Sem medo de patrulhas, Zé Reinaldo acena para José Sarney

Pacto pelo Maranhão

Por José Reinaldo Tavares*

josé reinaldoJosé Sarney foi sem dúvidas o político que reteve maior poder e prestígio político no Maranhão, além de ter sido um dos mais fortes do país. E ficou mais poderoso ainda após o exercício na presidência da república. Sarney foi o poderosíssimo ex-presidente, sobretudo no governo de Lula da Silva. Mandava e desmandava à vontade e Lula chegou a dizer, inclusive, que Sarney não era um homem como os outros. Era quase um mito.

Mas no Maranhão, em que pese o seu julgamento, ficou devendo muito em relação ao que poderia ter feito, considerando o seu poder pessoal e político incontestáveis.

Mas, enfim, este não é um artigo para criticá-lo. Isso já fiz muitas vezes ao longo de muitos anos e por isso recebi muitas vezes o peso de sua ira. Contudo, isso ficou para trás e tenho que olhar para a frente e não ficar remoendo o passado.

Sarney não tem mais a força que teve, mas ainda tem muito prestígio pessoal e ainda detém grande força política. Isso é inegável.

Hoje se diverte criticando o governo de Flávio Dino, homem que derrotou de maneira muito clara o seu grupo político. Isso são fatos.

Farei aqui um apelo ao ex-presidente e àquele político que fascinou a todos os jovens promissores que com ele trabalharam, quando governador e nele acreditaram, como eu. Vejam bem, não estou pedindo aqui que deixe de fazer oposição, sendo esse o seu desejo. Não, nada disso! Estou propondo é um pacto pelo Maranhão, por esse estado pobre e com grande parte da população vivendo com renda oriunda do Bolsa Família. Estou propondo uma união de importantes forças políticas em torno de projetos fundamentais para o desenvolvimento do estado e para tirar o estado dessa situação. O Ceará fez isso no passado e disparou com uma agenda de consenso que o transformou num dos estados mais importantes do país. E o nosso Maranhão tem muito mais condições naturais para o desenvolvimento que o Ceará, mas hoje estamos bem atrás.

Países só se desenvolveram com pactos como esse, vejam o caso da Espanha, onde as questões eram tão acirradas que chegaram a ir a uma guerra civil sangrenta e terrível. Lá ficou na história o Pacto de Moncloa, fundamental para a busca do desenvolvimento que hoje sustenta a  Espanha moderna.

É claro que se isso não acontecer, iremos lutar até conseguirmos, mas se pudermos fazer uma agenda acima da política, juntando as forças de todos que puderem contribuir, será muito mais fácil e mais rápido conseguir mudar o Maranhão.

Parece óbvio que o ex-presidente teria, como tem em qualquer lugar, uma participação muito importante em tudo. Repito: não se trata de pacto político, mas sim de tentar elencar um grupo de projetos estruturantes para que possamos pular etapas e colocar o Maranhão em seu lugar entre os estados mais promissores do país.

Aqui falo por mim. Não falo por mais ninguém. Portanto não se trata de qualquer tipo de barganha. Não se trata da oferta de cargos em troca de apoio. Não é, enfatizo, um pacto político. Não se trata, enfim, de troca de favores.

O que pretendo é unir todos pelo desenvolvimento do Maranhão. É escolher pelo debate alguns projetos realmente fundamentais para alavancar o crescimento do estado e melhorar a vida sofrida de nossa população. Entre nós temos vários políticos de enorme prestígio, a começar pelo governador Flávio Dino e pelo ex-presidente José Sarney, juntando senadores, deputados federais e estaduais. Temos força política para, juntos nesse propósito, conseguirmos grandes avanços, desde que todos puxem numa só direção. O momento é de imensa dificuldade. O país quebrado, o governo federal politicamente paralisado por uma crise que começou política, indo em seguida tomar conta da economia e agora é social, com a inflação e o desemprego batendo à porta.

Não será tarefa fácil. Mas se estivermos unidos e com uma pauta bem estabelecida, creio que seremos fortes, objetivos e com grandes chances de conseguirmos grandes avanços. Só o fato de termos uma agenda em comum será de uma importância extraordinária.

