Servidora que alertou para risco de corrupção na Seap foi transferida

Uma servidora da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) chegou a informar ao titular da pasta, Murilo Andrade, sobre o envolvimento de um dos seus auxiliares com suspeitas de corrupção no interior do Maranhão.

Em vez de apurar a denúncia, o secretário preferiu transferir a funcionária de posto.

A revelação foi feita ontem (22) pelo jornalista Daniel Matos.

A servidora delatou a Murilo Andrade as suspeitas sobre Cesário Ferreira Brandão Júnior, pregoeiro oficial da Seap. Ele aparece como um dos investigados pela Operação Turing, deflagrada pela Polícia Federal para desarticular uma organização criminosa composta por servidores públicos e particulares que causavam embaraço ao trabalho policial no estado.

Segundo a PF, liderados pelo ex-adjunto de Logística e Inovação, Danilo dos Santos, Cesário e outros servidores públicos estaduais montaram uma estrutura para “interferir indevidamente em procedimentos licitatórios”, usando irregularmente, ainda, recursos do BNDES e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Na denúncia que fez ao comando da Secretaria, a funcionária apontou que Cesário Brandão responde a várias ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público do Maranhão por causa de sua suposta má conduta no exercício do cargo de leiloeiro oficial da Prefeitura de Brejo. Os processos datam de 2015, mesmo ano em que o suspeito foi nomeado presidir a Comissão Setorial de Licitação da Seap.

Cesário Brandão foi acusado pelo MP de cometer crimes de improbidade administrativa no exercício do cargo no interior do estado e chegou a ter bens bloqueados pela Justiça.

Murilo Andrade, no entanto, decidiu ignorar o alerta.

4 pensou em “Servidora que alertou para risco de corrupção na Seap foi transferida

  1. Uma outra servidora, engenheira, por recusar-se a assinar documentos que atestasses a necessidade de aditivos vultuosos em obras da SEJAP ( logicamente já superfaturadas) foi perseguida por Danilo, removida das funções por “insubordinação” e inclusive “denunciada ” à corregedoria.
    O prédio que abriga a SEJAP é conhecido como palácio dos GATOS ( não seria mais apropriados gatunos ), mas é muita ingenuidade pensar que os saques perpetrados no palácio dos Gatos não são compartilhados com palácios de felinos maiores, bem maiores.

  2. Denuncia: sou funcionário temporário em são Luís…é o sistema está escravizando nós….nos que trabalhamos a noite não temos quarto de hora ( descanso ) e nem adicional noturno….com tudo isso….se um diretor pegar alguém cochilando poderá ser exonerado…não podia reclamar de nada….fora que em alguma unidade tem somente 4 agentes armados e 4 auxiliares…para 400 internos ou até 700imternos ,como no caso do psl1 e psl2….respectivamente. socorro!!!!!!! Qualquer coisa eles falam : vc é somente contratado pode ser exonerado a qualquer momento….

    • Denuncia: sou funcionário temporário penitenciário
      em são Luís…é o sistema está escravizando nós….nos que trabalhamos a noite não temos quarto de hora ( descanso ) e nem adicional noturno….com tudo isso….se um diretor pegar alguém cochilando poderá ser exonerado…não podia reclamar de nada….fora que em alguma unidade tem somente 4 agentes armados e 4 auxiliares…para 400 internos ou até 700imternos ,como no caso do psl1 e psl2….respectivamente. socorro!!!!!!! Qualquer coisa eles falam : vc é somente contratado pode ser exonerado a qualquer momento….

Os comentários estão fechados.