“Não temos mais uma voz forte para fazer a defesa de nossa gente”, diz Sarney

Esperança e protesto

Da Coluna do Sarney

O Maranhão recebeu apático uma decisão que é uma manifestação de discriminação, desprezo, ingratidão e injustiça: cancelaram a construção da grande Refinaria Premium da Petrobras em Bacabeira.

Já tornei público meu protesto, minha revolta e minha incompreensão. O Maranhão esperou 30 anos por um grande projeto de estrutura de base, para mostrar que o Brasil não pode continuar a ser dois Brasís, um rico e um pobre. Grita-se, censura-se, responsabilizam pessoas pelo IDH, um índice de país rico que não expressa nada, a não ser o beau geste do primeiro mundo para dizer que se preocupa com questões sociais.

Mas na hora de fazer ações concretas para acabar com as desigualdades regionais – matéria que é um dos “objetivos fundamentais da República”, segundo a Constituição, não se tem é colocado nas prioridades nacionais. Os fundos de participação dos estados são contidos em limites precários, incapazes de fazer a diferença. Não há incentivos efetivos aos empréstimos dos bancos de desenvolvimento, como taxas de juro diferenciadas das dos estados ricos. A área econômica do governo é indiferente, ou mesmo hostil, a medidas que possam fazer os estados pobres competitivos, capazes de atrair investimentos que normalmente vão para os estados ricos. E se fala em guerra fiscal! Como se isso pudesse alterar realmente o imenso desequilíbrio entre as regiões.

O Maranhão já fez muito. Conseguiu grandes investimentos privados, não por ter o apoio federal, mas por ter condições de competitividade, como o Porto do Itaqui, velho sonho que tornamos realidade e que nos aproxima dos mais importantes mercados do mundo, como a descoberta do gás em terra, responsável pela produção, até 2015, de dois mil megawatts, sem os quais o racionamento rondaria o país.

Mas neste mês fatídico o Maranhão desceu ladeira abaixo. Deixou de ter ministros, perdemos o Ministério de Minas e Energia e o do Turismo e não temos mais uma voz forte para fazer a defesa de nossa gente, em cargo nenhum da República. E agora destroem o sonho em realização da Refinaria do Maranhão e mandam colocar os dois bilhões que já gastaram em perdas. Investir no Maranhão é perda.

Que culpa tem o Maranhão pela corrupção e pela bagunça da Petrobras? Pagamos nós pela Lava Jato!

Eu não aceito essa decisão de acabar com a refinaria em nossa terra.

Falta de dinheiro na Petrobras! Por que não abrir a empresas estrangeiras a construção? Aí estão capitais chineses, americanos, ingleses, holandeses, sauditas, árabes e tantos outros.

Posso não estar mais vivo, mas sei que, se mantivermos a luta, classes empresariais, povo, governo, todos unidos, essa decisão será revertida e um dia vamos ver a refinaria do Maranhão.

Vamos repetir Barroso: “Sustentem o fogo que a vitória será nossa”. No nosso caso, a esperança e a luta.

16 pensou em ““Não temos mais uma voz forte para fazer a defesa de nossa gente”, diz Sarney

  1. So Muito óleo de peroba na cara de quem escreveu esta matéria e mais óleo de peroba ainda de quem publica.
    Se eu nascesse hj talvez ficaria em duvida se Sarney tem ou não preocupação com o Maranhão,como não e isso que acontece tenho que admitir esse sujeito é um tremendo de cara de pau.

    • Discordo de vc meu jovem, óleo de peroba so serve para madeira, Sarney é cara de CONCRETO! Poderiamos intitular esse assunto como “O mundo fantatisco de Sarney” ou ainda ” Sarney do País das Maravilhas”, todavia o melhor seria: Sarney, o farsante!

  2. Quanta hipocrisia deste senhor que conseguiu transformar o nosso estado em um dos estados mais pobre da Federação

  3. Gilberto esses que escrevem essas bobagens sobre Sarney são pobres inocentes que sem nenhum conhecimento da história do Maranhão dizem todas essas bobagens.Sarney foi o melhor governador do Maranhão,estruturou este estado que não tinha nada com estradas asfaltadas tipo a BR 135,a estrada que interliga também toda a baixada,porto do itaqui,UFMA,UEMA,Departamento de estatistica,Banco de Desenvolvimento do Maranhão,Cia.Progresso do Maranhão,ponte do São Francisco e Roseana foi a segunda melhor governadora que fez todas as estradas interligando todos os municipios do Maranhão ,mais de 50 hospitais,UPAS,vivas,elevados,avenida expressa,quarto centenario,Luiz Eduardo Magalhãe,shop do cidadão,restaurantes de R$1,00,etc.Eu quere ver é o comunista,que já começou mal.

  4. Quem era mesmo o ministro das Minas e Energia quando a obra da refinaria foi anunciada? Tu poderias ajudar a refrescar memória, Gilberto?

  5. Até este blog já havia profetizado que a Refinaria não sairia do papel.

    O que Sarney quer tentar empurrar na goela do povo é que a culpa pelo cancelamento do Projeto é do Governo Federal e aproveitando a deixa, quer insinuar e difundir a idéia de que o Governo do Estado não se move para mudar a situação.

    Ora bolas, o projeto já estava cancelado desde alguns anos, no próprio Governo Rosengana e Edison Lobão (Ministro). Infelizmente a decisão de cancelar definitivamente e noticiar a realidade deu-se somente agora em 2015, no primiero mês do novo Governo.

    Mas sabemos como é esse povo dos Sarneys. Vão querer a todo custo nos fazer acreditar que a culpa é do atual Governador do Maranhão.

  6. COMO UM PILANTRA DESSE VEM COM ESSA. FOI O GRUPO DELE QUE FEZ TODA ESSA PALHAÇADA QUANDO TAVA NO PODER NÃO MOVEU UMA PALHA. VAI PRO INFERNO SARNA VELHA.

Os comentários estão fechados.