Rogério Cafeteira apresenta PEC que extingue reeleição na AL

rogerio_cafeteiraO deputado estadual Rogério Cafeteira (PSC) protocolou hoje (21) na Assembleia Legislativa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da reeleição para cargos da Mesa Diretora da Casa.

Ele havia anunciado que reapresentaria o projeto na semana passada. Na prática, ela proíbe que qualquer um dos nove membros eleitos para a Mesa Diretora no primeiro biênio da Legislatura possa disputar qualquer cargo no segundo.

“A ideia é fazer com que os deputados possam ter uma maior participação nas comissões e na Mesa Diretora da Assembleia. Entendemos que assim será mais justo e mais democrático”, afirmou Rogério Cafeteira.

Essa é a segunda vez que Cafeteira levanta esse debate. Em 2011, assim que assumiu mandato, ele informou que apresentaria projeto com esse objetivo (reveja). Na ocasião, ele afirmava que essa tinha sido uma condição do antigo Bloquinho para a escolha de Arnaldo Melo (PMDB) como candidato a presidente da AL.

Não se sabe por que cargas d’água o deputado voltou atrás, não apresentou o projeto, e Arnaldo foi reeleito sem problemas, em julho de 2012, numa eleição antecipada.

A expectativa é que, dessa vez, o projeto seja efetivamente apreciado em plenário… e aprovado.