Falo por mim, sem medos de patrulhas e de maus entendidos. Não serei eu a ganhar nada me arriscando assim. Será o povo do Maranhão. Mas sei que muitos entre nós pensam como eu. Não estarei sozinho e nem pregando no deserto. Nossa sociedade não perdoará a nós políticos, se não nos unirmos em torno do projeto maior que é o desenvolvimento do Maranhão. Essa é a finalidade maior de estarmos na política, com ou sem mandatos.

“Pronto, falei” – como dizem os internautas. Peço a reflexão de todos. Não se trata de rendição e nem de submissão. Trata-se do Maranhão!

Pensem nisso e vamos juntos!

*José Reinaldo Tavares é deputado federal e e ex-governador do Maranhão

33 pensou em “Sem medo de patrulhas, Zé Reinaldo acena para José Sarney

  1. Falta só combinar com o boquirroto governador e o rato-mor!!
    Essa é a maior manifestação de arrependimento e de “mea-culpa” que já vi em toda a minha vida !! Se Sarney não fez mais , essa culpa deve ser dividida entre vários outros como Castelo , Luis Rocha , Cafeteira e o próprio réu confesso aí!! A hora é de mostrar como esses outros são ainda mais incapazes de mover uma classe política essencialmente corrupta e avessa ao trabalho em prol da população , uma classe repleta de gatunos , oportunistas , larápios e bandidos de toda espécie! Nada muito diferente do que se vê na própria população , representada pelos políticos que ela mesmo elege!! Quem for podre que se quebre Zé Carneiro!!!! E ainda dizem que o melhor do Brasil são os brasileiros !!! Cada uma !!!!!!

  2. Toma logo benção, Zé Reinaldo. Depois que Flávio não tá conseguindo gerir a máquina, todos vão pedir a benção a Sarney… cômico!

  3. Fantástico Zé Reinaldo, é exatamente isso que o povo pensa, sem mesquinharias. Parabéns pelo claro bom senso, confesso que nunca morri de amores pelo senhor, mas atitudes como essa mostra o quanto um homem pode ser grande e pensar na população. Pena que o governador jamais concordará em sentar com Sarney para discutir quaisquer coisas nesse sentido, até porque Marcio Jerry não permite!! de Qualquer forma meus sinceros parabéns!!!

  4. e por isso que o maranhão não tem melhores indicativos devido a idiotas que não consegue olhar a essência em uma manifestação, para alguns o simples motivo de alguém pedir ajuda para o bem não de José Reinaldo mas sim do maranhão, e sinal de fraqueza, José Reinaldo está falando em parceria, não em redenção, isso ele não fez nem quando estava na oposição, por que iria fazer agora? vir falar de manifestação de arrependimento é de uma idiotice sem dimensão, José Reinaldo já esteve em situação desfavorável muitas vezes depois que se tornou oposição a José Sarney e nunca olhei arrependimento pela sua decisão, hoje ele esta como deputado federal e do lado do governador.

  5. Esse Zé Noel é um cínico. No limbo no atual governo, onde ele e o sobrinho dele são tratados como lixo, ele faz acenos a Sarney apenas para chantagear o pulha da criatura dantesca que ele criou e que o está destruindo. Sarney já disse que esse cafajeste é um traidor vil e é a única pessoa do mundo com quem ele não deseja papo. Quer aparecer, Zé Noel? Então pendura a ridícula da Alexandra no pescoço e vai jogar basquete na praia.

  6. até mesmo você blogueiro, sem informações de terceiro(ajuda) nada seria, então e mais que comprovado que parceria é fundamental em um governo, José Reinaldo nunca negou a influência de José Sarney, oque ele estar propondo e que essa influência seja para algo positivo.

  7. Colocação válida e no momento certo. Acho que vale a pena. Esse negócio de contra e a favor de Sarney já era. Todos pelo Maranhão. Parabéns, Governador José Reinaldo.

