JPMDB Nacional lança Pacto pela Juventude em Brasília

pactoA Juventude Nacional do PMDB realizou nesta segunda-feira (29), em Brasília, o ato de lançamento oficial do Pacto pela Juventude. Com esse ato, a JPMDB firma um compromisso público de atuar junto aos candidatos a cargos eletivos, em todos os níveis, para que estes formalizem o seu comprometimento com as políticas públicas de juventude, tendo como referência 15 prioridades que estão definidas no documento.

O evento foi conduzido pelo presidente da JPMDB Nacional, Assis Filho (MA), e contou com as presenças de líderes jovens de 26 estados do Brasil. O Secretário Nacional de Juventude, Bruno Julio (MG), a Secretaria Nacional da Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes (AP) e os deputados federais Marinha Raupp (RO) e André Amaral (PB) prestigiaram o lançamento do Pacto pela Juventude. O coordenador de núcleos do PMDB, Sandro Salazar, também participou do encontro.

O documento da JPMDB apresenta 15 propostas a serem encampadas pelos candidatos, inclusive os que disputam as eleições municipais deste ano. São temas que foram identificados em debates já realizados por núcleos da juventude peemedebista e que continuarão sendo debatidos com a sociedade em eventos que estão sendo planejados.

As 15 propostas são: 1 – Fortalecer os canais de participação democrática; 2 – Prevenir e enfrentar a violência; 3 – Institucionalizar a Política de Juventude; 4 – Garantir a educação de qualidade; 5 – Assegurar o trabalho decente para a juventude; 6 – Promover a saúde integral; 7 – Promover o direito à comunicação; 8 – Promover o acesso à cultura, esporte, lazer e tempo livre; 9 – Garantir o direito ao território; 10 – Estimular novas ideias e novas riquezas; 11 – Mão de Obra Local; 12 – Mais Qualificação; 13 – Jovem Empreendedor; 14 – Garantia de Recursos para as PPJ’s; 15 – Inclusão

Candidatos jovens

A JPMDB está realizando um levantamento nacional  sobre a quantidade de candidatos jovens nas eleições municipais, identificando em cada estado o número de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador com idade abaixo de 35 anos. Em dados ainda preliminares, a JPMDB contabiliza cerca de 2.200 candidatos jovens. Alguns estados ainda estão finalizando o levantamento, mas acredita-se que o quadro estará completo até a próxima sexta-feira (2/9).