Flávio Dino cogita mudar regras para garantir indicação de Sérgio Sombra para a Jucema

(Foto: Sergio Lima/Folhapress)

(Foto: Sergio Lima/Folhapress)

O governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deu a entender hoje (27), em entrevista concedida ao blog durante o “Diálogo Municipalista” – evento promovido pela CNM e Famem no Hotel Luzeiros, em São Luís -, que pode mudar as regras de escolha do presidente da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) para garantir que seu indicado, o empresário Sérgio Sombra, seja o novo comandante do órgão.

Segundo o comunista, o objetivo primeiro é buscar soluções “consensualizadas”, sem descartar, contudo, “mudanças normativas” que se mostrem necessárias.

“Nós vamos analisar as situações jurídicas e resolvê-las, primeiro de modo pactuado, consensualizado, depois fazendo outras mudanças normativas que eventualmente foram necessárias”, disse.

Sombra foi indicado futuro presidente da Jucema por Flávio Dino na terça-feira (25). Ocorre que o órgão é atualmente comandado pela funcionária de carreira Sueline Fernandes, eleita em janeiro deste ano para um mandato de mais quatro anos – que só seria encerrado, portanto, em janeiro de 2018.

Além disso, o indicado do comunista não pertence ao chamado Colégio de Vogais, espécie de conselho do qual, obrigatoriamente, deve sair o presidente da Junta.

O Colégio de Vogais da Jucema é formado por 28 membros – 14 titulares e 14 suplentes. Eles são representantes da União, do Governo do Estado e de entidades representativas do empresariado, do comércio, da agricultura, da advocacia, economia e contabilidade.

O governador, contudo, pode destituir um destes vogais e indicar um de sua preferência. O que deve ocorrer.

4 pensou em “Flávio Dino cogita mudar regras para garantir indicação de Sérgio Sombra para a Jucema

  1. Estão criando tempestade num copo d’água sem necessidade. Conheço a Presidente Sueline e tenho certeza que ela terá bom senso e respeito ao processo democrático de alternância de poder.

    O trabalho que ela fez à frente da JUCEMA é reconhecido nacionalmente e não vai ser agora que ela vai sujar seu nome desrespeitando o regimento interno da própria casa

    E como ela é efetiva da casa,deve continuar por lá e tenho certeza que o novo Presidente valorizará a assessoria técnica dela.

  2. Pingback: Blog do Jorge Aragão | JUCEMA: a atitude republicana de Sueline Moraes

  3. Agora se sabe pra que tantos advogados em várias secretarias no Governo de Flavio. Ele vai agora de qualquer jeito tentar mudar as normas da JUCEMA somente para deixar o nome por ele indicado. É uma palhaçada, ELE SÓ DEVE FAVOR AO INDICADO. Será que foi um dos que depositaram dinheiro para campanha? Chegou a hora do PAGAMENTO NÉ FLAVIO.

  4. Pingback: Flávio Dino resolve “problema” da Junta Comercial | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.