NOTAS DA OPERAÇÃO TURING

R$ 37 milhões…

…esse é o valor dos contratos que três empresas investigadas pela PF na Operação Turing mantêm com o Governo do Maranhão desde 2016, por meio da Secertaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

No ano passado, foram pagos mais de R$ 20 milhões à VTI LTDA.; à Vitral Construção e Incorporação Nossa Senhora de Fátima LTDA.; à Monte Líbano Construções LTDA.; e à Brasfort LTDA.

Os contratos seguem vigentes.

Ilícitos

Segundo a Polícia Federal, grampos realizados em telefones dos investigados apontam para a ocorrência de crimes entre o ex-adjunto da Seap, Danilo dos Santos, funcionários da pasta e proprietários das empresas contratadas pela Seap.

“Foi possível constatar conversas suspeitas do investigado Danilo dos Santos Silva com funcionários da SEAP e proprietários de empresas que prestam serviços àquela secretaria, denotando possível prática de outros ilícitos, tais como fraude em licitações e desvios de verbas públicas, inclusive de origem federal, oriundas do BNDES e de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN)”, diz o relatório dos federais.

Buscas

O juiz federal Magno Linhares, da 2ª Vara da Justiça Federal no Maranhão, barrou pedidos da PF para a realização de buscas e apreensões tanto na sede da TV Difusora, quanto na Seap.

Sem explicação

O governo bem que tentou, mas não conseguiu explicar a exoneração de Danilo dos Santos da Seap dias antes de ele ser preso. Em nota, o titular da pasta, Murilo Andrade, garante que seu ex-auxiliar pediu para sair.

Mas do ato de exoneração do investigado não consta a inscrição “a pedido”, normalmente incluída em despachos desse tipo, quando é o próprio servidor quem solicita sua saída.

Defesa I

Levado a depor na manhã de ontem (22), o editor do blog Atual 7, Yuri Almeida, apresentou uma espécie de defesa em postagem realizada à noite.

Disse, em suma, que virou alvo da PF por “reproduzir release e denunciar esquema na Seap” (leia mais).

Defesa II

Também levado a depor, o blogueiro Marcelo Vieira falou em direcionamento. “A operação me pareceu direcionada com o objetivo de silenciar blogueiros”, disse, também em post no seu blog (veja).

Defesa III

Depois de deixar a sede da PF, o blogueiro Luis Pablo disse que a cobertura da operação por setores da imprensa foi uma tentativa de desmoralização.

“O titular desta página acredita na justiça e informa que a tentativa de desmoralizar o Blog Mais Polêmico do Maranhão por parte de alguns comunicadores, não surtiu efeito”, declarou.

Rixa

A prisão de blogueiros e a instantânea comemoração de jornalistas de todo o estado expôs uma rixa que, normalmente, fica recolhida.

Precisava mesmo?

A prisão dos blogueiros e sua soltura no mesmo dia levantou um questionamento: era necessário mesmo prender os investigados?

 Em manifestação à Justiça, ainda na tarde de ontem, o delegado Max Eduardo foi taxativo: os três blogueiros “foram devidamente interrogados e reinquiridos, tendo prestado esclarecimentos amplos, verossímeis e suficientes a respeito dos fatos sob investigação”.

Uma condução para depoimento não teria sido o suficiente nesse caso?

6 pensou em “NOTAS DA OPERAÇÃO TURING

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aaaaa, sério mesmo? Como assim “Precisava mesmo?”. O cara pisa no pé do outro (hipoteticamente), leva um tiro por isso, e em vez de nos importarmos por uma reação absurda, damos mais importância pro pisão, é isso mesmo? aaaaa meu amigo, me compre um bode! Nenhum desses aí é santo, mas os principais “demônios” disso tudo são esses que pagam os luxos por meio de extorsões. Precisava, SIM, e sabe pq? pQ duas, uma: ou eles fizeram a proposta ou aceitaram a proposta de começar essa sujeirada toda. Use esse espaço de notícias, que por sinal admiro bastante e respeito, com a imparcialidade e não advogando pro ‘diabo’.

  2. Na verdade, esta quadrilha de blogueiros trabalha contra o governo Dino e a favor oligarquia Sarney. Simples assim…

    • É mas quem está PRESO é o Danilo, secretário de Flávio Dino e quem está sendo investigada é a SEJAP por contratos super faturados. Nunca é demais lembrar que a turma é íntima de Flávio Dino, e oriunda de Minas Gerais e Brasília onde já respondiam processos por corrupção.
      Não devemos esquecer que, o nível de corrupção deste governo é absolutamente igual aos anteriores ( Roseana, Zé Reinaldo e Jakson Lago).

  3. Todos bandidos,esse negocio de liberdade pra imprensa pra falar o que bem entende,so da nisso,usam pra isso,nem todos mas 99 de 100 sao bandidos,ainda bem que foi a PF que prendeu,pprque esse orgao tem respeito

  4. pois é. aí quer dizer que as duas partes, o ex-adjunto e os blogueiros, fazem toda a sujeirada, mas só quem fica no pau é uma das partes? que porra é esse? rs juiz, promotor, advogado, ex-adjunto, blogueiros……… pode ser quem for, cometeu crime tem que ficar preso, rapaz. ou será que soltaram os blogueiros por medo de alguma coisa? isso é palhaçada, rapaz. os blogueiros aqui fora ficam defendendo os coleguinhas, questionando se ‘Precisava mesmo?’, enquanto isso a PF deu exemplo, prendeu o colega agente. Aprendam a lição bando de hipócritas.

Os comentários estão fechados.