Flávio Dino desiste da “Festa dos Delatados”, em Minas Gerais

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), desistiu de participar ontem (21), em Ouro Preto (MG), de uma cerimônia organizada pelo governador de Minas, Fernando Pimentel, em homenagem aos governadores citados na “Lista de Fachin”, da Lava Jato.

O mineiro concedeu ao maranhense e, ainda, aos governadores do Acre, Tião Viana (PT); da Bahia, Rui Costa (PT); e de Alagoas, Renan Filho (PMDB), a Medalha da Inconfidência. Outras 170 pessoas também foram condecoradas.

A presença de Dino chegou a ser confirmada pelo site do PCdoB na internet, o Vermelho (veja aqui, ou no print acima), mas apenas Renan Filho apareceu por lá.

Denunciado na Operação Acrônimo e citado nas delações da Odebrecht, Fernando Pimentel (PT) justificou a a entrega das medalhas ao citados em delações premiadas: para ele, atualmente, a Justiça brasileira está sendo “solapada por uma teia de acusações que lembram as alcovas da Conjuração Mineira”.

Sem citar nominalmente as operações nas quais é investigado – a Lava Jato e a Acrônimo -, o petista as criticou, lembrando que Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que foi enforcado em praça pública por defender a independência do país, também foi “protagonista involuntário de um espetáculo e não de um processo justo”.

(Com informações da Veja)