Nova oposição

Da coluna Estado Maior

O governador Flávio Dino (PCdoB) assumiu o governo, em 2015, praticamente absoluto como novo líder maranhense. O chamado grupo Sarney, após a derrota de 2014, preferiu dedicar­se a questões particulares, sobrando uns poucos para uma quase solitária batalha crítica com o então incensado governo comunista.

Passados mais de dois anos do início do mandato, Flávio Dino já convive mais corriqueiramente com críticas duras à sua gestão e à sua forma de fazer política. E os nomes que fazem este contraponto formam hoje uma nova oposição no Maranhão.

Estão neste grupo o senador Roberto Rocha (PSB), que mantinha com o comunista uma aliança tática, mas independente, e o deputado federal Hildo Rocha (PMDB), que faz o contraponto na Câmara Federal desde 2015.

Na Assembleia, se destacam desde 2015 os deputados Adriano Sarney (PV), Andrea Murad (PMDB) e Edilázio Júnior (PV), agora reforçados pelos colegas Eduardo Braide (PMN) e Wellington do Curso (PP).

Juntam­se a estes personagens, o senador Lobão Filho (PMDB), a ex­prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PTN), hoje vista como “pedra no sapato” do governador, e ninguém menos que o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, do próprio partido do governador.

São estes personagens os principais responsáveis, hoje, por um crescente desgaste popular do governador comunista, em todos os aspectos ­ político, administrativo e pessoal.

Passados dois anos de mandato, Flávio Dino parece sem poder de reação aos oposicionistas. E a tendência é que o grupo aumente à medida que o pleito de 2018 for se aproximando.

5 pensou em “Nova oposição

  1. Lobao filho???? Não seria melhor se limpar com a justiça?? Os Murad devem explicações a justiça; Roberto Rocha fraco como senador e não paga funcionários; hildo Rocha sobrevive de aluguel; Maura representante do coronelismo; Braide preso em escândalos de agiotagem. Assim fica fácil para Dino

  2. Interessante e intrigante essa matéria de Robert Lobato sobre 2018. Já é certo que Roseana será candidata a deputada, fazendo uma bancada de porte. Já é certo que Sarney Filho será candidato a Senado. É incerto é Joao Alberto porque dependia de Roseana ser candidata a governo para levá-lo. Levando em consideração esse contexto , quem será o candidato apoiado pelo grupo Sarney ? Roberto Rocha ou Maura Jorge? Estanho muito claro seus atributos, um com sua articulação política e mandato ,outro com forte popularidade ,características que contrapõe o que Flavio Dino não tem(carisma,jogo de cintura político, nome leve para trabalhar ). Certo que , se o grupo Sarney não se viabilizar agora em 2018, ficará impossível depois.

Os comentários estão fechados.