  8. Bonito ato do criador do Pato Gordo, mas agora é tarde, Zé não tem mais credibilidade. Pronto, falei.

  9. Gilberto , a primeira coisa que Flavio Dino vai dizer é que Sarney pra ajudar tem que parar de sabotar o seu governo , parar de massacrá-lo no jornal e TV , etc , bla ,bla, bla ,!! Vc sabe como é né? Aquela discurso medíocre de sempre , de quem nunca vai descer do palanque !! Coisa de comuna de quinta categoria!! Se bem que não tem comuna de primeira nem de segunda . Acho que todos começam pela quinta categoria mesmo. !!

  10. Finalmente um político maranhense com humildade, abriu mão de brigar pelos motivos de ordem pessoal para unir-se a todos na luta pelo desenvolvimento do Maranhão. Parabéns Deputado José Reynaldo, mas sua proposta terá um grande índice de rejeição, visto que a ideologia dos maranhenses é a paixão. Lembro que quando o saudoso Deputado Ivar Saldanha assumiu o governo do estado, após a renuncia de João Castelo, convidou-nos para ir ao Município de Rosário, sua terra natal, para a primeira visita como governador, oportunidade em que fez as pazes com o grupo político de Orlando Aquino, inimigos políticos há décadas. Naquela noite eu escutava o povo dizer: “em passei vinte anos brigando com o pessoal de Orlando Aquino, e não vou aceitar fazer paz com ninguém”
    Eu entendi que não é uma proposta de reconciliação política, mas lutar pelo mesmo ideal: o Maranhão e sua gente. Em todos os estados do nordeste quando o objetivo é a melhoria da terra natal os políticos se unem, exceto no Maranhão, espero que agora assim aconteça.

  11. Esse sujeito tem o pior defeito que um ser humano pode ter: ingrato .Quem sofre desse dirvirtuamento de personalidade não merece credibilidade . Nunca será acreditado, não passará de um fracassado moral.

  12. Pingback: PACTO: Zé Reinaldo precisa quebrar resistências “dentro de casa” | Gilberto Léda

  13. Depois de tudo que ele fez, eu maranhense, pai de família, desempregado, sem dinheiro, sem poder, no lugar de Sarney, daria era um chute no traseiro dele. O maior traidor do Maranhão nos últimos tempos vem com esse papo. Será que ele fala isso de coração? Só Deus é quem sabe. Eu acho que não

  14. Viajando por outros estados do NE percebemos a diferença grotesca que o MA vive em relação aos outros. Se essa aliança acontecesse de verdade e pararem pra pensar no MA ao invés de apenas neles mesmo, seria ótimo.. Que roubem, mas que pelo menos façam algo.. creio que muitos não queriam que roubassem, até eu, mas no BR, é mais raro que ver elefante voando..

  15. Sarney fez pacto pra cassar o Jackson e atrapalhou o que pôde o gov do Zé Reinaldo e todos os prefeitos da capital.Faz pacto só se for com o capirôto

  16. O homem que foi bem sucedido na vida, quando entra em decadência, tem dois caminhos a seguir: ficar no ostracismo ou se expor ao ridículo. O Zé Reinaldo optou pelo ridículo, pois a perda de espaço no governo de Flávio Dino o levou a essa bravata cínica e deslavada, porque apesar da idade avançada, tal atitude não deve ser senilidade e sim, índole traiçoeira, que o Zé Sarney conhece muito bem.

  17. Isso é humildade e atestando a falta de competência da atual gestão do estado, eles estão perdidos na sua soberba que é PECULIAR

  18. Por cá me aparece uns dizendo “concordo com Zé Reinaldo”. Ô das trempes, Zé Carneiro não concorda nem com a testa dele mesmo.

