Deputados exigem reajuste do piso salarial dos professores

EdilazioeAdrianoOs deputados estaduais Adriano Sarney e Edilázio Júnior, ambos do PV, levaram à tribuna da Assembleia Legislativa, hoje (30), críticas ao governador Flávio Dino (PCdoB) por conta do não pagamento reajuste do piso salarial dos professores do Estado. O MEC definiu reajuste linear de 11,36% no início do ano, mas o governo comunista ainda não garantiu a implantação nos contracheques dos docentes.

“Começo a achar que falta competência para administrar uma máquina complexa como é o Governo do Estado”, afirmou Adriano Sarney, ressaltando que, enquanto diz faltar dinheiro para a garantia do aumento salarial, Dino “vangloria-se de inaugurar diversas obras pelo estado”.

Para o parlamentar, o governador está enganando os professores – além de outros setores do funcionalismo público estadual.

“O governador enganou os professores e professoras do Estado, enganou os policiais militares quando prometeu a PEC 300, enganou várias categorias do funcionalismo estadual durante as eleições. Ele tentou explicar o inexplicável. Disse que não tem dinheiro para pagar o piso salarial que os docentes estaduais têm direito, por lei nacional, definido em 11,36% pelo Ministério da Educação no início deste ano”, relata o deputado.

Segundo Adriano, esta situação é indício da falta de competência do governo em gerir o orçamento e planejar a folha de pessoal, pois Flávio Dino recebeu da gestão anterior as contas equilibradas, com estimativa de gasto com a folha na faixa de 38% da receita líquida corrente, bem abaixo dos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Atualmente, o governo passou do patamar de 44% e atingiu a faixa de alerta.

Exemplos

Em seu discurso, o deputado Edilázio Júnior comparou a situação do Maranhão com a de outros estados. Segundo ele, nove governadores já implantaram o reajuste do magistério.

O parlamentar comentou, ainda, o que considerou “vexame” do governador Flávio Dino, que foi confrontado por duas professoras, em Açailândia, exigindo o pagamento do piso (reveja).

 “Que vergonha o governador Flávio Dino passou. Ainda faltou com a verdade, ao afirmar que nenhum estado havia pago o reajuste de 11%. Nove estados da federação pagam o piso salarial dos professores”, disse.

Edilázio lembrou que além de outros estados, municípios maranhenses também já pagam o piso salarial do professor.

Ele também criticou o fato de Flávio Dino ter considerado uma vantagem do servidor público, receber mensalmente o salário. “O governador afirmou: ‘Ah, vocês recebem salário todo mês’. Ora, ele não recebe o dele? Eu não recebo o meu? Quem trabalha deve receber seus proventos. Pagar o salário do servidor não é mérito, é dever. O que ele tem de fazer é cumprir a lei e pagar o reajuste”, enfatizou.

Edilázio afirmou que os professores já começaram a reagir contra o Executivo, com a redução da carga horária nas escolas.

“Está ocorrendo uma greve branca no estado. Professores começam a dar aula mais tarde e terminam mais cedo. E isso é em grande parte das escolas do estado do Maranhão. Então, fica aqui o apelo para que o governador tenha sensibilidade e procure tratar os educadores com carinho, atenção e o que é de direito deles. É de direito o piso salarial dos professores, é um ganho, é uma lei de 2008 e o governador não aplica”, finalizou”, disse.

Edilázio Júnior citou em seu discurso que uma intervenção política de Flávio Dino no sindicato dos professores de Maranhão tem prejudicado a candidatura e a campanha de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) em São Luís. “Flávio Dino levou Júlio Pinheiro, que é presidente do SINPROESEMMA para a chapa de Edivaldo. Levou toda a rejeição dos professores para a chapa do prefeito. É uma incompetência do governador em fazer política”, finalizou.

7 pensou em “Deputados exigem reajuste do piso salarial dos professores

  1. NUNCA VI UM GOVERNADOR COM TANTA DECADENCIA EM TAO POUCO TEMPO. A PAGINA OFICIAL DE FLAVIO DINO, AS PUBLICACOES NAO CHEGAM A 1000 CURTIDAS, POPULARIDADE CAINDO CADA DIA MAIS, POLITICOS REPUDUANDO ELE CADA DIA MAIS E ENGOLINDO PQ É O JEITO E O POVO NOS INTERIORES MARANHENSES REPRIVANDO E O ROTULANDO DE PERSEGUIDOR, AUTORITARIO, ARROGANTE E VINGATIVO.

    • Nossa!!! Vc tá avaliando o governo dele pelo número de curtidas? kkkk Tem muito brincalhão por aqui, pois saiba que os milhares de maranheses esquecidos por sua oligarquia não têm quase o que comer, agora imagina se pelo menos sabem o que é rede social, facebook…se perguntar eles vão pensar que é um tipo de comida….
      Vá na pagina do governo do Maranhão…..kkkk

  2. Concordo com o deputado Adriano Sarney, precisamos valorizar o servidor público e, principalmente, os professores. Ninguém mais quer ser professor. As carreiras não são atraentes, não existe política salarial constante, a carga é muito grande, as condições de trabalho são as mais difíceis.

  3. O deputado Adriano Sarney, foi muito feliz em seu pronunciamento ao explicar que tem sim dinheiro para reajustar os salários dos professores.Ainda bem que temos parlamentares como Adriano Sarney, para abrir os nossos olhos e nos alertar que vivemos em um estado que educação não é prioridade. Enquanto o governador gasta milhões com marketing, as escolas estão sucateadas, professores estão insatisfeitos, afinal, não recebem o reconhecimento merecido. Até quando Flávio Dino vai tratar as categorias de classe como segundo plano? Ele que prega o comunismo, mais uma vez demonstra o quão ditador, opressor é! Deputado Adriano, continue nos defendendo e abrindo os nosso olhos!

  4. Se os nobres deputados querem tanto valorizar os servidores, por que não abrem mão de seus vencimentos e verbas de gabinete em favor dos mesmos ??? São uns palhaços esses dois…

Os comentários estão fechados.