O Estado é um dos jornais mais lidos do país

De O Estado

Pesquisa encomendada pela Secretaria de Comunicação da Presidência junto ao Ibope afirma que os jornais impressos lideram no quesito confiança da notícia, segundo a opinião dos brasileiros. Com entrevistas em todos os estados da federação, o levantamento aponta que a maioria dos entrevistados, 59%, disse que confia sempre ou muitas vezes nas notícias publicadas em jornais. Rádio e televisão têm 57% e 54%, respectivamente. Ainda segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2016, o jornal o Estado do Maranhão é um dos mais lidos do país. O periódico de São Luís ocupa a 20ª posição – com mais 10 jornais -, entre mais de 200 veículos.

A Pesquisa Brasileira de Mídia foi realizada de 23 março a 11 de abril, em 740 municípios do país. O levantamento aponta que a TV é o meio de comunicação mais acessado, seguido por rádio e internet. O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, é o mais mais mencionado pelos entrevistados de todo o Brasil. Em relação ao rádio, aproximadamente dois em cada três entrevistados afirmam ouvi-lo.

No Maranhão, 500 pessoas, em 29 cidades, incluindo a capital – com 84 entrevistados -, foram ouvidas. O jornal O Estado foi a primeira opção citada pelos entrevistados após a pergunta: “Que jornal o(a) sr(a) costuma ler mais? O(a) sr(a) tem o costume de ler algum outro jornal?. Outro jornal da capital também pontuou, como segunda opção.

Ligação com o leitor

Para o diretor de redação de O Estado, Clovis Cabalau, o jornal criou, durante os seus mais de 55 anos, uma forte identidade com seus leitores, ligação esse que reflete nesta pesquisa. “Ao longo de seus 57 anos, O Estado firmou uma identidade muito forte com seus leitores e com o Maranhão. O jornal é referência porque suas digitais estão integradas ao cotidiano das pessoas e à história do estado. A consciência de ser referencial de boa informação, motiva a equipe de O Estado a enfrentar críticas, crises e até personagens da vida pública atual que se julgam acima dos fatos”.

O diretor também falou sobre a credibilidade dos jornais impressos. “Apesar de plenamente integrado à realidade digital da notícia, O Estado tem na sua versão impressa um peso que poucos canais de informação [incluindo rádio, televisão ou web] têm no Maranhão. O impresso deixa sua marca, pauta outros veículos, fica documentado na casa e na mentes dos leitores. Esse papel, o jornal ainda cumpre com maestria”.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) afirma que o objetivo da pesquisa é “conhecer como se informam os diversos segmentos socioeconômicos e as características dos seus hábitos”. Ainda segundo a Secom, a intenção é “conhecer o nível de confiança da população em diversas fontes de notícias”.

A pesquisa detalhada você encontra aqui.

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