  19. Prá quem conhece a hist´ria politica do Maranhão não se surpreende com essa atitude covarde e de subserviencia de Zé Reinaldo.Pedro Neiva,seu filho Jaime Santana,Luiz Rocha,Castelo,Cafeteira,Zé Reinaldo(o zangadão) todos foram embalados no colo de Sarney.Só falta Flavio Dino,que agora ,sete mesess depois de eleito,através do seu mentor,que o elegeu deputado federal comprando votos principalmente em Caxias,vem se mijando pedindo apoio de Sarney.Essa história de pacto nunca funcionou no Maranhão .O que existe mesmo é um governo neófito,perdiodo ,corrupto,perseguidor e despreparado pedindo a volta de Roseana.Volta Roseana urgente,que o Maranhão não sobrevive sem Sarney.Esse é o pacto q Zé Reinaldo quer.

  20. Parabéns Dep. José Reinaldo, como sempre seus artigos são de uma lucidez formidável. Todas pelo Maranhão, no final da vida, ainda dispondo de prestígio e poder junto ao governo federal, José Sarney poderia se redimir e fazer algo pelo Maranhão. Assim poderia se juntar a todos e reconstruir um Novo Maranhão, com menos miseria, analfabetismo e com um futuro mais promissor para os maranheses, tao esquecidos, enganados, roubados e ultrajados nestes últimos 50 anos.

  21. O Sr. Sarney, quando mandava em tudo no Brasil nada fez pelo Maranhão é pedir demais nesse momento, pois o Sr. José Sarney aglutinou as praticas politicas de Vitorino Freire, usando a influência para barganhar cargos para seus amigos e correligionários e mantendo o povo humilde e sofrido na mais absoluta ignorância e pobreza.

  22. QUE GESTOS!!!! POIS ESTES SÃO SIM DIGNOS DE RESPEITO E DE RECONHECIMENTO POPULAR, me refiro a ação solidária de JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS residente em Alvorada/RS que usou o seu próprio ônibus para salvar os cachorros de rua da enchente e ainda do tratamento que o mesmo tem com os cachorros os tirando da rua e os cuidando em um terreno baldio cedido por uma associação, isso não é surpreendente?? É um gesto digno pela vida e de amor, fico feliz por essa ação. E o outro gesto foi o ultimo comportamento de um político maranhense, ou seja, o EX-MINISTRO, EX-GOVERNADOR e atual DEP. FEDERAL JOSÉ REINALDO TAVARES.

    Bravos e bravas, são comportamentos e gestos iguais a esses que nós seres humanos precisamos praticá-los e presencia-los sempre neste mundo material. São essas as iniciativas que nos fazem renunciar nossos interesses e nossas vaidades em prol da solidariedade, do respeito e do amor ao nosso próximo. São essas as missões da vida que nos ensinam e nos permitam sermos uteis na defesa dos indefesos. Se todos convivêssemos assim, teríamos uma refrigeração recheada de paz, amor e de entendimento cristão pelo desenvolvimento auto sustentável de nossa nação. Se todos praticássemos esses entendimentos não teríamos nossas reservas ambientais degradadas, 90% de nossas comunidades não seriam desprovidas, a inclusão social seria uma ação permanente e muitos interesses eram renunciados. A corrupção seria freada com mais segurança e os direitos constitucionais dos povos seriam garantidos e respeitados. Espera-se que a provocação institucional na esfera política do maranhense José Reinaldo Tavares tenha o mesmo sentimento real do gaúcho JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS e que esses gestos sirvam de exemplo para muitos vaidosos principalmente os da vida pública neste país.

    Bravos e bravas, VOCÊS não acham que precisamos de muitos JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS para amar e defender nossos animais?? Eu defendo a existência permanente de muitos JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS!!! Valeu Alvorada/Rio Grande do Sul. Bravos e bravas, que nos amamos e que juntos refletimos essa lição de vida.

    Bravos e bravas, e o que VOCÊS acham do entendimento político do EX-MINISTRO, EX-GOVERNADOR E ATUAL DEP. FEDERAL JOSÉ REINALDO TAVARES em relação ao PACTO PELO MARANHÃO?? Bravos e bravas, pra ser sincero e direto, nunca simpatizei com o comportamento político do DEP. ZÉ REINALDO por fator segurança, mas só o fato dele apresentar esse pacto pelo MARANHÃO, esse é um gesto digno de respeito e de reconhecimento popular. Valeu Maranhão!!! Bravos e bravas, vamos refletir no campo da conscientização sem rancor e sim em defesa de todos nós maranhenses.

