Deputados divergem sobre confusão no Conselho de Ética da Câmara

(Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press)

(Foto: Honório Moreira/OIMP/D.A Press)

Deputados que integram a bancada maranhense no Congresso Nacional divergiram sobre eventuais consequências à imagem do legislativo, após confusão que envolveu membros do Conselho de Ética da Câmara Federal. A briga entre parlamentares Zé Geraldo (PT-PA) e Wellington Roberto (PR-PB) ganhou repercussão internacional.

Para o deputado Aluisio Mendes (PSDC), o episódio que acabou com empurrões entre deputados, agressões verbais e suspensão das atividades do Conselho de Ética, contribui para que a imagem da Câmara Federal seja abalada.

pedro_fernandes“Acho um absurdo o que vem ocorrendo no Conselho de Ética. Com certeza a imagem da Câmara dos Deputados e dos seus membros fica arranhada. Essas atitudes e posturas observadas atingem sim a imagem do parlamento e comprometem a lisura do processo em curso no conselho”, disse.

O processo ao qual se referiu Aluisio diz respeito à análise de denúncia de suposta quebra de decoro parlamentar por parte do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB).

Já os deputados Pedro Fernandes (PTB) – coordenador da bancada maranhense -, e André Fufuca (PEN), fizeram ponderações em relação ao episódio.

Ponderou – Fernandes atribuiu a confusão aos “ânimos exaltados”. “Em todo parlamento acontecem discussões acaloradas. Claro que precisamos conter. Isso acontece nas grandes famílias”, avaliou.

fufucaFufuca disse que apesar de atingir a imagem da Casa, o clima hoje é de debate intenso entre as bancadas. “Não há como negar que atinge. Contudo, hoje vivemos um tempo em que existe mais discussão. Às vezes as pessoas perdem a paciência, e isso não é exclusividade do parlamento. O que eu acho importante frisar é o clima que se tem hoje é de debate intenso, o que é melhor para a democracia”, completou.

Para Hildo Rocha, deputado pelo PMDB, as confusões que pontualmente ocorrem no legislativo, refletem com fidelidade o clima de tensão sobre os parlamentares.

“Não é a melhor forma de expressar um pensamento, mas os membros dos parlamentares são homens e mulheres suscetíveis de explosões de sentimentos. Lamentável, mas compreensível”, enfatizou.