Promotor de Justiça é preso por desacatar desembargador no TJ-MA

carlos-serra

O promotor Carlos Serra Martins (foto acima) foi preso e saiu algemado, hoje (6), de uma audiência no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A ordem de prisão foi dada pelo desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, no Pleno do TJMA, por desacato.

Serra Martins estava na Corte para uma audiência de instrução num processo em que ele responde desde agosto de 2014, depois de haver sido conduzido ao Plantão Central do Cohatrac, de posse de uma escopeta calibre 12 e uma pistola calibre 380, além de munições.

De acordo com o procedimento policial, o promotor de Justiça disparou por três vezes em direção a um homem, em virtude de discussão sobre a propriedade de terras na localidade Iguaíba, em Paço do Lumiar. Durante sua condução à Polícia Civil, Carlos Serra Martins também teria ofendido os policiais militares que o acompanhavam e agredido a vítima.

Durante a audiência de hoje, ele questionou à procuradora Marilea Costa se já havia sido deferido seu pedido para reaver as armas usadas no episódio. Diante da negativa, ele passou a acusar a representante do MP de ser prevaricadora e desonesta.

José Joaquim interveio e exigiu que o promotor se portasse com urbanidade, momento em que também passou a ser agredido verbalmente.

“Ele foi admoestado, mas como continuou eu determinei a sua prisão. E ele, muito alterado, nós achamaos que ele estava armado, eu mandei que ele fosse algemado também”, relatou o desembargador.

Após a prisão, Serra Martins foi encaminhado, junto com um mandato judicial, para a Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ).

Histórico

O promotor Carlos Serra já tem histórico de confusões no Maranhão. Também em agosto de 2014 ele teve a prisão pedida pelo próprio Ministério Público, nesse mesmo processo em que acabou preso nesta quinta-feira (reveja).

Em outro processo ele é acusado de prática de crimes ambientais e de prestar informações falsas a agentes de fiscalização do Ibama (saiba mais).

Antes, em fevereiro do mesmo ano, ele havia sido afastado das funções por decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) – releia.

28 pensou em “Promotor de Justiça é preso por desacatar desembargador no TJ-MA

  1. Este […] é PROMOTOR DE JUSTIÇA, ganha mais de 30 mil por mês, não trabalha, gosta de […] e o pior a lei protege um imbecil como este, é quase impossível demitir um mal funcionário público.
    A lei precisa mudar para ser mais fácil demitir um traste como este.

    • Se algum PJ que você conhece não trabalha é melhor representar acerca deste fato a Corregedoria do MP e ao CNMP, pois este decrerto está descumprido com obrigação básica de qq servidor público e é um MAU servidor. Agora difícil é crer que um PJ não trabalhe já que grande é o volume de atribuições que lhe são impostas, não lhe sendo cobrada jornada de trabalho, porque se o fosse seriam credores de “n” horas extra dado a que trabalham inclusive durante a noite. Se fosse aplicada a lei trabalhista a esta classe e não normas estatutárias, os MP’s iriam à falência!

  2. Pingback: Desembargador de São João Batista manda prender promotor por desacato | Folha de SJB-MA

  3. Isso é postura aceitável para o cargo de promotor de justiça, Parabéns ao desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos ao prender esse desequilibrado que o desrespeitou

  4. Isso não é postura aceitável para o cargo de promotor de justiça, Parabéns ao desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos ao prender esse desequilibrado que desrespeitou-o

      • Não sei o que se sucedeu exatamente, a noticia diz que a discussão teria ocorrido em função da não devolução de armas. Agora quanto a pergunta se acho que as armas deveriam ser restituídas, não tenho como te responder, pois não sei exatamente em que contexto se deu a apreensão das mesmas, dai o porquê do meu questionamento anterior. Intrinsecamente há na sua pergunta o questionamento sobre ser a favor ou contra armas. Sou atirador desportista e sou TOTALMENTE favorável a qualquer cidadão fazer uso de arma de fogo para sua defesa pessoal, a favor ainda, da revogação do Estatuto do Desarmamento por uma legislação que contemple o cidadão de bem e que faz uso de arma legalizada para a sua defesa pessoal e familiar.

        • Eu tb sou a favor de que qlq cidadão, em princípio, porte uma arma… mas desequilibrados como o cidadão em questão devem ficar longe delas, quando constatado o desequilíbrio

  5. Desde que ingressou no Ministério Público que esse sujeito cria problemas de toda natureza.
    Ainda bem que já foi afastado das funções.
    É completamente desequilibrado.
    Há quase 26 anos a procuradora de justiça Elismar exigia exame psicotécnico nos concursos do MP. Muitos eram contra. Hoje constata-se que ela estava com razão.

  6. Nada que uma boa palmatoria nao resolva. Esse promotor […] deve ser excluído do respeitavel Ministerio Publibo do Maranhao., para o bem de todos.

  7. Pingback: Desembargador relaxa prisão de promotor natural de São João Batista | Folha de SJB-MA

Os comentários estão fechados.