Caso Constran: juiz reconhece que faltam provas para incriminar acusados

moroO juiz federal Sérgio Moro, responsável pela condução dos processos abertos após a Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, reconheceu ontem (27) que faltam provas para incriminar os acusados pelo doleiro Alberto Yousseff, preso em São Luís, de receber propina para viabilizar o pagamento de de um precatório da UTC/Constran.

A revelação foi feita pelo magistrado em despacho no qual autoriza o envio, ao Governo do Maranhão, das informações referentes a supostas irregularidades cometidas pela gestão anterior no que diz respeito à quitação do precatório.

“Evidentemente, falta melhor apuração dos fatos, sendo necessário provas que corroborem a palavra do criminoso colaborador”, ressaltou.

Ao determinar o compartilhamento dos dados, Moro pondera que foram coletados “alguns elementos comprobatórios”, mas insiste na “persistência da necessidade de maior investigação”.

Depoimento

Em depoimento divulgado nesta terça-feira, o doleiro diz ter levado R$ 1,4 milhão ao quarto de um emissário do ex-chefe da Casa Civil do governo Roseana Sarney (PMDB), João Abreu, momentos antes de ser preso no Hotel Luzieros, em São Luís, em março do ano passado.

Em nota, Abreu anunciou que acionará o doleiro na Justiça. O ex- auxiliar governamental garante que é “mentirosa a afirmação feita por Alberto Youssef”, que nunca teve emissário encarregado de tratar com o doleiro e que ele “responderá na forma da lei” por envolver seu nome no caso (reveja).

11 pensou em “Caso Constran: juiz reconhece que faltam provas para incriminar acusados

  1. É digno de ressalva o esforço e malabarismo dos centuriões do Sistema em salvar a pele da ex-governadora e de seus secretários. Afora todas as argumentações jurídicas – e há de todas as espécies e gêneros -, a lógica do cidadão comum é questionar quais seriam os motivos pelos quais o doleiro Alberto Yousseff iria inventar uma história dessas, citar nomes, sabendo que a mentira ou falso testemunho pode fazer ruir a delação premiada, que lhe trará algum bálsamo. Além disso, sua narrativa coincide com as cenas captadas pelas câmeras do hotel e pelas escutas da PF.

    • erá que a narrativa coincide mesmo com os fatos? quem conhece a fundo o processo e a delação no Caso Constran sabe que não condiz tanto assim

    • Realmente, não entendo como pessoas esclarecidas tendo a certeza do fato (da corrupcao) sabendo que milhares de pessoas as vezes pagam com a propria vida pela falta de atendimento na saude, pela falta de medicamentos, cuja falta nos estabelecimentos de saude publica é consequencia da corrupcao pelos corruptos e corruptores. Como em em sã consciencia vc consegue defender essa corja.
      Todos os dias vemos nosso pais piorando em todos os indices, corrupcao entremeada em todas as instituicoes, novamente as custas da falta da educacao, saude e de outras particularidades sociais. Como um jornalista consegue dormir tranquilo defendendo o obvio da imoralidade? Isso é muito triste. Comparo isso a um advogado que tenta absolver um réu a qualquer custo sabendo que ele é culpado por um homicidio.
      Por outro lado vemos um governo comecando, já mostrando a tentativa de se perpetuar no poder igual aos anteriores, com manobras vís, utilizando a politicagem e o poder como instrumento.
      Jornalista, tenho certeza que vc nao precisa disso. Voce é um bom profissional. Utilize o que vc mais sabe fazer para o bem, seja imparcial, dê sua noticia com a grandeza do jornalismo que vc sabe fazer, nao tente defender coruptos, vc tem moral nos seus conhecimentos. Falo isso porque leio algumas materias sua com esse cunho, quando não é para defender. Faça a diferença, uma vez que todos estão atrás de uma boquinha. Voce tem brilho e pode ter voo proprio, basta querer.
      Fica a dica

  2. A hora ta tua FORAGIDA vai chegar !!!!!!!!!!!! A PF vai meter algema NELA !!!!!!!!!!!!!! Pode esperar !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Nem você tem convicção nas coisas que as vezes coloca em seu blog, e esse caso parece ser mais um, por outro lado pode ser ignorância jurídica mesmo. O juiz relata nos autos que tais fatos ainda constituem o início de uma eventual ação penal, e na etapa em que se encontravam demandariam, como qualquer outra AÇÃO de maior aprofundamento de investigações por meio de instauração de um inquérito criminal federal.

  4. Entendo a sua situação, verdadeiro malabarismo com as palavras, como o comentário acima falou, mas não se esqueça que é apenas um despacho, não há, por óbvio, nenhum poder de mérito nele, mas vc tentar claramente isentar o acusado de antemão. Aguarde, tudo tem seu tempo, quando ele for chamado vai ter que ter boas provas para fazer sua defesa.

    Vcs, amigos do antigo poder, têm a mania de ver tudo azul quando todos enxergam vermelho. Mas burro certamente tu não és.

  5. Pingback: Moro reconheceu inconsistência de delação de Youssef contra João Abreu | Gilberto Léda

  6. Pingback: “Conversas desencontradas”, diz advogado sobre denúncia contra João Abreu | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.