  23. QUE GESTOS!!!! POIS ESTES SÃO SIM DIGNOS DE RESPEITO E DE RECONHECIMENTO POPULAR, me refiro a ação solidária de JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS residente em Alvorada/RS que usou o seu próprio ônibus para salvar os cachorros de rua da enchente e ainda do tratamento que o mesmo tem com os cachorros os tirando da rua e os cuidando em um terreno baldio cedido por uma associação, isso não é surpreendente?? É um gesto digno pela vida e de amor, fico feliz por essa ação. E o outro gesto foi o ultimo comportamento de um político maranhense, ou seja, o EX-MINISTRO, EX-GOVERNADOR e atual DEP. FEDERAL JOSÉ REINALDO TAVARES.

    Bravos e bravas, são comportamentos e gestos iguais a esses que nós seres humanos precisamos praticá-los e presencia-los sempre neste mundo material. São essas as iniciativas que nos fazem renunciar nossos interesses e nossas vaidades em prol da solidariedade, do respeito e do amor ao nosso próximo. São essas as missões da vida que nos ensinam e nos permitam sermos uteis na defesa dos indefesos. Se todos convivêssemos assim, teríamos uma refrigeração recheada de paz, amor e de entendimento cristão pelo desenvolvimento auto sustentável de nossa nação. Se todos praticássemos esses entendimentos não teríamos nossas reservas ambientais degradadas, 90% de nossas comunidades não seriam desprovidas, a inclusão social seria uma ação permanente e muitos interesses eram renunciados. A corrupção seria freada com mais segurança e os direitos constitucionais dos povos seriam garantidos e respeitados. Espera-se que a provocação institucional na esfera política do maranhense José Reinaldo Tavares tenha o mesmo sentimento real do gaúcho JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS e que esses gestos sirvam de exemplo para muitos vaidosos principalmente os da vida pública neste país.

    Bravos e bravas, VOCÊS não acham que precisamos de muitos JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS para amar e defender nossos animais?? Eu defendo a existência permanente de muitos JOSÉ DAMIÃO DOS SANTOS!!! Valeu Alvorada/Rio Grande do Sul. Bravos e bravas, que nos amamos e que juntos refletimos essa lição de vida.

    Bravos e bravas, e o que VOCÊS acham do entendimento político do EX-MINISTRO, EX-GOVERNADOR E ATUAL DEP. FEDERAL JOSÉ REINALDO TAVARES em relação ao PACTO PELO MARANHÃO?? Bravos e bravas, pra ser sincero e direto, nunca simpatizei com o comportamento político do DEP. ZÉ REINALDO por fator segurança, mas só o fato dele apresentar esse pacto pelo MARANHÃO, esse é um gesto digno de respeito e de reconhecimento popular. Valeu Maranhão!!! Bravos e bravas, vamos refletir no campo da conscientização sem rancor e sim em defesa de todos nós maranhenses.

  24. ESSA ATITUDE DE ZÉ RUELA É DIGNA DE APLAUSOS, SE NAO VIESSE DE UM POLITICO, ESSA CLASSE TÃO DESACREDITADA. NA VERDADE O MARANHÃO DEVE MUITO AO SEU FILHO MAIS ILUSTRE JOSÉ SARNEY. TUDO QUE TEMOS NO MARANHÃO DE GRANDIOSO VEIO PELAS MAOS DESSE DESTEMINO E TRABALHADOR JOSÉ SARNEY. DIFERENTE DESSE ATUAL GOVERNO DO PCdoB DE FLAVIO E JERRY QUE PROMETERAM MUDANÇA NO GOVERNO E A MUDANÇA VEIO PRA PIOR. ESTAMOS PRESENCIANDO ATOS DE CORRUPÇÃO PRA TODOS OS LADOS DA MÁQUINA ADMINISTRATIVA DO NOSSO TÃO SOFRIDO ESTADO.
    NO COMANDO DA MÁQUINA ESTÁ O COMANDANTE MÁRCIO JERRY, TEMOS JULIÃO AMIM, OTHELINO NETO, PAULO GUILHERME EX-PRESIDENTE DA CCL EXONERADO PELO GOVERNADOR POR NÃO SABER COMANDAR AS LICITAÇÕES, COISA QUE EU SEMPRE AVISEI AQUI. ESSES NOMES ACIMA CITADOS SÃO PESSOAS JÁ MANCHADAS EM COMANDO DE ADMINISTRAÇÕES PASSADAS, MAS QUE O GOVERNADOR INSISTE EM COLOCA-LOS NO COMANDO DE ORGÃOS IMPORTANTES DO GOVERNO. SINCERAMENTE NÃO ENTENDO ESSA ATITUDE DO NOSSO GOVERNADOR.

