COLUNA DO SARNEY: A verdade sobre o Maranhão

É monótono tratar com números. Mas eles constituem uma síntese que nos dá a aferição do todo. Tenho que ser repetitivo, mas o faço para defender o Maranhão, que foi submetido a uma campanha nacional de desmoralização. Para ganhar a eleição, era preciso dizer que o Maranhão era o estado mais miserável do Brasil, o mais atrasado.

Isso não é verdade.

O futuro governador vai receber um Estado com as contas organizadas. Roseana diminuiu a dívida do Estado, cuja relação com a receita caiu de 0,91 para 0,41 em 2013, muito abaixo do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 2.

Está com suas contas em dia. Pagou o funcionalismo sempre sem atraso e diminuiu o gasto com o pessoal, que é de 39% da receita ­ o 2º menor índice do Brasil ­, quando o permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal é de 49%.

O investimento público acumulado nos últimos anos é o 12º do Brasil, à frente de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O Maranhão investiu nos últimos anos recursos orçamentários de 10 bilhões de reais, a que se somam 3,8 bilhões de reais do Programa Viva Maranhão, com financiamento do BNDES.

O Maranhão é a 16ª economia do país, a 4ª do Nordeste. Nosso PIB per capita passou de R$ 6.259,00 em 2009 para R$ 8.760,00 em 2012. A participação do estado no PIB nacional passou de 1,23% para 1,34% nesse período.

2,3 milhões de maranhenses saíram da pobreza absoluta. A taxa de crescimento da renda familiar dos 10% mais pobres aumentou de 39%, comparado à do Nordeste, de 29%, e à do Brasil, de 21%. Nosso rendimento médio mensal cresceu a uma taxa média anual de 13,6%, maior que os 12,8% do Brasil.

Alcançamos o 13º lugar na criação de empresas no país, com 52.860 constituídas de 2009 a 2013. Em empregos formais temos o 15º valor no Brasil. Nosso complexo portuário do Itaqui, além de ser o 2º do Brasil, é responsável por 14,5% de movimentação de cargas brasileiras.

Em 2009, a produção de energia era 148 MW e em 2013 passou a 2.366 MW ­ um aumento de cerca de 1.500% ­, de um total sendo instalado de 8.486 MW. O Maranhão apresenta valores superiores aos do Nordeste e do Brasil na eletrificação dos domicílios rurais. Somos o maior produtor de gás em terra do Brasil.

O Maranhão é o 2º produtor de grãos do Nordeste, com 4,13 milhões de toneladas; o 2º produtor de soja do Nordeste e o 8º do país; em arroz, o 1º do Nordeste e o 5º do Brasil.

O Maranhão é o estado que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, com o destaque para os 10,3% de 2011.

Um estado com esses números não é o mais atrasado do país. O Maranhão é um canteiro de obras, um polo de atração de investimentos.

É um estado organizado, reconhecido na área financeira nacional como responsável e excelente gestor dos gastos públicos.

Mentir negando isso é querer desmoralizar o Maranhão para tirar proveito.

Mas enquanto for vivo defenderei e terei orgulho desta terra que nestas últimas décadas saiu da colônia para o progresso.

4 pensou em “COLUNA DO SARNEY: A verdade sobre o Maranhão

  1. Isto é verdade se a ex governadora não fez um governo ideal, também em hipótese nenhuma não foi ruim.Esperamos que o Dr. Flavio Dino exerça uma gestão produtiva principalmente na criação de obras para melhorar as feições de nossa Capital; que diga-se de passagem que o que existe de bom foi da Srª Roseana haja vista que o atual prefeito tem se mostrado inoperante neste sentido.

  2. Com a palavra o nobre e senil ex-tudo da República Federativa: “É um estado organizado, reconhecido na área financeira nacional como responsável e excelente gestor dos gastos públicos.”

    Qualidade esta reconhecida a nível internacional que não poupou matérias e matérias e mais matérias sobre a sofrida, fracassada, desastrosa, desatinada, desvairada e corrupta gestão da ex-Governadora.

    Mas já que ele insiste em dizer que os dados negativos são obras da oposição que nunca “bateu um prego” no Maranhão, deixemos que fale no seu próprio jornal. Afinal a população mesmo nem lê essas baboseiras dominicais do nobre, desolado, egocêntrico, tirano e dissimulado ex-Tudo da República.

    • Sr, Robson, para que tanta violência? O” nobre senil” que o senhor chama prestou relevantes serviços o todos nós porque tudo de importante feito neste Estado teve a autoria do “nobre senil” inclusive a instituição de ensino superior UFMA que o senhor deve ter estudado entre tantas outras. Agora me diga o que a oposição política deste Estado construiu, ou não teve oposição?

Os comentários estão fechados.