Observatório da Violência repudia execução de ambientalista no Maranhão

raimundo rodriguesO Observatório da Violência, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, repudia, publicamente, o homicídio praticado contra o Sr. Raimundo dos Santos Rodrigues, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade do Rio da Onça II, localizada na região da Reserva Biológica do Gurupi, fato ocorrido na data de 25 de agosto de 2015, na cidade de Bom Jardim – MA.

Sempre pautado pelo respeito aos direitos individuais, coletivos e sociais da pessoa humana, o Observatório repudia a reiteração de atos de extrema violência que, como este, destroem a vida de um cidadão e de sua família.

Nos últimos anos, inúmeras pessoas foram vítimas de violência em situações relacionadas à disputa de terras e à preservação ambiental nas áreas rurais do Estado do Maranhão.

Contudo, infelizmente, as estatísticas demonstram que muitos dos autores, sejam eles mandantes ou executores, continuam impunes, ou mesmo desconhecidos. Assim, defende-se a necessidade de uma efetiva apuração do fato pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, bem como a eficaz atuação do Poder Judiciário, punindo exemplarmente os responsáveis, tudo dentro da mais estrita legalidade, respeitando os princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.

Qualquer ato de violência contra a vida fere gravemente toda a família humana. Toda sociedade maranhense é, a um só tempo, vítima e responsável pelo assassinato do Sr. Raimundo dos Santos Rodrigues. Para além da atuação eficaz dos órgãos públicos competentes pela devida apuração do ocorrido, e consequente julgamento dos responsáveis, é necessária a sensibilização e a mobilização de toda sociedade contra os reiterados casos de violência no campo.

2 pensou em “Observatório da Violência repudia execução de ambientalista no Maranhão

  1. Pingback: PF prende fazendeiros pelo assassinato de ambientalista no MA | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.