Flávio Dino usa polícia e Justiça contra “adversários ou inimigos”, diz Sarney

Adversário ou inimigo

Da Coluna do Sarney

A democracia é uma disputa entre pessoas que desejam influir ou exercer o poder, desde que começou a ser exercida pelos Estados criados ao longo de séculos de experiências, em busca de como evitar a violência e constituir-se o poder baseado em leis e não em homens, aquilo que hoje chama-se o Estado de Direito. Um dos métodos políticos do mundo democrático, no entanto, foi o de desclassificar o adversário.

dinoEssa técnica ficou tão consolidada que agora mesmo, na maior potência do mundo, os Estados Unidos, a campanha presidencial foi feita com ataques pessoais, na descoberta e criação de escândalos, muitos deles tão escabrosos que parecia estarmos num país de instituições primárias. Assim, levou vantagem quem mais desmoralizou o adversário. Foi quase que um episódio vergonhoso ver o chefe do FBI anunciar, poucos dias antes das eleições, uma investigação que comprometeu a candidata do Partido Democrático, sob o pretexto de que poderia haver, num computador do marido de uma colaboradora, mensagens confidenciais de quando era Secretária de Estado. Vejam-se os métodos que foram capazes de alterar decisivamente o resultado da eleição.

A luta pessoal, se por si mesma já é condenável pela baixaria que possibilita, fica mais grave quando o Estado participa dessa desclassificação do adversário. É como se a tortura fosse usada como uma política de Estado – o que aliás faz parte dos mandamentos de crueldade de Trump.

O Brasil atravessa atualmente uma fase de histeria contra os políticos, e se tenta não apenas desmoralizar as pessoas, mas demonizar a atividade política, generalizando o conceito de que todos os políticos são desonestos, sem dizer o que deve substituí-los. O maior perigo desse procedimento é ser uma proposta escatológica. Se ele já tivesse tido êxito em outro lugar do mundo, poderia ser um exemplo a seguir, mas julgar que é o Brasil que vai descobri-lo é também esquecer que, em toda parte que foi tentado, o resultado foi ou levar o poder aos militares ou destruir os países. Eles levaram a vários tipos de dissolução da sociedade e às ideologias que construíram os maiores campos de terror do mundo, como o nazismo e o fascismo.

Lenine e Stalin tentaram estabelecer outro tipo de luta, pregando que a política é uma guerra, onde não há adversários, mas sim inimigos num campo de batalha, em que o objetivo da luta é destruir, matar, dissolver o outro lado.

Em seu livro 1984, George Orwell criou o domínio do Big Brother, que controlava a vida de todos, numa antecipação da vigilância eletrônica das câmeras e gravadores, com seus ministérios promovendo o contrário de seus nomes: o da Verdade, a mentira; o do Amor, a tortura; o da Paz, a guerra; e o da Fartura, a fome.

Quantas violências e injustiças estão sendo feitas em nome da corrupção, que existe desde que surgiu o homem na face da terra e só desaparecerá quando a humanidade desaparecer.

No Maranhão estamos vendo uma forma trivial desse procedimento: espalhar o medo, ameaçar as pessoas, perseguir e jogar a polícia e a justiça para chegar ao objetivo de desconstruir os adversários ou inimigos.

Graças a Deus isto tem sido tentado por vários ditadorezinhos de papel e o fim de todos eles é a derrota e o esquecimento.

16 pensou em “Flávio Dino usa polícia e Justiça contra “adversários ou inimigos”, diz Sarney

  1. Deixa de lero lero, quero ver esse senhor explicar os milhões que Sérgio Malheiros entregou para ele, que aparece na gravação ele perguntando “Ninguém sabe dessa ajuda que você me deu?”.

  2. Pingback: Flávio Dino usa polícia e Justiça contra “adversários ou inimigos”, diz Sarney – Notícias dos Blogs

  3. Mais olha só de quem sai tal afirmativa falciosa de que o GOVERNADOR DE TODOS OS MARANHENSES, inclusive dele mesmo , JOSÉ SARNEY, O FLÁVIO DINO nas palavras dele, estaria se utilizando do poder para usarr a policia e a justiça no intuito de perseguir e ameaçar e espalhar o medo contra os seus inimigos ou adversários políticos. Esse comportamento e/ou posicionamento do CORONEL DA DINASTIA SARNEY busca me causar deveras indignação por ser elas infundadas e sem significado plausível. Logo ele que sempre se utilizou das ameaças e do medo para coagir seus inimigos e adversários do mundo da política. SARNEY nunca mais!!!!!!!

  4. ESSE MORIBUNDO OLIGARCA É CÍNICO OU JÁ ESTAR SENIL , POIS QUEM NÃO SE LEMBRA DA PRISÃO DO ZÉ REINALDO , ENTÃO SEU INIMIGO NÚMERO UM NO MARANHÃO ; OU MESMO, DA CASSAÇÃO ATRAVÉS DO USO DA JUSTIÇA DO JACKSON LAGO . É UMA HIPOCRISIA DE DIMENSÕES INIGUALÁVEIS, SÓ ELE MESMO PARA CONSEGUIR SER ASSIM…NA VERDADE, ELE SÓ NÃO ESTÁ PRESO DEVIDO À IDADE AVANÇADA , MAS OS CRIMES QUE COMETEU E REVELADOS ,PELO SÉRGIO MACHADO , NÃO SERÃO IGNORADOS PELO MINISTRO TEORI . A TORNOZELEIRA ELETRÔNICA TE ABRACARÁ , OLIGARCA !!

