Timon: Justiça investiga irregularidade em doações a Luciano Leitoa

lucianoDe O Estado

A Justiça Eleitoral apura suposto recebimento irregular de doações de campanha pelo atual prefeito e candidato à reeleição em Timon (MA), Luciano Leitoa (PSB) – da coligação Juntos Pra Fazer Mais. A alegação é que o socialista teria sido beneficiado por repasses financeiros feitos por pessoas incluídas no Bolsa Família, o que é vedado pela atual legislação eleitoral.

No total, a Justiça Eleitoral identificou 2899 doações com indícios de irregularidades na campanha de Luciano Leitoa. Ainda de acordo com a Justiça, cinco diferentes tipos de doações ilegais teriam sido efetuadas: doador inscrito em programas sociais do governo (quatro casos); doador cuja renda é incompatível com o valor doado (dois casos); doador sem vínculo empregatício conhecido nos últimos 60 dias anteriores à data da doação (sete casos); fornecedores com relação de parentesco com candidato ou seu vice (2.816 casos) e concentração de doadores em uma mesma empresa, revelando indícios de doação empresarial indireta (setenta casos).

Os doadores foram intimados pelo juiz da 19ª Zona Eleitoral de Timon, Rogério Monteles da Costa, desde a semana passada. O objetivo do magistrado era obter informações sobre a origem das doações e exigir a apresentação de documentos que comprovem a capacidade financeira dos doadores para fazer os repasses financeiros.

Caso sejam comprovadas as irregularidades, o prefeito e candidato à reeleição em Timon, Luciano Leitoa e seu vice, João Rodolfo podem ter a sua prestação de contas reprovada, assim como a cassação do registro de candidatura ou diploma, além de sanção de inelegibilidade por oito anos.

Relembre

Não é a primeira vez que beneficiários de programas sociais se envolvem em polêmicas no governo de Luciano Leitoa. No dia 17 de dezembro do ano passado, conforme publicação feita por O Estado, a tesoureira da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) da Prefeitura de Timon, Márcia Araújo da Silva, foi flagrada como beneficiária de forma ilegal do Programa Bolsa Família. A funcionária pediu desligamento voluntário do benefício social e foi exonerada, em seguida, do cargo público.

Resposta

Procurada por O Estado, a defesa de Luciano Leitoa alegou que deverá se pronunciar sobre as acusações “após o parecer judicial”. A defesa do candidato do PSB alegou ainda que, durante a apuração, “tem colaborado com a Justiça”.