IDHM: Governo e Prefeitura “duelam” por méritos pela melhora do acesso à educação

sao_luisOs dados são do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras: a Região Metropolitana de São Luís apresenta o melhor acesso à educação – a taxa da região foi de 0,737, seguida por São Paulo (0,723), Distrito Federal e Curitiba, ambas com 0,701.

Mas quem lê jornais e blogs de São Luís fica sem saber exatamente a que se deve essa liderança.

A Prefeitura de São Luís – e blogs e jornais aliados – fizeram questão de destacar: “São Luís lidera ranking de acesso à Educação” (veja).

Omitem, contudo, a informação de que o resultado não se refere apenas à capital, mas à Região Metropolitana – aí englobadas, também, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Alcântara (sim, Alcântara).

Por outro lado, ao comentar o assunto, o secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado, comemora os números – e garante reprodução também em jornais e blogs aliados -, como se tudo fosse fruto de empenho do Governo do Estado.

“O Governo do Estado tem participação efetiva nesse resultado alcançado na Região Metropolitana de São Luís no campo da Educação, pois trabalha com matrículas dos ensinos fundamental, médio e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA)”, declarou.

O que ninguém diz, nem Governo, tampouco Prefeitura, é que os números foram calculados com base no Censo Demográfico de 2010. Isso mesmo, 2010…

Ou seja: a gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB) tem pouquíssima coisa a ver com o resultado; e a gestão Edivaldo Jr., nada a ver.

Se alguém teria o que comemorar, seriam o ex-governador Jackson Lago (PDT) e o ex-prefeito João Castelo (PSDB).

Em tempo: apesar de “fazer festa” com os números, nem o Governo do Estado, nem a Prefeitura de São Luís, possuem uma escola como o Liceu Ribamarense, idealizada na gestão Luis Fernando, com Ideb de 6,8, o maior do estado, 2,5 pontos acima da média nacional.

9 pensou em “IDHM: Governo e Prefeitura “duelam” por méritos pela melhora do acesso à educação

  1. Pingback: Contribuição de Holandinha é zero na melhoria da Educação | GI Portal

  2. João Castelo? Amigo Gilberto o prefeito quando assumiu nem aula tinha. Esses méritos são de Tadeu Palácio, que construiu mais de 30 escolas e do prefeito Edivaldo, que colocou ordem na casa.

  3. Uma coisa é certa…ACho uma palhaçada Rosena querer levar essa vitória pq todo mundo sabe que ela não moveu uma palha pela educação.

  4. Vamos aos fatos e números:
    1) Os indicadores são relativos à Região Metropolitana da Grande São Luís, onde o município de São Luís está contido e o Estado do Maranhão a contém. Vantagem da rede estadual;
    2) O intervalo é de 2000 a 2010 e como governadores Roseana, Zé Reinaldo, Jackson Lago (coitado) e de novo Roseana. O resultado é de 2010 e ela era governadora;
    3) As variações mais sensíveis foram no ensino médio e o estado tem 81,90% das matrículas desta fase na região metropolitana (quase 89% em todo o estado);
    Além do que o estado possuí 28,45% do fundamental (29,48% em São Luís) sendo este de responsabilidade dos municípios;
    4) Excetuando-se o superior, todas as variações positivas são relativos a planos implantados pelo estado, tando no fundamental quanto no médio (principalmente este), que, bem ou mal, tem certa continuidade e apresentam resultados e a rede particular não precise de ajustes e correção críticas.
    5) A situação no município de São Luís é tão caótica que o IDEB regrediu e não há nada que possam fazer, entre outras malezas que tem por lá e o pior, estão de mala e cuia para a SEDUC. Os índios adorarão conhecê-los;
    6) E quanto a clocar Ribamar nesta discussão, é irrelevante pelo números de alunos que o Liceu Ribamarense tem neste universo, logicamente sem tirar o mérito da excelente Carla Veras.

    Seria bom pesquisar um pouco mais antes de escrever.

  5. Gilberto, só uma correção. Quanto à questão do mérito se foi da prefeitura ou do governo, são os atuais, sim. O CENSO 2010 foi utilizado no que diz respeito à população pois foi o último realizado e é o oficial, portanto, População de 2010 relacionados com os dados atualizados.

Os comentários estão fechados.