  5. Boa tarde. Qual o motivo que iniciou a queda da popularidade do governador Flávio Dino no Maranhão? o fator perseguição. Fator este, que espalhou-se de norte a sul do Maranhão, no boca a boca através da classe política, lideranças e populares. Flávio Dino se perdeu nessa saga de perseguir seus adversários políticos ou aqueles que não seguem sua cartilha, fazendo com que muitos os respeitem por medo, não por admiração, consequentemente na primeira oportunidade o tirarão do governo. Sua lista de alvos é notória é notória para todos, o ser humano fala demais, e um Secretário de governo deixa escapulir aqui, outro alí, e assim escancara-se para todos. Tais eles: João Abreu, Ricardo Murad, Roseana Sarney, Ribamar Alves, Trinchão, Maura Jorge. O governador e sua máquina podem fazer muita coisa, o problema é quando o povo veste a camisa de um desses alvos, pois foi claramente deixado exposto o sentimento de vingança do vosso ditador, ops..governador.

  6. Flavio Dino jamais!!! 2018 tá chegando e com ele o fim desse golpista e enganador. Essa mudança que esse comunista implantou no maranhão nós não queremos. Ele deve ir ao enterro do seu companheiro Fidel Castro… Sai pra lá Lúcifer…

  7. Conheço um fornecedor de material gráfico, que ousou protestar um título, dos vários que tinha em aberto, junto à empresa repetidora da Globo. A todo-poderosa esposa do filho ” boa praça”, aquele da CBF, esculhambou o cidadão. Em menos de hum mês ele recebeu fiscal do Receita, do INSS e, é claro, da Fazenda Estadual. Em menos de hum ano, o homem estava quebrado e só livrou o que tinha em nome de terceiros …
    Assim seguem, aqueles que de tudo fizeram, mas sempre são inocentes, valendo o velho adágio ” Quem bate esquece, quem apanha lembra” … O Morubixaba é tão “cara de pau” que só mesmo um Sérgio Machado, para gravá-lo, tirando-lhe a velha e surrada máscara.

  8. As ações do Governo Flávio Dino são menores que bunda de caranguejo; daí a necessidade do jogo baixo.

    Se da Roseana ele tá distante, imagine do Presidente Sarney, coitado…

    Aliás, só São Luís, um breve comparativo, Roseana X Flávio Dino:

    > Roseana: Viaduto da Cohama, Viaduto da Cohab, Viaduto Alcione Nazaré, Viaduto Henrique de La Roque, Avenida Luís Eduardo Magalhães, Via Expressa, Espigão Costeiro, Viva Madre Deus, Viva Anjo da Guarda, Viva Monte Castelo, Viva Cidade Operária, Viva Renascença; Restaurantes populares e blá-blá-blá…

    Flávio Dino: Perseguição, perseguição, perseguição… E 50% da Pracinha da Lagoa, pq toda a infraestrutura, ou seja, a Lagoa, foi Roseana que fez tb.

    > Comparar Sarney com Flávio Dino seria sacanagem com os dois, pois estaríamos diminuindo o Sarney e humilhando o Flávio Dino… melhor poupá-los…

  9. Povo do Maranhão hoje só vota em Políticos que dão dinheiro, não existe mais aquela política de Bla Bla e promessas não, a coisa mudou muito.
    217- Prefeitos.
    217- Adversários dos prefeitos.
    No Maranhão se quiser ganhar política tem que gastar dinheiro ajudando todossss com dinheiros pra ajudar o povão.
    Candidato a Governo tem que ajudar os prefeitos e os Adversários dos prefeitos, se quiser ganhar, o povo não são mais bestas NÃO, povo querem real na mão.

  10. Em que pese o atraso que a oligarquia Sarney trouxe ao Maranhão, mas eu não poderia deixar de concordar com o Sarney, quando diz alusivamente que o governador Flávio Dino, diante de sua inapetência pra governar e mostrar a veio até agora, tenta implantar no estado um governo policialesco!! Quem tem culpa no cartório que pague, tudo bem!! Contudo o Estado não pode se fixar somente nisso. Queremos ver cumprir pelo menos os seus compromissos de campanha. E tirar o Maranhão desse estado de penúria que só se agravou mais com esses dois anos de governo comunista.

  11. Flávio Dino foi eleito Governadror, mas com a imaturidade política passou a ser assessorado por pessoas ainda mais imaturas e inescrupulosas, como exemplo um certo secretário porta voz.
    Na falta de experiência administrativa, passaram a realizar perseguições políticas como forma de garantir a continuidade do poder.
    Entretanto, após 2 anos de Governo, a mudança propagada demonstrou ser mero pretextos de campanha e o despreparo administrativo passa a vir à tona, visto que o Governo não alcança q concretização de seus objetivos(quando existem).
    Fracos, incompetentes, inexperientes colocam o maranhao em atual estágio de estagnação, salvo isolados casos de sucesso proporcionados por 1 ou 2 Bins secretários que se salvam nesse governo de hipocrisia e perseguição.

  12. Desgoverno de 50 anos não se restabelece em apenas 2 anos. Politica social é algo que leva tempo para acontecer, pelo caminhar estamos vendo um norte.

Os comentários estão fechados.