TJ concede habeas corpus ao reitor da Uema

O desembargador Kleber Costa Carvalho, do Tribunal de Justiça, concedeu no plantão da madrugada de hoje (30) um habeas corpus ao reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, e o livrou de ir para a cadeia.

A ordem de prisão havia sido expedida ontem (29) pela Luzia Madeiro Neponucena, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, sob o argumento de que o gestor teria descumprido decisão da magistrada determinando a matrícula de um aluno no curso de Medicina da Universidade (reveja).

Para o desembargador Kleber Carvalho, a juíza do caso cometeu abuso porque não houve, efetivamente, descumprimento de determinação judicial.

“O juízo impetrado incorreu em censurável abuso ao determinar a prisão em flagrante do paciente [reitor]”, destacou.

Baixe aqui a íntegra da decisão.

7 pensou em “TJ concede habeas corpus ao reitor da Uema

  1. Pingback: Atual7

  2. Abuso? Pelo que eu saiba, houve sim um descumprimento de uma decisão judicial por parte do Reitor da Uema. Decisão judicial não se discute, mas se cumpre imediatamente. Ele descumpriu e foi expedido um Mandado de Prisão. Simples assim.

  3. “Para o desembargador Kleber Carvalho, a juíza do caso cometeu abuso porque não houve, efetivamente, descumprimento de determinação judicial.”
    E ai? Cadê os IMBECÍS que são contra leis enérgicas que punam com extrema severidade aqueles que cometem abusos de AUTORIDADE.
    Ordens Judiciaius descabidas NÃO DEVEM ser cumpridas.
    Hoje, o topo da piramide de abusos de autoridades é ocupado pelo judiciário, logo abaixo vem as policias Militar e Federal.

    • Na verdade, a juíza foi induzida a erro pela parte autora, e, por outro lado, não analisou com acuidade as informações prestadas pela reitoria da UEMA, que davam conta de que o requerente não logrou êxito na seleção para ingresso ao ensino superior daquela instituição de ensino, zerando, inclusive, a prova de química.
      É preciso muita cautela e serenidade dos magistrados nas suas decisões.

  4. Concordo com o comentário acima que diz: ‘Abuso? Pelo que eu saiba, houve sim um descumprimento de uma decisão judicial por parte do Reitor da Uema. Decisão judicial não se discute, mas se cumpre imediatamente. Ele descumpriu e foi expedido um Mandado de Prisão. Simples assim.”

Os comentários estão fechados.