Estadão cita Maranhão em reportagem sobre uso eleitoreiro de carteiras de pescador

Do EstadãoOLYMPUS DIGITAL CAMERAUm mês antes do início da campanha eleitoral, o Ministério da Pesca alterou norma interna e permitiu que carteiras de pescador, antes confeccionadas pela Casa da Moeda, fossem emitidas em papel comum. A medida permitiu que, desde junho, as próprias superintendências da pasta nos Estados, a maioria controlada pelo PRB, confeccionassem os documentos, que dão direito a salário durante os cinco meses do defeso e outros benefícios.

As carteiras impressas em papel moeda tinham uma marca d’água para evitar fraudes – uma proteção que as confeccionadas em papel comum não dispõem.

O PRB, ligado à Igreja Universal, comanda a pasta desde março de 2012, quando o senador Marcelo Crivella (RJ) foi nomeado ministro. Ele deixou o cargo para disputar o governo do Rio. O ministério é chefiado hoje pelo pastor Eduardo Lopes, também do PRB e suplente de Crivella. A sigla trabalha para manter a pasta no próximo mandato de Dilma Rousseff. Das 27 superintendências, 17 estão sob a chefia de filiados e dirigentes do partido.

No Acre, a Polícia Federal e o Ministério Público investigam denúncia de que houve um derrame de carteiras no período eleitoral para pessoas que não praticam a atividade pesqueira. A distribuição teria beneficiado Juliana Rodrigues de Oliveira e Alan Rick, respectivamente eleitos deputados estadual e federal pelo PRB. Até março, doutora Juliana, como é conhecida, foi superintendente estadual do ministério. Ela já havia, sem sucesso, disputado uma eleição, antes de ocupar o cargo.

‘Cheque pré-datado’

A Polícia Federal já tomou depoimento de eleitores que receberam as carteiras cinco dias antes das eleições – parte deles assentados da reforma agrária. Eles disseram ter vendido o voto em troca do benefício. A investigação está sob sigilo.

O registro do pescador é como um “cheque pré-datado”. O seguro-defeso, que garante salário no período em que a pesca é proibida, só pode ser recebido um ano após a emissão da carteira. Há exigências como comprovação por meio de relatório da atividade pesqueira. O documento dá direito a linhas de crédito bancário e aposentadoria especial.

Dados do ministério mostram que, no Acre e no Maranhão, o número de carteiras emitidas no período eleitoral supera o dos demais meses. De agosto a outubro, foram confeccionadas 30.177 carteiras no Maranhão, mais que as 22.581 dos sete meses anteriores do ano.

A Polícia Federal tem 14 inquéritos abertos no Estado para apurar irregularidades no pagamento do seguro-defeso ou na distribuição de carteiras. O Ministério Público informou que tramita um recurso no Tribunal Regional Eleitoral relacionado à distribuição das carteiras, também sob sigilo.

O número de pescadores artesanais registrados no País hoje é de 1.005.888. Dados do Ministério do Trabalho mostram que, de abril a setembro, o número de requerentes do seguro da pesca chegou a 281 mil – foram 198 mil no mesmo período de 2013. A pasta não informou quais Estados tiveram maior crescimento.

A Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, embrião do ministério, foi criada em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acomodar o petista José Fritsch, candidato derrotado ao governo de Santa Catarina. Quando assumiu o cargo em 2012, Crivella disse em tom de brincadeira que não sabia “colocar uma minhoca no anzol”. De lá para cá, a verba usada para pagar segurados do defeso subiu de R$ 1,2 bilhão para R$ 2 bilhões ao ano. / COLABOROU FÁBIO FABRINI

13 pensou em “Estadão cita Maranhão em reportagem sobre uso eleitoreiro de carteiras de pescador

  1. Quem é o Deputado Federal do Maranhão do PRB?
    Será um que já foi acusado de umas maracutaias com aposentadorias do INSS?

  2. O Cleber Verde é inocente. O Jr verde, eleito deputado estadual sem nenhuma base eleitoral é inocente. Todos vão alegar inocencia e ainda tem a turma do TRE do Maranha que tem pena de inocente$.

  3. Meu caro blogueiro isso virou meio de vida no Maranhão toda cidade tem hoje um sindicato é um colônia de pescador na minha cidade não tem nem uma poça d’Água aqui é muito seco mais tem colônia e sindicato e as vezes associação de pescadores essa secretaria de pesca e a Superitendencia do trabalho o que fizeram foi um absurdo acho Leda que a imprensa podem ajudar o MPF e PF e colocar esses Bandidos na cadeia e devolver esses recursos usados de maneira irresponsável para se eleger deputado estadual e federal tem que colocar todos na cadeia como o LAVA JATO está fazendo.

  4. Gilberto esse é o maior escândalo de corrupção que existe no Brasil. A matéria da Globo veio um pouco tarde. Só para te dá um exemplo, em Altamira do Maranhão, não existe rio ou igarapé para a prática da pesca e nem a menor tradição nessa atividade. No entanto já tem duas entidades que cuidam desse ramo de corrupção, com centenas de associados recebendo o dinheiro público na maior cara de pau. Aqui em Altamira do Maranhão, até os donos de criatórios de peixe são cadastradios e recebem o benefício

  5. Em SÃO VICENTE FÉRRER o comandante dessa máfia é o VEREADOR PICOLÉ, assim é conhecido por gostar de viajar dentro de uma geladeira e agora querrefeito com os votos dos 10mil pescadores de carteirinhas.

  6. Tem amigo do Dep.Kleber Verde,morando em condomínio e luxo e andando em carros importados. É bom a PF ver isso!!!

  7. Alô POLÍCIA FEDERAL!!!!!!!! O Brasil gasta com perca artesanal 6 bilhoes por ano ( 2013) . Só para vcs terem uma idéia, o bolsa família é 23 bilhoes. O Maranhao pagou em 2013 1,6 bilhão para a pesca artesanal. olhem o absurdo!!!! matinha recebeu em 2013 42 milhoes, a título de comparação o Estado de Pernambuco todo recebeu 40 milhoes ( lá tem mar e o rio são francisco). Olho dágua das cunhães, nao tem rio, e paga 6,0 milhoes). Viana tem 7000 pescadores!!! Alô PF acorda!!!!!!!!!!!!!! obs. tudo tirado do site transparencia publica!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Aqui no maranhão tinha um candidato que se não tivesse ido para Superitendencia do Trabalho não 5% dos votos que teve mais o salário defeso fez que tivesse essa montanha de votos e ainda foi agraciado com a secretaria do Trabalho do governo Flávio , se a Polícia Federal e MPF fazer uma apuração nesse órgão é muito gente na CADEIA o que fizeram foi simplesmente um absurdo com o dinheiro público.

  9. Faz muito tempo que isso acontece. Agora o Brasil parece que tá moralizando. O deputado Cleber Verde parece que vive acima da lei. Olha o problema dele com as aposentadorias dos idosos? Agora vai ser diferente. Tem municipio que a metade da população é de pescadores. E pasmem, sem ter um riozinho sequer, e nem uma aguinha salgada. Depois do mensalão e da Petrobrás, tudo ficou possivel. Ou dona Dilma faz isso, ou não governa.

  10. Sem contar que quem sai perdendo são os menos favorecidos, pois em santa rita, Fizeram uma especie de “RECADASTRAMENTO” antes da eleição, só para prender as carteias dos pobres coitados e obriga-los a votar no Jr. verde, A onde vamos parar, em pleno seculo 21 ainda existindo voto de cabresto.

Os comentários estão fechados.