João Castelo morre em São Paulo

O deputado federal João Castelo (PSDB) morreu hoje (11), em São Paulo.

Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, onde deu entrada com problemas cardíacos, dias depois do seu aniversário, ainda em São Luís. No dia 21 de outubro teve um pico de pressão e foi parar no UDI Hospital (reveja).

Por conta da idade – completou 79 anos recentemente – acabou sendo transferido para São Paulo. Após três pontes de safena, o tucano passou as últimas semanas na UTI da unidade, mas não resistiu e faleceu neste domingo, por volta das 10h15 (Horário de Brasília).

João Castelo foi governador do Maranhão e prefeito de São Luís.

Entre suas principais marcas, deixou a imagem de um tocador de obras. Sob o comando do Estado, foi o responsável pela construção e implantação do Italuís, sistema que ainda hoje abastece a capital de água; pela construção do Maiobão, da Cidade Operária e do Complexo do Castelão, onde fica o estádio que leva seu nome.

Já na Prefeitura de São Luís, que administrou entre 2009 e 2012, prolongou a Litorânea, requalificou as Avenida dos Holandeses, Santos Dumont, Mário Andreazza e Nossa Senhora da Vitória.

Mas deixou o posto sob críticas, principalmente por conta do malfadado projeto de implantação do VLT e pelo não pagamento de servidores quando encerrou a gestão, em dezembro de 2012.

O contrato com a Pavetc, empresa que fez a maior parte das obras de asfaltamento da capital na administração Castelo, também foi outro capítulo negativo na carreira pública do tucano.

32 pensou em “João Castelo morre em São Paulo

  1. Pingback: Família de João Castelo agradece solidariedade e orações – Blog do Carlos Lucena

    • Deixemos de hipocrisia! Estive em São Luis durante a sua nefasta administração e vi o caos na cidade: buracos pra todo lado, falcatruas, descaso; nos carros vi muitos adesivos com os dizeres: Caostelo. Foi o homem que criou bois no ar condicionado enquanto governador. Não serve de bom exemplo, infelizmente.

  2. É inegável, que o ex-Prefeito João Castelo, trouxe para a capital do estado do Maranhão, bastante e importantes obras, embora criticado por não implantar o VLT, um de seus sonhos, no decurso de sua administração municipal.
    Portanto, sua administração foi alvo de intensas críticas. Todavia, deixou um grande legado ao povo do Maranhão, como Governador do estado, a partir de 1979.
    Que o Pai o tenha entre aqueles que merecem as suas bênçãos.

      • mas é s verdade.na gestão dessa senhira os funcionarios municipais tiveram perdas de direitos trabalhistas imensas e ate atrazo de salario de ate 3 meses e sao luis foi ums cidade cheio dr lixo no mandato dessa senhora.fora que o castelo deu sumiço em 700 milhoes de reaimas é s verdade.na gestão dessa senhira os funcionarios municipais tiveram perdas de direitos trabalhistas imensas e ate atrazo de salario de ate 3 meses e sao luis foi ums cidade cheio dr lixo no mandato dessa senhora.fora que o castelo deu sumiço em 700 milhoes de reaimas é s verdade.na gestão dessa senhira os funcionarios municipais tiveram perdas de direitos trabalhistas imensas e ate atrazo de salario de ate 3 meses e sao luis foi ums cidade cheio dr lixo no mandato dessa senhora.fora que o castelo deu sumiço em 700 milhoes de reaimas é s verdade.na gestão dessa senhira os funcionarios municipais tiveram perdas de direitos trabalhistas imensas e ate atrazo de salario de ate 3 meses e sao luis foi ums cidade cheio dr lixo no mandato dessa senhora.fora que o castelo deu sumiço em 700 milhoes de reaimas é s verdade.na gestão dessa senhira os funcionarios municipais tiveram perdas de direitos trabalhistas imensas e ate atrazo de salario de ate 3 meses e sao luis foi ums cidade cheio dr lixo no mandato dessa senhora.fora que o castelo deu sumiço em 700 milhoes de reaimas é s verdade.na gestão dessa senhira os funcionarios municipais tiveram perdas de direitos trabalhistas imensas e ate atrazo de salario de ate 3 meses e sao luis foi ums cidade cheio dr lixo no mandato dessa senhora.fora que o castelo deu sumiço em 700 milhoes de reaimas é s verdade.na gestão dessa senhira os funcionarios municipais tiveram perdas de direitos trabalhistas imensas e ate atrazo de salario de ate 3 meses e sao luis foi ums cidade cheio dr lixo no mandato dessa senhora.fora que o castelo deu sumiço em 700 milhoes de reaimas é s verdade.na gestão dessa senhira os funcionarios municipais tiveram perdas de direitos trabalhistas imensas e ate atrazo de salario de ate 3 meses e sao luis foi ums cidade cheio dr lixo no mandato dessa senhora.fora que o castelo deu sumiço em 700 milhoes de reais.

