“UFMA vai perder um professor”, diz Cláudio Guimarães após relatório da CGU

claudio_guimaraesO promotor Cláudio Guimarães encaminhou ontem (13) pequena manifestação ao Blog do Gilberto Léda após a citação do seu nome em relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontando descumprimento de carga horária (reveja).

Na nota, ele diz estar licenciado do cargo de professor – sem vencimentos – há quase dois anos e que, justamente por conta do que considera “imbróglio” envolvendo a apuração da CGU, deve pedir exoneração assim que terminado seu afastamento.

“Resultado: a UFMA vai perder um professor com dois doutorados e vasta produção científica”, disse.

Leia abaixo a íntegra do posicionamento do promotor.

“Sei que tramitava um processo administrativo por conta de acúmulo de cargos de professor, o que ultrapassaria as horas que a CGU entendia ser o máximo, ou seja, 60 horas no total. Entretanto, o CNMP decidiu que os membros do MP podem ter até 20 horas em sala de aula.

Em razão de tal imbróglio, resolvi me licenciar sem vencimentos e acho que quando acabar a licença vou pedir exoneração. Resultado: a UFMA vai perder um professor com dois doutorados e vasta produção científica”

31 pensou em ““UFMA vai perder um professor”, diz Cláudio Guimarães após relatório da CGU

      • Meu Deus!
        Rachei de rir!
        Você pegou o espírito da coisa!

        “UM DOS MELHORES PROFESSORES E ORIENTADORES DO CURSO DE DIREITO” – isso me assusta!
        Se uma pessoa tão ausente é um dos melhores, não quero saber como são os piores!

  1. APESAR DE MUITO VEDETISMO MIDIÁTICO NA SUA ATUAÇÃO NO MP ESTADUAL, O PROF.DR. CLÁUDIO GUIMARÃES É UM DOS MELHORES PROFESSORES E ORIENTADORES DO CURSO DE DIREITO, E NISSO NÃO TENHO NENHUMA DÚVIDA, EM ELOGIAR SUA ATUAÇÃO.ELE DÁ UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO AO ENGRADECIMENTO DO ENSINO DE DIREITO NO MARANHÃO.

    AGORA ESSES PROCURADORES MAIS VEDETÕES DEVEM É FICAR MAIS ESPERTOS DESSA MALANDRAGEM DE BANCAS DE CONCURSOS FORMADAS NOS SELETIVOS E CONCURSOS DE PROFESSORES DA UFMA E COLUM,QUE VEM SELECIONANDO PROFESSORES PILANTRAS E INCOMPETENTES PARA ATUAR NOIS DIVERSOS CURSO UFMA. E A CORRUPÇÃO E PILANTRAGEM NESSA UFMA CORRE É SOLTAS E ESSES VEDETOES DA CGU E JUSTIÇA FEDERAL DEIXAM A COISAFROUXA,PROPICIANDO ESSA FALÊNCIA DO SISTEMA UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO.

  2. A UFMA não perde com a saída de um professor que não dá aulas, GANHA. Que todos que não cumpram carga horária sigam o exemplo do nobre promotor.

  3. De que adiante ter tais credenciais e qualificações se o professor não está em sala de aula. Como guardião da lei, o promotor deveria não tinha o direito de cometer a irregularidade. É um péssimo exemplo para seus alunos e um tapa na cara da sociedade. Espero que o próprio peça, de fato, a sua exoneração do cargo de professor da UFMa
    e que restituía todos valores recebidos indevidamente. E que a reitoria da universidade apure as responsabilidades e aplique as devidas penas. O presidente da OAB também deveria pedir sua exoneração, é o mínimo quexe espera. Não dá pra ficar recebendo salário sem estar em sala de aula. Vergonga!

    • PALMAS!!!!!!

      Enquanto está de licença, está empatando a vaga, outro professor já poderia estar no seu lugar e com isso os alunos ganhariam muito mais. aff

  4. Vai perder um professor?? Se tem 2 anos que esta de licença e a UFMA continua viva, e pq nem ta fazendo falta.

  5. Nobre promotor,

    Leis são para serem cumpridas. Assim como você fiscaliza o cumprimento das leis nas barracas e restaurantes das praias de São Luís, não admitindo exceções ou cde contemporizações, deve também rsspeitá-la quando a lei exige o cumprimento da carga horária na sua integralidade. Neste caso, a lei se assrmelhs ao velho ditado popular “pau que bate em Chico, bate também em Francisco”.
    Antes que eu me esqueça, ninguém na vida é insubstituível e tão logo você se afaste da UFMA, esta vaga será preenchida por profissional tão ou mais competente que você. Pelo menos mais humilde, tenho certeza que será

  6. Pedir exoneração (ou ser demitido pela UFMA) é o mínimo que o promotor e os demais citados no Relatório de Auditoria da CGU devem fazer. Mas o principal é devolver os salários que receberam sem merecimento, ou seja, sem ministrar aula e trabalhar. A reitoria da universidade tem que agir com o devido rigor, não pode ser conivente e negligente.

  7. O que adianta um professor que não da aula? Se tirou licença é porque não piode lecionar, é melhor mesmo dá a vaga para outro que possa até não ter doutorado mas que pode comparecer para ensinar.

  8. Bom, como ele mesmo disse: “a UFMA vai perder um professor com dois doutorados e vasta produção científica”
    Porém, vai ganhar um outro profissional bem qualificado que com toda certeza irá dar aulas(e ensinar) com qualidade para os alunos e, que cumprirá rigorosamente a sua jornada de trabalho, além é claro de “não ficar fingindo que dar aulas” e que está “apenas fazendo um favor para a instituição”.
    Já vai tarde

    • O diabo é que o Pedro tem razão…. Após o devido Concurso Público, certamente a UFMA vai ganhar um professor que dê aula. Lendo a fala do distinto Promotor, me vem à lembrança Flávio Dino “embromando” lá pela UFMA.

  9. Não se preocupe professor ela ganhará outro professor nas mesmas condições pode ter certeza. Porem que possa dar aula.

  10. Gilberto, existem casos muitos mais absurdos no curso de direito, não tenho conhecimento quanto aos fatos constantes no relatório da CGU, mas Guimarães foi um dos bons professores que tive…que a CGU investigue professora magistrada que leciona direito civil e só comparece a UFMA duas vezes por semestre, ou as confusões do grupo que comanda a coordenação do curso a anos….Nosso curso precisa de intervenção urgente!!!!!

  11. Isso é IMPROBIDADE| Quero só ver o que o Ministério Público Federal vai fazer, assim como a Procuradoria Geral da Justiça. Ele tem que devolver os salários recebidos indevidamente. Se isso fosse feito por um simples mortal talvez já estivesse até preso.
    Quanto ao seus títulos Doutor Cláudio não se esqueça que foram patrocinados também pelo contribuinte quando o senhor foi liberado, recebendo salário, para fazer seus cursos.
    Antecipe sua exoneração e abra vaga pra quem quer trabalhar.

  12. Ele também foi meu professor. Muito bom pós sinal, respeitado na aula.
    Foi meu professor de Kite Surfe….

Os comentários estão fechados.