Advogado diz que viagem de Brandão sem autorização da AL é ilegal

brandaoO advogado Marcos Lobo levantou ontem (5) um questionamento interessante sobre a postagem “Não há crime na viagem de Carlos Brandão aos EUA” que, se correto estiver, pode acabar realmente complicando o vice-governador do Maranhão.

Sustentou nosso interlocutor que o parágrafo único do artigo 62 da Constituição não determina que apenas em viagens de mais de 15 dias o governador e o vice precisam de autorização da Assembleia.

Vejamos o que diz o referido parágrafo único

“O governador e vice-governador não poderão, sem licença da Assembleia Legislativa, ausentar-se do País ou do Estado por período superior a 15 dias”.

Segundo a interpretação de Lobo, a autorização da Assembleia é exigível para qualquer viagem de um das duas autoridades ao exterior e, dentro do país, quando for para fora do estado, se o deslocamento durar mais de 15 dias.

Portanto, ainda de acordo com a interpretação dada ao texto pelo advogado, no caso da viagem de Carlos Brandão aos Estados Unidos, o tucano obrigatoriamente necessitaria de autorização do Legislativo antes de deixar o Brasil.

Ocorre que a viagem dele iniciou-se no dia 2 de março. Mas o pedido de autorização chegou à Casa apenas na quinta-feira. Nesse caso, Brandão estaria sujeito a processo de cassação.

O debate está aberto.

Em tempo: Para quem não lembra, foi de autoria de Marcos Lobo uma Adin no STF que culminou com a declaração de inelegibilidade de lei aprovada pela assembleia em 2006, a pedido do ex-governador José Reinaldo (PSB), que previa a proibição de que o vice-governador assumisse o cargo, mesmo o titular se afastando 15 dias de suas funções. O vice, à época, era Jura Filho (PMDB).

2 pensou em “Advogado diz que viagem de Brandão sem autorização da AL é ilegal

  1. Caro Gilberto,

    Nao entendi a polemica, afinal Brandao so vai de ausentar 10 dias : de 02 a 12 de março . Porque essa lenga-lenga de 15 dias ?

    Abcs

  2. Sinceramente a oposição esta cassando “cabelo na cabeça de careca” tenha paciência né, de tanta coisa pra vocês si posicionaria como tal vem com essas fofoquinhas de beira de esquina? Façam um favor para si mesmo, mi comprem uma BODAAA! O engraçado que quando a tia Rosy ia para os “Isteites” bater um cartiado todo mundo ficava “pianinho”

Os comentários estão fechados.