Autorizada elaboração de projeto para pavimentação da MA-275

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, vistoriou diversas obras da Região Tocantina durante este sábado (25). As atividades começaram por Amarante, onde ele assinou a ordem de serviço para Elaboração do Projeto de Engenharia da MA 275, que liga a cidade a Sítio Novo.

A previsão é que em outubro o projeto esteja concluído. Os próximos passos serão a abertura do processo licitatório, assinatura da ordem de serviços para que, assim, as obras de pavimentação dos mais de 40 quilômetros de rodovia comecem a ser executados.

Só dos municípios de Amarante e Sítio Novo, serão contemplados 58.516 habitantes, fora as pessoas de outras cidades que circulam pela rodovia. São pessoas como o aposentado Genésio Maracaípe que já visualiza o benefício da estrada. “Nós necessitamos desse asfalto para o escoar a produção, tanto de animais quando de legumes, principalmente da carne bovina que vai para outros estados, como Ceará, Piauí e Pernambuco”, avaliou.

Ainda em Amarante, Noleto vistoriou o andamento da construção do Centro Esportivo. Em uma área de mais de 7000 m², está sendo erguida uma estrutura com jardim, áreas de circulação, sala de professores, depósito de materiais esportivos, sala multiuso, recepção, depósito, administração, vestiários, sala de reunião, copa, cantina, pátio, banheiros, uma quadra poliesportiva de dimensões oficiais e  arquibancada com capacidade para 338 pessoas.

O Centro de Ensino Pe. João Batista Teixeira, a única escola pública de Ensino Médio de Amarante, também recebeu a vistoria do secretário. A escola desde a fundação, há aproximadamente 60 anos, não recebe reparos estruturantes e conta hoje com oito salas de aula, cantina e um setor administrativo.

Com a reforma, passará a ter 10 salas de aulas, uma de professores, um pátio coberto, refeitório e uma sala para o setor administrativo. “A nossa estrutura é muito fragilizada. Há muitos anos aguardamos essa obra que vai nos ajudar a ter um ambiente muito mais aconchegante, saudável, assim os alunos têm mais facilidade para construir o seu conhecimento”, disse a diretora da escola Rosirene Cavalcante.

À tarde, a agenda de vistorias teve continuidade em Davinópolis, no Centro de Ensino Francisco Alves II, que também passa por reformas. São 13 salas de aulas, biblioteca, laboratório de informática, cantina e setor administrativo. Assim como a Pe. João Batista Teixeira, a escola não recebia uma obra deste porte desde a fundação, em 1987. As duas unidades de ensino e o Centro Esportivo serão entregues ainda este ano.

Em Governador Edson Lobão, o secretário esteve na construção da unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O local será voltado para a profissionalização da mão de obra local no ramo coureiro, uma das principais fontes de renda da cidade. Os serviços estão na parte de acabamento e devem ser finalizados nos próximos 15 dias.

A última atividade do dia foi em Lagoa Verde, no posto policial. Há muitos anos, o povoado estava sem um prédio para dar apoio ao serviço da Polícia Militar.  A edificação já está pronta e em breve será equipada. O local que estava abandonado e por isso servia para uso de drogas ilícitas, agora irá reforçar a segurança. “Aqui a gente não podia andar de noite, com medo, com essa estrutura da polícia vai melhorar, vamos poder ficar mais tranquilos”, contou o autônomo Osmar Almeida.

Clayton Noleto fez um balanço positivo da ações do dia e dos investimentos do Estado na Região Tocantina. “O Governo Flávio Dino acredita que fazer investimentos é gerar emprego e renda. O nosso rumo é o desenvolvimento econômico e principalmente social porque precisamos ajudar a enfrentar a pobreza. Não podemos pensar em um Maranhão desenvolvido com desigualdade social e é para diminuir essa desigualdade que temos trabalhado”, finalizou.

2 pensou em “Autorizada elaboração de projeto para pavimentação da MA-275

Os comentários estão fechados.