Funasa na guerra contra o mosquito

André CamposO superintendente da Funasa no Maranhão, André Campos, participou do lançamento da campanha da Prefeitura de São Luís “Todos na Guerra contra o Mosquito”, realizada na tarde de ontem (10) no auditório do Palácio La Ravardière. A campanha tem por objetivo o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

De acordo com Andre Campos, o combate ao mosquito é tema estratégico e prioritário da agenda política e técnica do Governo Federal e se constitui hoje em um dos principais problemas de saúde pública do Brasil, que tem interface direta com as condições sociais, de saneamento, saúde e meio ambiente.

A Funasa ao longo de sua história adquiriu vasta experiência na realização de projetos para implantação, operação e manutenção de serviços de abastecimento de água, tendo, portanto condições de repassar estes conhecimentos para outros parceiros, fomentando desta forma práticas seguras e contribuir efetivamente para o combate do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

Durante o lançamento da campanha “Todos na Guerra contra o Mosquito”, ficou definido que a partir desta sexta-feira, acontecerá o dia D da campanha com a realização de uma grande concentração pública na Praça Deodoro. A Funasa também participará sensibilizando o corpo funcional da fundação e a sociedade em geral sobre a importância de cada cidadão no combate ao mosquito, como ação complementar ao que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São Luís.

A ideia é eliminar criadouros do mosquito transmissor da doença nos quintais dos moradores de São Luís. A princípio, os agentes de endemias da cidade irão percorrer os pontos onde ocorre o maior índice de proliferação do vetor. A visita será de casa em casa, dando orientações básicas para o controle.

André Campos elogiou a iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda, ao buscar parceria com a Funasa objetivando uma campanha com resultados. “Também vamos estar difundido entre parentes e amigos a importância de entrar nessa luta. Essa é uma guerra que tem que ser vencida porque esse mosquito traz tristeza para muitas famílias e juntos temos certeza que vamos conseguir combatê-lo. Com um trabalho educativo que vai ser intensificado a partir dessa campanha com certeza a população receberá melhor os agentes que tanto contribuem nesse trabalho”, disse o superintendente da Funasa, Andre Campos.