Flávio “StaliDino”, por José Sarney

Diminui o IDH da China

Coluna do Sarney

Os resultados do IDH mundial saíram agora. E o Brasil caiu, ou melhor, como dizem os jornais, à frente o Valor, o jornal de economia do país, travou pela primeira vez. Lembram-se os leitores o que é o IDH? É aquele índice feito pelo PNUD, da ONU, há 25 anos, para medir o avanço do bem-estar social dos países. No fundo, é um índice para países ricos.

Quando eu era governador, esse índice não existia. Media-se o desenvolvimento dos países com o índice do PIB, isto é, a soma de todas as riquezas. Eu paguei, acusado, durante 50 anos, de ter levado o IDH a ser o menor do Brasil. Eu, e não todos os governadores que foram eleitos depois da criação do IDH, em 1990. Portanto, mesmo quando esse índice não existia, as cartomantes do ódio já diziam que ele seria criado e que eu seria o culpado.

Agora o IDH do Maranhão, durante o Governo Roseana, saiu do 26º para o 24º lugar. Assim, melhorou dois lugares. E o Brasil tem hoje o 79º lugar, e é a 9ª economia do mundo. No meu tempo de presidente, o país subiu, passando de oitava para sexta economia mundial.

A China, em IDH, ocupa o 90º lugar, bem atrás do Brasil. Mas é o 3º PIB mundial, com a poderosa economia que domina o mundo.

Agora o seu IDH – repito! – ocupa a 90ª posição. Em números, nos quatro anos, a China subiu de 0,700 para 0,738. E o Maranhão, só no último Governo Roseana, subiu de 0,631 para 0,678. Em 4 anos, no mesmo período, a China subiu 5%, enquanto o Maranhão, 7%. Estes números mostram como o IDH é distorcido. Vamos esperar agora o Maranhão para todos. Eu fui o responsável por estes números chineses? O comunismo “StaliDino” culpará a mim?

Mas o Maranhão, a exemplo da China, é hoje o 17º PIB dos Estados da Federação. À frente de muitos Estados brasileiros. E dizem que somos os mais pobres. Mas nos números da Consultoria Tendências – últimos dados conhecidos -, o Maranhão caiu 3,3%, em 2015, e 6,9%, em 2016.

E o Estado cresceu, de 2010 a 2014, numa média maior que a do Brasil antes do Maranhão para todos. Para onde foi a queda que o Estado sofreu? Para o Maranhão para todos, isto é, todos estão pior de vida, de emprego e sem possibilidade de trabalho.

Enquanto isso, graças a Deus, vencemos o Uruguai, o Tite vai mundo bem, e nosso time, ganhando sempre. Infelizmente, nosso Sampaio Corrêa não alcançou a posição que queríamos. Mas vamos chegar lá.

E as chuvas chegaram bem. Chove de dar inveja a São Raimundo Nonato, no Piauí, onde, há cinco anos, não cai uma gota d’água. O medo é que, quando chover, as crianças não entendam como vem água do Céu.

Bem-vindo sua Excelência o inverno.

21 pensou em “Flávio “StaliDino”, por José Sarney

  1. NO GOVERNO DA CORRUPTA OLIGARQUIA , O QUE CRESCEU , DE FATO, FOI O SEU PATRIMÔNIO , SENÃO LEMBREMOS: AQUISIÇÃO DA MIRANTE/GLOBO/SÃO LUÍS, COMPRA DA ILHA DE CURUPU, COMPRA DE JORNAL IMPRESSO E ELETRÔNICO, COMPRA DA MIRANTE/GLOBO/IMPERATRIZ, COMPRA DE SHOPPING, COMPRA DE MANSÕES NO CALHAU /BRASÍLIA/RIO DE JANEIRO/PORTUGAL/ …UFA!! ENQUANTO ISSO O POVO SÓ DIMINUIU.

  2. Cara, alguém avisa a esse senhor, que ele só escrever loas, e destila somente ódio através desses seus textos.
    Sarney, você perdeu para Flávio Dino!, aceita que dói menos. Todos os despotas uma hora despencam do alto de suas alucinações e domínio. Esse senhor é tão imbecil quanto aqueles que o bajulam, pois ele não passa de um aproveitador barato, que se valeu da ignorância dos leigos desse Estado, para unicamente enriquecer os seus.
    Flávio Dino, parece estar seguindo o mesmo caminho dele, o que o leva a ter esse ódio mortal, pelo comunista.

  3. Se já não bastasse isso ainda tem o atraso no pagamento dos professores que trabalham no sistema penitenciário,nesse famoso projeto que ele se gaba e bate no peito que é a educação de jovens e adultos .(ATENÇÃO GOVERNADOR PAGUE OS 5 MESES DE ATRASO DESSES PROFISSIONAIS QUE ARRISCAM SUAS VIDAS DANDO AULAS PARA O PRESOS ,ELES PRECISAM PAGAR SUAS CONTAS )…Grande Gilberto já tá mais do que na hora de fazer uma matéria sobre esses descaso ,são vários profissionais que estão sem ver a cor do seus salários há meses… bom dia

  4. Pedro Paulo,
    Atenha-se aos números apresentados pelo Sarney. É fato que Stailidino não reajustou o salário dos servidores nos últimos dois anos. Você acho que minto? Pergunte aos servidores que ganham mais do que salário minimo! Os professores tinham direito a 20% de reajuste e inquéritos ele fez? Deu 8% na GAM o que é na verdade menos de 4%, pois o valor não incide sobre o tempo de serviço, sobre o incentivo de qualificação etc. outra coisa, a Ilha de Curupu é herança da família Macieira, familia de Marly mulher de Sarney! Pergunte ao pai de Dino se ele gosta de Sarney?