      • que Jesus Cristo tenha missericordia de sua vida.
        Que Deus nao te leve agora como levou o ex-prefeito..mais que o Senhor te dê um tempo de vida pra que vc se arrependa de todos os seus erros principalmente por esse comentario desnecessário que vc fez…
        Que Deus conforte o coração de seus familiares…

  3. O Maranhão está de luto com a perda de uma pessoa que muito contribuiu com o nosso Maranhão João castelo

      • Comentario infeliz em um momento desses. Eu não era admiradora de Castelo, mas sinto pela morte de um ser humano. Que pessoa desprezível e infeliz deve ser você Gustavo!

  4. Fico triste com essa notícia me lembro a primeira vez que votei qdo tinha meus 18 anos votei nele e sempre o acompanhava tinha uma admiração por sua determinação e garra um grande homem vai deixar saudaes , que Deus o receba em sua glória descanse em paz amigo ….Ana lucia

    • Eu tenho um enorme apreço pelo político João Castelo, e pela pessoa que pra mim foi muito muito bom, trabalhei durante seu mandato com autonomia e com qualidade pois ele nos deu condições pra trabalhar não tenho de que reclamar perfeito ele não era mais quem aqui é. Perfeito só Deus e ainda assim o povo colocaram em uma cruz e o crucificaram. Não cabe a mim julgar-lo, só a Deus compete.portanto acredito que o Maranhão ficou mais pobre perde um grande homem (político) o que eu pesso a Deus que conforte toda a família.

  5. Já ouvi muitas pessoas dizendo q ele já foi tarde, que agora tá com o capeta…pra mim q fala isso não tem temor de Deus. Como pode a pessoa falar isso?? Se ele fez algo errado ele vai prestar contas sim, assim como qualquer um de nós. Segundo ensinamentos Divino devemos amar ao próximo e não desejar mal nem pros nossos inimigos. A tristeza a pessoa não ter Amor. Deveria pensar a poderia ser um pai, uma mãe, um filho..nosso.

  6. Seus familiares, amigos devem está sentido sua falta.Politicamente João Castelo não faz falta para o Maranhão, foi um governador que não fez nada pelo Maranhão para tirar do atraso, Como prefeito um péssimo administrador, Historicamente Castelo foi um político apagado para os maranhenses.

  7. Politicamente nunca tive simpatia por ele, mas aqui fica os pêsames à viúva e aos filhos para ter em Deus força nesse momento.

  8. Era como um pai para minha mãe, Maria do Bom Parto, de Santa Bárbara , então era um vozão , nos ajudou muito sempre votei nele por uma consideração e respeito pela pessoa que ele era que Deus o tenha em um bom lugar, amém. Meus sentimentos a família.

  9. JOÃO CASTELO deixa registrado na sua passagem como homem público, pontos importantes, dos quais um não poderia deixar de o identificar: Ele sempre defendeu uma política de não desempregar, um dos exemplos foi quando traído por uns dos seus principais aliados, ou seja, por Edivaldo Holanda Jr, mesmo traído, fez questão de manter aproximadamente 400 funcionários na condição de SP na Prefeitura de São Luís repito do então na época Dep. Federal Edivaldo Holanda Jr. Essa é uma das provas maiores do carinho que ele tinha pelos maranhenses. JOÃO CASTELO jamais desempregou as pessoas. JOÃO CASTELO nunca deixou de pronunciar que tudo o que fez pelo Maranhão, foi pelo carinho à criatura humana frase que ele sempre repetia “CRIATURA HUMANA”. O legado de JOÃO CASTELO merece respeito. No ensejo, apresento em meu nome e da minha família, minhas condolências à sua família e amigos, onde todos possam ser confortados sob o amor e proteção do nosso Deus de Israel de séculos em séculos. Siga em paz ex-governador, ex-senador, ex-prefeito e ex-Dep. Federal falecido, pois o seu legado no Maranhão sempre será lembrado por quem tem senso de justiça.

  10. Não é porque Castelo morreu que temos de endeusar. Desejo que Deus conforte a família, entretanto não sou hipócrita, como politico e gestor minha nota é zero…

    • Falação, procura te informar sobre a tragetoria politica de João Castelo, que vc vai mudar de opinião com certeza, mas se queres continuar com a sua opinião, continue sem informações e de olhos fechado, que talvez um dia vc acorda e aprenda a escolher melhor os seus comandantes

  11. Castelo quando Governador fez o Italuís, fez o Castelão, fez a ponte Bandeira Tribuzzy, fez o Hospital Carlos Macieira, fez os conjuntos Maiobão, Cohatrac e Cidade Operária.

    Quem dera outros governadores fossem tão realizadores quanto Castelo.

Os comentários estão fechados.