Edivaldo Jr. repõe a verdade após Eliziane citar perda de recurso para BRT

edivaldo_elizianeO comando do PDT, partido do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, tratou de repor a verdade a respeito de uma segunda denúncia da candidata do PPS a prefeita da capital, deputada Eliziane Gama, feita contra a administração municipal durante a Sabatina O Estado.

A primeira delas – já devidamente esclarecida – dizia respeito à transparência da gestão (reveja).

Em outro ponto, Gama afirmou que, só no Ministério das Cidades, projetos supostamente “perdidos” pela Prefeitura de São Luís superavam os R$ 613 milhões.

As “provas” de que Edivaldo Jr. teria perdido a verba para a implantação do Corredor de Transporte Público (com utilização de faixa para BRT) são nada mais do que um edital de projetos selecionados pelo Ministério das Cidades. Entre eles, o projeto de São Luís.

portariaO documento apresentado, na verdade, mostra apenas que os projetos foram selecionados (veja ao lado). Mas nenhum teve contrato assinado. Somente com contrato assinado o recurso é liberado, claro.

Ocorre que, segundo o PDT, a Prefeitura não perdeu prazo algum e todos os pré-requisitos foram cumpridos e falta apenas uma decisão do Governo Federal – que fechou as torneiras por conta da crise – para  a continuidade dos projetos.

No caso do BRT, a documentação está protocolada e em análise pela Caixa Econômica Federal e pelo Ministério das Cidades. E está dividia por trechos – são três no total.

À exceção do Trecho 1 do BRT – que será financiado com recursos do FGTS -, os demais projetos têm como fonte de recursos o Orçamento Geral da União (OGU). Tanto no que se refere ao Trecho 1 do BRT (recursos FGTS) quanto aos projetos que terão como fonte recursos do OGU, a Prefeitura cumpriu todos os prazos e pré-requisitos exigidos pelo Governo Federal.

O Trecho 2, junto com todos os demais projetos que aparecem na lista terão como fontes recurso do OGU (Orçamento Geral da União).

Com a crise, o Governo Federal não avançou mais no encaminhamento dessas propostas e a Prefeitura continua aguardando manifestação deles. Sendo assim, recurso algum foi perdido. Tão somente

13 pensou em “Edivaldo Jr. repõe a verdade após Eliziane citar perda de recurso para BRT

  1. Cadê as obras dos elevados da forquilha e calhau e corredor transporte que castelo deixou o recurso assegurado no min cidades ??? A deputada eliziane falou a verdade . Este pinguim estar mentindo por isso São Luís e 23 Eliane gama neles

    • Bem, eu tb perguntei sobre o selevados na sabatina e não me satisfiz com a resposta… agora, o que isso tem a ver com o BRT e a acusação da deputada?

  2. Essa desculpa não cola. Até os últimos momentos de Dilma (Edivaldo dizia ser próximo por ter participado do conselho de líderes da base) foram liberados milhões de reais para projetos (com intuito de barrar o impeachment). Qualquer pessoa sabe que o orçamento público (e mesmo o doméstico) é um bolo bem disputado. A realidade dos documentos apresentados é cabal em demonstrar que faltou capacidade da prefeitura em dar prosseguimento com os referidos projetos. Os projetos do Estado (mesmo os oriundos do governo anterior) financiados pela União continuam sendo executados (pode até ser devagar). Então, qual o motivo da Prefeitura não conseguir também? É melhor pensarem em outra desculpa.

  3. Tudo mentira. O que realmente tem emperrado as obras do BRT, VLT e Avenida Metropolitana (Governo do Estado) é o valor das desapropriações, cuja responsabilidade é do ente que busca financiamento.

    Foi uma escolha dele. O prefeito preferiu fazer praças, trocar luminárias e paradas de ônibus nas avenidas ao invés de arcar com o custo das desapropriações (e com o ônus político também) de obras estruturantes para a mobilidade urbana.

    Resta saber se a população se contenta com bancos de praças e luminárias novas.

  4. Pingback: Edivaldo Jr. repõe a verdade após Eliziane citar perda de recurso para BRT

  5. Bato todo dia na mesma tecla, Eliziane está fazendo essas acusações sem fundamento contra Edivaldo no único intuito de se promover, pois sua candidatura inflou, e com suas “próprias pernas”, ela não cresce mais nada nessas eleições. Por isso fica inventando esses factóides, quer subir nas custa de Edivaldo.

  6. Esse dinheiro foi gasto foi na gestão de caostelo, ele que deu fim em tudo e Eliziane quer acobertar.

  7. Muito feio o papel que Eliziane está fazendo antes mesmo de iniciar a campanha de fato. Fica evidente a falta dela de compromisso com o povo e com a verdade.

  8. Caostelo quebrou São Luís e a pupila dele quer cobrar algo mais do que foi feito ? Ora me compre um bode ! Edivaldo é quem teve que pagar o rombo da Cemar que Caostelo deixou. E os 72 milhões sentenciados por Megbel Abdala, que Castelo deu fim e não construiu o elevado da Forquilha ? Por aí vai meu amigo.

  9. enquanto esses dois enrolados se acusam, WELLINGTON DO CURSO CRESCE, UM CARA LIMPO É 11, 11, 11, 11,11 11,

  10. Olha, depois da bola fora da Eliziane na sabatina e o caos eleitoral que ela tem, no troca troca de apoio e partido. Ela não tem muita credibilidade não.

Os comentários estão fechados.