carro. Na realidade ainda vejo um terceiro fator: ônibus transitando fora de suas faixas pela ausência de baias nas paradas existentes ao longo da avenida.
    Enfim, a ideia em si é até boa, mas seria necessária uma intervenção viária para ampliação das avenidas, criação de passagens de nível e elevados ou túneis para uma real fluidez no trânsito.Se fosse para valer esse corredor seria do São Francisco até a Guajajaras, mas para isso seria necessário as obras referidas anteriormente e como a Prefeitura não irá fazer nada, ficamos na gambiarra.
    Essa medida é apenas uma tentativa de mostrar que estão tentando fazer alguma coisa.

  4. O que faltam não são corredores de o ônibus. O que falta nosso prefeito são empresas com uma frota de ônibus mais nova e com maior quantidade deles.Não são corredores que vão fazer o trabalhador sair do seu serviço no horário e só chegar em sua casa 3 horas depois, em um percurso de apenas 18km. É mais rápido pegar um carro e chegar em Bacabeira do que pegar um ônibus precário, lotado, sem segurança e correndo o risco de ser incendiado do Centro da cidade para o Turú.
    PS.; Alguém sabe por onde anda o nosso prefeito?

  5. Vou acreditar que vai dar certo, afinal, não sou adepto do “quanto pior melhor”. Alguma coisa tem que ser feita; pior é não fazer nada.
    Afinal quem tentou por em prática esta ideia ?
    Agora vai ser experimentada, afinal os grandes inventos, passaram por inúmeras tentativas e adequações, eu não puxo saco de holandinha e muito menos conheço Canider Barros, ou qualquer outro politico, mais torço para que as boas ideias prosperem, o povo já não aguenta mais tanto descaso e tanta corrupção.

  6. Senhores, em se tratando de administração pública, qualquer ação em que o interesse público possa prevalecer sobre o interesse particular é válida. Mesmo numa ação tímida e pontual, tal como essa. Apesar de acreditar na boa vontade da SMTT, o problema é mais complexo e requer soluções mais trabalhadas. Tudo bem que a realização de um projeto com a magnitude que o arquiteto Diogo Pires Ferreira fez sobre nossa cidade, ainda seja algo distante, (veja o projeto: http://www.youtube.com/watch?v=Gdigt-sIDZQ), mas possivelmente exequível quando há interesse político, tal como fez o ex-prefeito Jaime Lerner em Curitiba, cabe a nós cobrar muito mais ações, mesmo que tímidas e pontuais para ajudar a mudar essa realidade.

  7. Olá,
    Queria fazer um denúncia!
    Depois que fizeram essas faixas, e fecharam todos os retornos ficou pior ainda, porque só se tem uma alternativa para quem quer chegar ao Renascença I, que é pegar a avenida principal primeiro, depois entra na rua secundária, que fica congestionada, porque é a única forma de chegar ao renascença I.
    A rotatória da lagoa perto do posto (no sentido renascença I – rua atrás paralela a avenida principal), que poderia ser uma alternativa secundária que chegar até o sinal para fazer o conversão do cruzamento é contra-mão.
    Eu não sei se esse povo não pensa!
    Antes demorava 8 min para chegar ao meu trabalho, depois dessa atrapalhada demoro 15 min.
    Se a prefeitura não trabalha, deveria pelo menos não atrapalhar quem trabalha. Uma idiotice o que fizeram.
    Ah e para completar a faixa de ônibus não funciona, porque quando chegar na altura daqueles trailers não tem a terceira faixa, além dos ônibus não respeitarem.
    Obrigada, espero que ajude, porque tá complicado demais.

Os comentários estão fechados.