  25. O governador José Reinaldo terminou com “Pronto, falei”. Ele não só falou, como escreveu e deu um passo importante. Parabenizo-o pela visão e lucidez. O Maranhão precisa estar acima dos interesses pessoais. O PTB propôs esse diálogo em um de nossos programas de TV. E eu, como atual coordenador da Bancada, tenho buscado essa união pelo Maranhão.

    Att.
    Deputado Pedro Fernandes.

    • Deputado,

      eu só gostaria de ouvir qual recado o honorável oligarca mandou para o zé de ré a ponto de fazê-lo propor o tal pacto!
      um dia saberemos os reais motivos do zé!
      agora, acredito que nessa altura do campeonato, não tenha espaço para pacto, ou esse governo jamais cumprirá a promessa de campanha: mudança no modus operandi da politica maranhense

  26. Acredito que o Zé Reinaldo está apenas sendo porta voz do governo atual, que somente agora descobriu o valor e o prestígio que o ex presidente Sarney sempre teve e continua tendo neste Brasil.
    Acredito também que o Zé Reinaldo esteja tomando esse posicionamento, pelo o fato de não querer morrer com a pecha de traidor.
    Ele quer o perdão do Sarney, pois tudo o que Zé Reinaldo foi na vida pública, inclusive todos os cargos que exerceu, foi por por obra e graça do Sarney.

  27. De tudo o quanto já foi dito, apenas uma coisa não deixa dúvidas: “O Maranhão precisa de pacto, isto é, pacto de decência, de hombridade, pacto de justiça social, pacto de humildade, pacto de vergonha na cara(este principalmente para os eleitores que vendem os seus votos a custa de mensalinhos);me refiro principalmente aos mensalinhos do município de Caxias que são por demais conhecidos. Pacto exprime por si só, caminhar em sentido único, em busca de um objetivo comum, que no caso em foco, seria o desenvolvimento do Maranhão. Não precisa ir muito longe para se ver com muita clareza que o ex-presidente tem feito ao longo do tempo muitos pactos. O primeiro deles foi com Pedro Neiva, e este o traiu logo nos primeiros meses de governo. De lá para cá, ninguém mais se elegeu ao governo do Maranhão sem desfrutar da sombra do ex-presidente, seja porque fez uso do seu prestigio eleitoral adquirindo votos para depois romper apos a eleição, ou por laço de parentesco como é o caso da ex-governadora. A única exceção é Edson Lobão pois, até mesmo Cafeteira, já o vi falar da Tribuna do Senado, que se arrependeu de ter rompido seu padrinho político, isto é, Sarney. Quem não se elegeu falando bem para depois romper, se elegeu porque falou mal, caluniou, difamou e teve a ressonância e o voto de um eleitorado pouco avisado e sujeito a manobras mesquinhas de cabos eleitorais promíscuos e de prefeitos e vereadores de atuação duvidosa, tantas vezes comprovadas pela justiça eleitoral e milagrosamente salvos de forma mirabolante em grau de recurso. Não vejo muita possibilidade do pacto acontecer, o que é uma pena, e isto se dá porque oTraidor pode esquecer que traiu, mas, quem sofreu a traição nunca esquecerá. Certamente o nosso ex-presidente não figura na condição de traidor, e sim de traído.

Os comentários estão fechados.