Timon Junino reúne multidão no maior São João da Região dos Cocais

timon timon2timon3A sexta-feira (17) foi dia de pular quadrilha e dançar bumba boi na cidade de Timon. A 4ª edição do Timon Junino, maior São João da Região dos Cocais Maranhenses, levou uma multidão para a arena Espaço Fama, onde o público pode presenciar a apresentação de grupos de dança folclórica, concurso de quadrilhas juninas e bumba bois timonenses, além do grande batuque do Boi de Axixá e show do grupo Solteirões do Forró. Na noite deste sábado, 18, a festa continua com mais apresentações de grupos folclóricos, concurso de quadrilhas e bumba bois, a apresentação do Boi de Nina Rodrigues e show de Jorge de Altinho.

O deputado estadual Alexandre Almeida, idealizador do evento, destaca a importância do Timon Junino para a valorização da Cultura local e o poder de mobilização juntos aos jovens timonenses por meio dos grupos de bumba boi e das quadrilhas. “Quando realizamos o 1º Timon Junino foi complicado encontrar grupos de bumba boi e de quadrilhas juninas em Timon. Nestes quatro anos isso mudou bastante e o que temos hoje são grupos organizados, que reúnem centenas de jovens e que realizam apresentações em diversos Estados, representando o Maranhão e Timon por meio da Cultura”, conta.

Alexandre Almeida explicou ainda que apesar de o Timon Junino ser realizado em três dias o seu planejamento é feito durante alguns meses. “Desde a elaboração dos projetos até a realização do evento levamos alguns meses. Fazemos um grande trabalho de mobilização dos grupos de bumba boi e quadrilhas juninas de Timon, há uma pesquisa de mercado e a busca de patrocínios. Realizamos também o planejamento de segurança, de marketing e divulgação do evento, tudo isso é realizado antes de o Timon Junino de fato acontecer e o público que for ao Espaço Fama pode ter a certeza de que estará em um local pensado da melhor forma possível para receber bem, com conforto e segurança”.

O 4º Timon Junino é uma realização do Instituto Vida e Ação juntamente com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com os patrocínios do Grupo R Damásio, Schin, Vodka Slova, Kbyte Informática, Oi e apoio cultural do Oi Futuro. O parlamentar ressalta que muitos dos patrocinadores são os mesmos das edições anteriores do Timon Junino, o que evidencia que o evento já se firmou no calendário de festas juninas no Nordeste e que as marcas que apostaram no evento aprovaram sua realização e firmaram nova parceria em 2016.