Época: Sarney quer intervenção da Força Nacional no Maranhão

Da coluna Expresso, de Época

dinoOs deputados estaduais de oposição no Maranhão pressionam o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), a pedir à presidente Dilma Rousseff a ajuda da Força Nacional de Segurança Pública. Na última semana, quatro policiais foram mortos na Grande São Luís. De 2010 a 2014, o número total de homicídios aumentou 130% na região.

Os oposicionistas dizem que o efetivo policial maranhense é pequeno para combater os criminosos. Promotores do estado calculam que é preciso triplicar o efetivo da Polícia Militar. Um dos líderes desse movimento é o deputado estadual Adriano Sarney (PV), que é neto do ex-presidente da República José Sarney (PMDB).

Se o governador resistir a pedir apoio da Força Nacional, Adriano Sarney diz que ele mesmo o fará por meio de um requerimento da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. A família Sarney e o governador Flávio Dino são rivais de longa data. 

4 pensou em “Época: Sarney quer intervenção da Força Nacional no Maranhão

  1. Engraçado!, como a vaidade humana é capaz de ser maior que a necessidade do reconhecimento pelo pedido de ajuda da Força Nacional de Segurança Pública para socorrer o Maranhão, numa hora em que todos nos sentimos mais do que desprotegidos ao sair de um banco, de um estacionamento, de um r estaurante, etc. etc.
    Aliás, não vejo nisso nenhum demérito em pedir ajuda, quando ela é mais do que necessária para a segurança da população. O governo anterior fez isso e a Força ficou aqui no Estado por um bom tempo, sem que os maranhenses disso reclamassem; ao contrário, deram todo o apoio.

    Agora, no entanto, parece que pedir a ajuda da Força Nacional de Segurança virou uma demonstração de fraqueza do aparato militar do Maranhão. Isso não existe, minha gente, visto que a segurança pública deve prevalecer para o bem-estar comum.

    Do jeito que a violênia tomou conta do Estado é que não dá pra continuar. Tornamo-nos todos reféns de bandidos nos ônibus, na saidinha após banco, nos estacionamento, à saída de restaurantes e até dentro de nossas casas. Não adianta querer se negar uma realidade que todos veem todo dia.

    Afinal, a Secretaria de Segurança Pública está consciente de que não está dando conta do recado, ou seja, de dar segurança pública aos seus cidadãos?

    O que não se deve, sob nenhuma hipótese, é fazer cabo de guerra, mas somar forças na mesma direção. O bandido só agen quando vê brechas, fragilidade na segurança. Não é necessário que alguém seja um especialista em segurança pare reconhecer isso.

    Fred Torremolinos

  2. Francamente… acho graça dessa oposição! É fato que se necessário for, deve ser feita intervenção, mas porque só agora eles enxergam isso e quando eram governo não???? Ah, brincadeira, ninguem é besta não!!!!

  3. Sinceramente nunca vi a “FORÇA NACIONAL” trazer ordem a nenhuma cidade onde atuou, ela foi criada em mais uma manobra, onde o objetivo é sempre dar uma resposta imediata a algum tipo de crise e que com o tempo vemos que não cumpre com o seu objetivo.
    O que resolve é equipar as Polícias com armamento que possa se contrapor as armas dos criminosos cada vez mais armados, aumentar o efetivo de policias na rua com a realização de rondas programadas e inteligentes, aumento das blitz, investir maciçamente no serviço de inteligência da PM e da Civil, criar uma POLÍCIA CIENTIFICA de fato e estimular e proteger o material humano, com melhores salários e planos de carreira decentes.
    Para encerrar quem pede hoje INTERVENÇÃO FEDERAL, deveria pedir nos anos anteriores, já que a EXPLOSÃO DA VIOLÊNCIA não começou nesse Governo e ao que tudo indica está longe de acabar!!!

Os comentários estão fechados.