UFMA em Alcântara: Araken e Natalino Salgado assinam protocolo de intenções

ufmaO prefeito de Alcântara (MA), Domingos Araken e o reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Prof. Dr. Natalino Salgado Filho, assinaram em solenidade recente na Cidade Universitária Dom José Delgado, em São Luís (MA), um protocolo de intenções para viabilizar esforços de cooperação entre as instituições visando a implantação e funcionamento de curso de graduação presencial, programas de extensão e atividades acadêmicas em Alcântara, oferecidas pela UFMA.

Em seu pronunciamento, o reitor destacou a política institucional de interiorização e a importância de somar esforços junto com a prefeitura para promover o crescimento de Alcântara. “A Universidade Federal do Maranhão vive uma nova era. Promovemos inclusão social. Praticamos o processo de interiorização de forma responsável, garantindo as condições necessárias para o desenvolvimento de graduações e pós-graduações. Garantimos acessibilidade”, disse o reitor.

Para o prefeito Araken, ter a UFMA em Alcântara é uma luta histórica de várias gerações de famílias quilombolas. Um sonho coletivo que agora tem uma forte união institucional para virar realidade.“Implantar a UFMA em Alcântara é uma luta contínua de todos nós. Sugerimos os prédios onde funciona a Sala do Empreendedor do Sebrae e o “Cavalo de Tróia” para a UFMA”, disse Araken. O reitor, a futura reitora, Nair Portela e dirigentes já visitaram os locais e aprovaram os dois prédios coloniais.

Segundo Araken, a Prefeitura promoverá um forte esforço com a população para avançar nas próximas etapas de implantação da UFMA em Alcântara. “Vamos encaminhar nos próximos dias projeto de lei à Câmara de Vereadores, visando cessão dos prédios sugeridos pela administração municipal e já vistoriados pela UFMA para sediar a Universidade em nosso município. Esperamos que os vereadores respondam positivamente a essa luta do povo alcantarense”, ressalta Araken.

Pelo protocolo formalizado, a UFMA e a Prefeitura de Alcântara se comprometeram a desenvolver estudos, pesquisas e atividades necessárias à elaboração de relatório destinado a nortear a implantação de Curso de Graduação Presencial, programas de extensão e demais atividades acadêmicas na sede de Alcântara, especificando a proposta pedagógica e estrutura física necessária para implantação do curso, bem como o pessoal administrativo e acadêmico adequado.