Juiz federal mantém prisão de ex-adjunto do governo preso pela PF

O juiz federal Magno Linhares, da 2ª Vara da Justiça Federal no Maranhão decidiu manter, ontem (22), a prisão temporária do agente da Polícia Federal Danilo dos Santos, ex-secretário adjunto de Logística e Inovação da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

O policial foi preso pela própria PF, no bojo da Operação Turing, deflagrada na terça-feira (21). Ele é acusado de ter montado um núcleo de poder dentro da Seap para “interferir indevidamente em procedimentos licitatórios”, usando indevidamente, ainda, recursos do BNDES e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) – saiba mais.

Ao pedir a revogação da prisão, ele alegou que já havia prestado os devidos esclarecimentos e que as buscas e sua residências já haviam sido efetuadas. Disse, ainda, ser réu primário, ter bons antecedentes, residência e emprego fixos.

Nada disso convenceu o magistrado, que marcou para amanhã (24) uma audiência de custódia e pediu manifestação da PF sobre a necessidade (ou não) da manutenção da prisão.