NOTINHAS DA BOCA DA NOITE

Mudou, ou não mudou?

pachecoNo início do ano, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco (PDT), foi categórico ao afirmar que não usaria helicóptero para viajar pelo Maranhão, porque, indo pelas estradas, conheceria a realidade dos maranhenses.

O discurso era uma forma de atingir o ex-secretário Ricardo Murad (PMDB), que tinha contrato de aluguel de aeronaves na sua gestão.

Pois bem… O próprio Murad revelou hoje (7), que a prática de Pacheco já mudou em relação ao discurso.

Segundo o peemedebista, o atual secretário foi a Santa Inês, no fim de semana, e, na ocasião, usou não apenas uma, mas dois helicópteros do GTA.

Mudou, ou não mudou?

Excepcional

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse que a viagem do titular da pasta na aeronave do GTA foi realizada em “caráter excepcional”.

Segundo a SES, até o uso do helicóptero por Marcos Pacheco é culpa da gestão anterior.

“O titular desta pasta esteve em vistoria técnica no Hospital Macrorregional de Santa Inês, no último sábado (3). Em caráter excepcional, o translado foi realizado pelo Grupo Tático Aéreo (GTA), considerando a necessária urgência na resolução de pendências e irregularidades constatadas no projeto inicial, elaborado pela gestão anterior”, diz o comunicado.

É mole?!

adrianoManobra

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) criticou hoje (7) o que chamou de “manobra” da base governista para conseguir aprovar sem debates na Assembleia projetos de interesse do Palácio dos Leões.

“A Assembleia não pode ser utilizada como anexo do Governo. O Legislativo não pode servir de ‘cartório’ das leis do Executivo”, declarou parlamentar.

A declaração do deputado foi o desfecho de um discurso que teve como foco a leva de projetos de lei aprovados em regime de urgência na Casa, a exemplo do que ocorreu com o aumento do ICMS, no início da semana passada. Segundo o parlamentar, os projetos são analisados pelas comissões técnicas e votados no plenário “a toque de caixa” e de forma antirregimental.

gilRejeitada

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão rejeitou denúncia formulada pelo Ministério Público contra o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT).

Na ação, foram imputadas ao gestor as seguintes irregularidades: admissão de servidores de forma irregular, descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o MPE, bem como a não nomeação dos aprovados no concurso público realizado em 2011.

O prefeito provou que não houve descumprimento do TAC (todas as nomeações estão respaldadas na Lei nº 962/2012, devidamente analisada e aprovada pelo Poder Legislativo Municipal, inexistindo qualquer questionamento judicial sobre a mesma), mostrando que a administração municipal já nomeou 378 aprovados no último concurso público, faltando apenas menos de 10% para serem chamados.

Atraso

Servidores terceirizados do Hospital Universitário reclamam que a Fundação Josué Montello, contratante dos seus serviços, tem efetuado pagamento de salários de forma irregular.

Denunciam eles que, pela segunda vez neste ano, a entidade pagou apenas metade do salário dos funcionários – em alguns casos, apenas um terço.

A justificativa é a de que, com o advento do ponto eletrônico, alguns servidores não registraram corretamente entrada e saída do local de trabalho.

Como não tem como verificar, caso a caso, quem efetivamente trabalhou e não bateu o ponto corretamente, e quem simplesmente não trabalho, a fundação pagou apenas parte dos salários e os trabalhadores e os obrigou a ir requerer a restituição do restante administrativamente.

Um abuso!

PPC

De um deputado aliado do governador Flávio Dino ao comentar a inclusão de ração animal entre produtos de luxou, ou supérfluos:

“Ração é para cachorro de rico. O de pobre como PPC [perna, pescoço, cabeça]”, disse.

São os comunistas querendo ditar até que tipo de alimento o maranhense deve oferecer a seus animais de estimação.

Saúde

A propósito do aumento do ICMS do refrigerante, de uma hora para outra aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) passaram a se mostrar muito preocupados com a saúde do maranhense.

“Tomem suco”, recomendam.

Ai, ai, ai…

Sem informações

O deputado César Pires (DEM) denunciou, na sessão desta quarta-feira (7), que a Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) continua sem dar informações a respeito dos postos de combustíveis irregulares detectados no Estado.

O pedido foi feito pelo próprio parlamentar, que o remeteu também ao Instituto de Metrologia do Estado (Inmeq-MA), igualmente sem sucesso.

Pires lamentou que os dois órgãos estejam desrespeitando a Lei de Acesso à Informação e diminuindo o próprio papel dos parlamentares, sem dar os nomes dos postos de gasolina que estavam fraudando os usuários.

“Desrespeitou a Casa, desrespeitou a Lei de Acesso à Informação e nada aconteceu! Fui ao Inmeq e foi recomendado que eu tivesse os mesmos procedimentos e assim eu o fiz. De igual modo foi, mais uma vez, desrespeitado e o nome dos postos nunca chegou aqui a esta Casa ou ao meu gabinete”, relatou.

Novo comando

O irmão do prefeito Cleomar Tema, de Tuntum, desembargador Cleones Cunha, foi aclamado hoje (7) como novo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão para o biênio 2016/2017.