  5. Beira o ridículo a opinião deste senhor sobre o IDH do Maranhão, a falta de respeito ao ser humano foi o que mais aconteceu durante seu reinado. A falta de moral pra apontar o dedo para os outros é latente, este senhor não passa de um oportunista aproveitador, deste de quando me entendo por gente, usando usando um bordão popular, este senhor se aproveita e se aproxima do poder seja quem for que esteja no poder. Como presidente da república foi um fiasco a incompetência eu carne e osso, assim como os ratos quer ser sempre o primeiro conselheiro, quando o senário o favorece. Quando o barco começa a afundar é o primeiro a comandar a derrocada de fuga como fazem os ratos. Foi assim com o presidente Lula, ele ocupou cada espeço que foi possível, com a presidente Dilma a mesma coisa. Como um vírus que se aproveita de um doente em estado terminal tramou e aconselhou Michel Temer a derrubar Dilma. No governo Temer está fazendo o que ele é mestre ocupar espaço e fazendo todos os tipos de negócios escusos que for possível fazer, emplacou até seu filho como ministro. O nobre intelectual é citado mais de 40 vezes na Operação Lava Jato, este é um minúsculo resumo da pessoa que tem a cara de pau falar do IDH do Maranhao. Tenho certeza que Sergio Cabral chefe da quadrilha do PMDB do Rio de Janeito, hoje preso em Bangú é um bom exemplo pra mostrar pra o Brasil que político bandido deveria ir é pra cadeira assim como outros quadrilheiro que ainda estão solto dando opinião sobre assuntos diversos. Pra mim este sr aprodreceiria da cadeia.

  6. Aula de que imbecil? Qual é a aula que sarney dá ? Só se for de atraso. Foi presidente da República governador do Maranhão teve uma filha governadora qui nze anos. Flávio Dino tá fazendo em dois anos o que essa raça não fez em 50.

  7. Pessoas rancorosas e naturalmente dependentes do governo comunista tentam desqualificar o ex presidente da Republica José Sarney,responsável por tudo de bom que se construiu no Maranhão.Estamos aguardando ansiosos a volta de Roseana,para acabar com a canalhice e incompetencia que assola o nosso querido Maranhao.

    • “….responsável por tudo de bom que se construiu no Maranhão.”
      Na boa, mas quando eu li essa lorota nem terminei de ler o restante.
      E cada alienado que aparece por aqui para falar absurdos.

  8. Queremos saber de onde Weverton Rocha e Flavio Dino conseguiram mais de Duzentos Milhões de reais para comprar o sistema Difusora. Será que esses escritórios de advogados de Brasília que receberam milhões de Flavio Dino não estão no esquema?

  9. É impressionante como uma pessoa com a idade desse sr tentar enganar os outros. O sarney tem que deixar de tentar passar uma imagem de “estadista ” e bom administrador, pq isso nunca ocorreu. Mente ao dizer que durante seu governo o Brasil era uma das maiores economias do mundo. Quando ele foi presidente (herdou o mandato de Tancredo), o país tinha a maior inflação do mundo e o Maranhão nem se fala, tanto é, que sempre esteve como o mais atrasado em todos os índices oficiais. Mente muito mais quando diz que o Maranhão estava bem durante o governo de sua filha (04 mandatos) e o que vimos? Um atraso total. É preciso acabar essa disputa e ódio entre o grupo dele contra o Flávio Dino e vice-versa. O Maranhão é de todas as pessoas que moram e lutam diariamente por dias melhores. Sarney teve inúmeras oportunidades de ajudar ao nosso Estado a prosperar e não fez. Foi Presidente da República, presidente do senado 04 vezes tendo sua filha no governo , teve vários ministros ao seu lado, além da maioria dos deputados federais, e o que ele fez pra mudar a situação de miséria e atraso do Estado? Nada. ( não sei se foi incompetência ou má vontade). Eu fico imaginando se ele não tem consciência e sensatez em sua vida, pois todos podem errar, mas deveria ter humildade e hombridade para se retratar, pois quando a gente morre, não levamos nada material. Ainda há tempo do sr mostrar dignidade e honestidade para agir como um mortal.

    • Belíssimo comentário! O corrupto é o pior dos ladrões, Sarney e seus seguidores, com certeza, durante anos mataram indiretamente mais pessoas do que muitos que estão hoje em Pedrinhas, tirando dinheiro dos hospitais, desviando dinheiro que serviria para duplicar as estradas do Maranhão que ocasionam diversos acidentes e o pior de todos que é matar os sonhos e a vontade de crescer dos nossos jovens quando não investiu na educação, ainda tem a cara de pau de tentar atrapalhar quem realmente quer mudar o Maranhão.

  10. O ESTÚPIDO QUE PEDE A VOLTA DA OLIGARQUIA , OU É UMA VIÚVA DO SISTEMA APODRECIDO , QUERENDO MAMAR NOVAMENTE NAS TETAS DO GOVERNO; OU UM ANALFABETO POLÍTICO . NESTE ÚLTIMO CASO , VALE A MÁXIMA QUE DIZ, TODO ESCRAVO AMA SEU CHICOTE.

  11. Gente, reverenciem o grande escritor que é esse homem! Que análise bem feita! Nas entrelinhas, percebe-se que está de “saco cheio” de ser acusado da “confusão” que está acontecendo no Maranhão para todos. Rsrsr.?????

  12. Os servidores públicos aguardam anciosos a volta da Guerreira. Quatro anos sem reajuste salarial ninguém merece. Flávio Dino nunca mais.

  13. Isso é só dor de cotovelo do Sarney,o Maranhão era pra ta melhor desde 1985,mais de lá pra cá só piorou nos índices nacionais,presidente da republica do senado várias veses e nunca evoluiu nada,esquece o Maranhão ex político..

Os comentários estão fechados.