Sem força em Colinas, Márcio Jerry e governo rendem-se a imposição dos Brandão

valmira

As eleições municipais em Colinas marcam, mesmo antes da abertura de qualquer urna, a primeira grande derrota política do governador Flávio Dino e do seu lugar-tenente, Márcio Jerry, ambos do PCdoB.

No município onde os Barroso fazem política há décadas, o homem mais forte do estado (depois do governador) não teve forças para garantir a candidatura da sua irmã, vereadora Régia Barroso (PCdoB), e teve que aceitar goela abaixo a indicação de Valmira Miranda (PDT) como candidata a prefeita do grupo.

A escolha foi tão traumática que Régia – que deveria ser a candidata a vice, já que abdicara da candidatura própria do PCdoB – negou-se até a participar da convenção que homologara a pedetista, sobrando para outro irmão de Jerry, João Haroldo, a incumbência de formar chapa com a indicada dos Brandão.

Para quem não lembra, Valmira Miranda elegeu-se prefeita em 2008, numa disputa em que todos os seus “eleitores” votaram, na verdade, em Zé Henrique Brandão, irmão do atual vice-governador do Estado, Carlos Brandão.

Como hoje, já em 2008 Zé Henrique não podia candidatar-se por ser ficha suja – outro irmão do vice-governador, Marcus Brandão, também tem problemas parecidos -, mas sustentou a suposta candidatura até o fim da campanha, para garantir nome e número na urna, fazendo a substituição por uma de suas funcionárias, Valmira Miranda, apenas horas antes do início da votação.

O resultado: a eleição de uma prefeita sem condições de gerir o Municípios e uma administração desastrosa da pedetista, marcada por irregularidades que a complicam até hoje.

Como no caso de um convênio para a construção de creches que virou caso de polícia. E de Polícia Federal.

São tantas as suspeitas de desvios que a Procuradoria Geral do Município de Colinas deve pedir, nos próximos dias, a indisponibilidade dos bens da ex-prefeita. Ela já é alvo de um inquérito aberto pela PF para apurar o caso (saiba mais). O bloqueio dos bens visaria ao ressarcimento do erário.

crecheNa gestão Valmira Miranda, a prefeitura recebeu pelo menos R$ 2,3 milhões para construir três creches, nos bairros Liberdade, Piquete e Chapadinha. Segundo as investigações, as empresas responsáveis pelas obras foram pagas, mas nenhuma das unidades foi concluída (veja uma das construções inacabadas ao lado).

Logo depois de sair do cargo, em janeiro de 2013, Valmira afirmava à imprensa colinense haver deixado verba em caixa para a conclusão dos prédios.

Extratos a que o Blog do Gilberto Léda teve acesso, no entanto, apontam para outra informação: no dia 1º de janeiro de 2013 só havia cerca de R$ 320 mil na conta do convênio (veja relatório abaixo).

conta_crechesMas isso não é só.

Também em janeiro daquele ano, logo após assumir a prefeitura, a nova gestão descobriu que um engenheiro identificado como Adriano Feitosa – que trabalhou com Valmira Miranda -, ainda de posse das senhas do sistema de convênios, entrou na plataforma digital e inseriu dados de supostas medições das obras.

Segundo o que foi informado por ele, as creches tinham sido, respectivamente, 30%, 25% e 14% concluídas.

Ocorre que o MEC, depois de acionado pelo Município, realizou fiscalização própria e constatou que os serviços executados correspondiam, na verdade, a 20%, 14% e 3% do total.

Em depoimento, o engenheiro Felix Bispo – proprietário de uma das empreiteiras contratadas – chegou a confessar que, “de forma errada”, usou o dinheiro das creches em outras obras e em obras de “terceiros” (veja abaixo).

confissão

Saques

Extratos bancários de contas sob a responsabilidade do Município revelam que a maior parte dos valores foi sacada no final do mês de dezembro de 2012, dias antes de a ex-prefeita entregar a prefeitura (veja documento a seguir).

extratoEssa é uma das principais evidências de que pode ter havido desvio de dinheiro público no caso em investigação pelos federais.

Sobre os motivos que levaram a atual gestão a não dar continuidade às obras, a Prefeitura informou que não poderia fazê-lo porque, assim, estaria incorrendo nos mesmos crimes imputados à pedetista.

2 pensou em “Sem força em Colinas, Márcio Jerry e governo rendem-se a imposição dos Brandão

  1. Tu lá sabe alguma coisa de colinas ? Só foi pago pra botar um texto,Valmira é capacitada,formada,preparada e não é candidata de ninguém aparece com mais de 50% em todas as pesquisas em larga vantagem

Os comentários estão fechados.