José Sarney: “a democracia fortificou-se em minhas mãos”

Democracia e Direitos Sociais

Da Coluna do Sarney

Volto ao tema dos 30 anos da Nova República, começada com a eleição de Tancredo e eu em 15 de janeiro de 1985, e com minha posse em 15 de março do mesmo ano. Como disse no meu último artigo, implantamos o período mais longo de instituições democráticas no país, que vive hoje um clima de total liberdade.

Hoje, devo falar no seu significado principal. É que foi instaurada uma democracia com direitos sociais até então não existentes. Foi o que os espanhóis chamaram, depois da sua transição, de Estado Social de Direito.

sarney

A começar pelo slogan: “Tudo Pelo Social”. O Brasil se esquece – nem pode lembrar uma geração que apenas estava nascendo -, mas a dívida externa era gigantesca e impagável. Ratifiquei a frase de Tancredo que “não vamos pagá-la com a fome do povo”, recusei a recessão – e toda a receita do FMI – e entrei para os planos heterodoxos. Diz a Bíblia que há tempos de semear e tempos de colher. Eu semeei e as colheitas vieram depois. Sem o Cruzado não existiria o Real. E fiz o Cruzado, tendo a coragem de congelar preços. Encontrei a dívida externa em 54% do PIB, deixei em 28%. Inflação com correção é diferente de inflação sem correção. Mesmo assim a nossa inflação – que não foi a maior, pois as do governo Collor e Itamar tiveram o mesmo patamar -, calculada em dólares pela Consultoria Tendências, teve a média anual de 17,3%. Tive a menor taxa de desemprego da História do Brasil, até hoje não alcançada, 2,16%, com a média anual de 3,86%. O PIB de todos os países se calcula em dólares. Segundo o Banco Central, em dólares correntes crescemos 119,2%. O PIB per capita cresceu 98,02%. Saímos da estagnação de mais de 10 anos da safra agrícola de 50 milhões de toneladas de grãos para as supersafras daqueles anos de 70 milhões. Nos tornamos a sétima economia mundial e passamos a ter o terceiro saldo exportador do mundo, depois de Alemanha e Japão.

Na área social criamos o 13º salário para os servidores civis e militares, esse que você recebe hoje e não sabe que foi criado por mim. Criamos a isonomia salarial e estabelecemos a correção mensal dos salários e vencimentos. Criamos o Vale-Transporte, o Vale-Refeição, que você também recebe até hoje. A merenda escolar passou para 240 dias ao ano e você tinha direito de levar para recebê-la seu irmãozinho até 6 anos de idade. Distribuíamos diariamente oito milhões e duzentos mil litros de leite para as crianças pobres. A Unesco considerou o maior programa contra a fome no mundo. Demos 113 mil Bolsas de Estudo do Ensino Superior – mais que o total de todas as bolsas dadas até então nos seus 33 anos pelo CNPq. Criamos o Ministério da Irrigação e fizemos 56% a mais do que toda a área irrigada no Brasil até então. Programa da alimentação suplementar para gestantes e nutrizes. Dois milhões de crianças em creches casulo. A farmácia básica, que distribuía de graça 44 medicamentos aos necessitados. Reduzi a mortalidade infantil de 41%. Iniciei o programa de construção de escolas técnicas, tendo feito 150, embrião do futuro Cefet. Implantamos oito mil assentamentos da Reforma Agrária. (Nessa linha fui, mais tarde, autor do projeto criador da Lei da Pequena e Média empresa e da distribuição gratuita do remédio para Aids, programa que hoje é mundial.)

Estes números mostram que o colchão social que adotei fez com que a inflação não atingisse o povo, que teve a maior distribuição de riqueza já feita no país.

Por isso, tenho o orgulho de dizer que a democracia fortificou-se em minhas mãos e iniciei o caminho para que o povo tivesse melhor qualidade de vida. Passou a ser cidadão e a participar da riqueza nacional.

3 pensou em “José Sarney: “a democracia fortificou-se em minhas mãos”

  1. É verdade, Zé Sarney foi o melhor Presidente que o Brasil já teve, honrou os votos que recebeu e cumpriu um mandato de grande prosperidade, estabilidade política e econômica. todo mundo andava com os botões de “fiscais de Sarney” fixados nas camisa e a PF prendia os bois no pasto para garantir carne barata no prato do povo brasileiro. Inflação? Ah! Isso era besteira porque as aplicações financeiras garantiam o dinheiro das pessoas e o salário aumentava todo mês. Tempos bons que não voltam mais.

  2. Isso é serio? 50 anos pra ajudar o seu Estado se fortalecer e não o fez, ainda vem com essa? É piada né?

Os comentários estão fechados.