Uma história única

Sarney se despediu ontem da vida pública

Sarney se despediu ontem da vida pública

O senador José Sarney (PMDB) encerrou ontem a sua participação na vida pública nacional, após mais de 50 anos de efetiva atuação. E o fez com o orgulho de quem construiu trajetória única no país, chegando ao posto máximo do poder político brasileiro, que é a Presidência da República.

Único maranhense a ocupar o comando de dois dos três Poderes da República ­ foi também presidente do Congresso Nacional ­, Sarney é também o único ex­presidente vivo a se manter no poder mesmo após ter deixado a Presidência.

Foi depois de deixar o Palácio do Planalto, em 1990, que o maranhense chegou por quatro vezes ao comando do Senado, outra marca única em sua biografia. Democrático e conciliador, o ex-presidente enfrentou de forma serena uma ferrenha oposição política em seu estado natal, que tentou por várias vezes destruir sua biografia, mas manteve a dignidade de permitir que os oposicionistas pudessem construir sua história sem represálias ou perseguições de qualquer tipo ­ e este é outro traço único na biografia de Sarney.

O maranhense de Pinheiro deixa a vida pública após ser deputado federal, governador, senador e presidente da República. E também será o único líder político brasileiro a deixar o poder sem ser derrotado eleitoralmente. O presidente da abertura democrática e das bases da solidez econômica no país é também o único entre os ex­ocupantes do Palácio do Planalto a construir ­ ao mesmo tempo em que participava dos embates políticos ­ uma carreira igualmente brilhante na literatura e na vida intelectual ­ com reconhecimento mundial de sua obra.

E este também é um traço único na biografia do político Sarney, que ilustra sua história de 50 anos de vida pública. História única no Maranhão e no Brasil.

Da coluna Estado Maior

Um comentário em “Uma história única

  1. Que pena do velho olímpica na sua despedida de uma longa vida no Senado federal nem o presidente Renan prestigiou a sua despedida e muitos menos os outros seus colega . Sarney termina seu discurso de despedida com cinco senadores ouvindo sua fala , que tristeza nao e mais o sarney com tantos prestígios que tinha no congresso nacional . Ja foi tarde sarney nem lembranças , o inferno e aqui tu tens que pagar muito ainda .

Os comentários estão fechados.