Andrea Murad contesta determinação da SES para que médicos dirijam ambulâncias

andreaNa sessão plenária de quarta-feira (29), a deputada Andrea Murad (PMDB) destacou o ofício do presidente do Sindicato dos Médicos,  Adolfo Paraíso, encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde, segundo a parlamentar, relatando absurdos sobre a recomendação do governo para que os médicos tirassem habilitação de motorista categoria ‘D’.

A deputada, com o ofício em mãos, disse que as diretrizes foram anunciadas em uma reunião entre Mariano de Castro da SES e os médicos lotados no Hospital de Matões do Norte.

A carta relata “que os médicos responsáveis pelo transporte de pacientes graves deveriam se habilitar em curto espaço de tempo, a tirar licença de habilitação para dirigir veículos da categoria ‘D’, para substituição do motorista da ambulância que eventualmente se afigurasse cansado”.

Para a categoria médica no Estado do Maranhão, em ofício lido pela parlamentar, é um absurdo fazer do médico o motorista da ambulância. O sindicato questionou que a responsabilidade sobre a falta de estrutura no serviço de transferência de pacientes, não pode recair no médico.

A deputada reportou a indignação dos profissionais no discurso desta quarta-feira e perguntou aos parlamentares médicos da Casa se os mesmos possuíam carteira de motorista com habilitação na categoria ‘D’ e comentou:

“Daqui a pouco, para ser médico do Estado tem que ter carteira de motorista ‘D’, porque quando o motorista da ambulância estiver cansado, o médico tem que ir para o lugar dele. Não sou eu que estou inventando ou criando, está aqui a carta do Dr. Adolfo Paraiso que protocolou na SES e até hoje não teve resposta do Secretário Marcos Pacheco. E solicitamos que o Secretário responda para o Presidente do Sindicato dos Médicos, porque agora o médico vai ter que dirigir ambulância. Parece piada. O que está acontecendo nesse governo é um desgoverno, é um verdadeiro absurdo. Então, quero o apoio dos deputados, porque isso é um verdadeiro absurdo que estão fazendo com a classe médica no Maranhão.”

_________________Leia mais

SES quer que médicos dirijam ambulâncias

A deputada também demonstrou indignação quanto a outra determinação anunciada durante a reunião de que a unidade de suporte avançado montada no hospital de Matões do Norte seria deslocada para o município de Peritoró.

“É um grande absurdo, porque qualquer pessoa que passe por Matões vai ver que o hospital de Matões está sempre cheio, é um hospital extremamente necessário e aí vai tirar de Matões para sobrecarregar o de Peritoró, são coisas que realmente não dão para a gente entender” disse a parlamentar.]

Outra preocupação da deputada Andrea Murad diz respeito a  redução no valor do plantão aplicado. De acordo com a parlamentar, o Sindicado dos Médicos não concorda com esse tipo de decisão. “De R$ 2.500 passariam a receber R$ 2.000 por plantão, esse tipo de decisão gera uma insatisfação muito grande na categoria que sempre prevê melhorias em suas remunerações e não reduções. O governo precisa rever isso”, explicou a deputada, ressaltando que considera um processo de desvalorização profissional.

Um comentário em “Andrea Murad contesta determinação da SES para que médicos dirijam ambulâncias

  1. esta coisa late muito, sera que ela vai explicar o helicóptero da saúde em campanhas pelo interior?

Os comentários estão fechados.