A desembargadora Maria das Graças Duarte foi aclamada para o cargo de vice-presidente e a desembargadora Anildes Chaves Cruz para corregedora-geral da Justiça.

OAB

A união de dois movimentos na disputa pela presidência da Ordem dos Advogados, seccional Maranhão, fez surgir o Renovar para Mudar, liderado pelo jovem, porém experiente advogado Thiago Diaz.

A oposição, pela primeira vez na história da OAB/MA, tem chances reais de tirar do poder um grupo domina há 30 anos a Ordem. O movimento cresce a cada dia com o número de advogados insatisfeitos e que anseiam pela mudança e renovação.

O grupo da situação, apoiado pelo presidente da OAB/MA Mário Macieira, mediante a ameaça, mudou a postura e o que se vê são veiculações de informações truncadas. Como foi o caso do resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Exata, com 480 advogados.

Os dois candidatos da oposição, Thiago Diaz e Charles Dias, somam 40% das intenções dos advogados contra os 41% da candidata Valéria Lauande.  O candidato Mozart Baldez tem 1%.Outros 16% não souberam ou não quiseram responder e 2% declararam votar nulo.

joao_marceloBandas municipais

O deputado João Marcelo Souza (PMDB), participou do Seminário Nacional para Debater as Fontes de Financiamento para a Cultura. O evento, que teve uma programação intensa, contou com a participação dentre outros convidados, do Ministro da Cultura Jucá Ferreira, e da Representante da NATURA Musical, Fernanda Paiva.

Como membro da Comissão de Cultura e da Subcomissão Permanente sobre Fontes de Recursos para Incentivo à Cultura, o deputado maranhense expôs a preocupação com a preservação e divulgação da nossa cultura.

Ele citou a importância da aplicação das emendas parlamentares nessa área e cobrou do ministro da Cultura, Jucá Ferreira, uma audiência, já solicitada, para falar sobre as Bandas Municipais.

“Defender a cultura de modo geral é defender a cidadania. Os países mais desenvolvidos do mundo têm sempre como base a educação e a cultural em sintonia. Quando se investe em cultura, se fortalece o cidadão” , declarou o parlamentar.

Homenagem

rrjrA Câmara Municipal de São Luís homenageou durante sessão solene, realizada no plenário da casa, na manhãdesta terça-feira (06), o advogado Brunno Matos. A solenidade foi para lembrar um ano da morte de Brunno,assassinado em outubro do ano passado, após sair da festa de comemoração pela vitória de Roberto Rochaao Senado.

O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), autor da proposta da homenagem, iniciou o seu pronunciamento destacando a trajetória de vida de Brunno. Ele ressaltou suas virtudes, e o quanto a sua morte precoce foi uma perda para os amigos, para a família, bem como para toda a sociedade.

“É difícil perder um amigo, sobretudo, quando a sua morte não acontece de maneira natural, mas em circunstâncias desumanas, e que nunca iremos aceitar. Nós perdemos um amigo, mas a sociedade perdeu uma pessoa valorosa pelas muitas qualidades que tinha, como honra, caráter, e, principalmente pelo cidadão exemplar que ele sempre foi”, ressaltou Rocha Júnior.

9 pensou em “NOTINHAS DA BOCA DA NOITE

  1. Perguntas:
    1) Se o Marcos foi lá só trabalhar, porque a mulher, Symone D’Alma Ferreira Pacheco, está ao lado dele???
    2) Quando ele vai devolver o Carlos Macieira aos donos de direito, os servidores do Estado??
    3) Quando ele vai começar a cobrar taxas do CEUMA por utilizar GRATUITAMENTE os hospitais do Estado, quando já devia ter o seu próprio hospital?

  2. O Marcos Pacheco foi para Pinheiro de Helicóptero também
    Está colocando todos os seus amiguinhos na secretaria
    Acabando o que Ricardo Murad deixou, acabou com a cirurgia torácica ,!fechamento de serviços deixados por ele
    Ele está arruinando o governo de Flavio Dino, junto com a segurança que está destruída na nossa cidade

  3. Caro Leda,
    É bom que eles usem e se lambusem, pois até o final do ano essa aeronave não vai mais está voando. Pelo que sei, o painel dessa maquina
    Está parecendo uma arvore de natal.. Muitas luzes acessas indicando que tem PANE pra tudo que é lado e a Secretaria de Segurança não tem dinheiro para fazer as revisões necessarias. Depois acontece um acidente, os comunistas vão dizer que a culpa é de Aluisio e Roseana.

  4. Imagem meu caro RAIMUNÃO, não me diz absolutamente nada, o que importa é o que cada ser humano tem dentro de si, e com certeza tu és um vazio total, e não me surpreenderei se você não é o assassino do meu filho, pois não conheço ninguém com esse nome ou pseudônimo. Coisa de gente pequena. Tenho pena de ti. Tenha pelo menos a hombridade de colocar seu nome verdadeiro. Verdadeiro covarde .

  5. Pingback: Mais um secretário de Flávio Dino é flagrado usando helicóptero do GTA | Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.