“Arruaceiros”, diz Sarney sobre organizaodres da greve geral

O Brasil está num saudosismo danado e deseja ressuscitar, na prática política, meios há muito mortos. É a famosa volta dos dinossauros. No princípio do século passado, há mais de um século, o comunismo – ou melhor, os teóricos do comunismo – pregava que a maneira de derrubar governos e implantar o marxismo era os operários fazerem uma paralisação geral, imobilizando todo um país, que, assim, sem funcionar, seria uma presa fácil da ditadura do proletariado.

E a moda circulou por todo o mundo, sobretudo pela Europa, berço do pensamento político humano.

A greve foi uma conquista dos trabalhadores, usada desde o princípio da Revolução Industrial (os exemplos da antiguidade tratam de universos muito distintos), num tempo em que a exploração do trabalhador o tornava escravo do trabalho e do patrão. Os menores e as mulheres, com salários mais baixos, eram vítimas das mais cruéis explorações. Com estes excessos foi natural nascer a reação, inclusive contra o lockout – a empresa fechar para obrigar o trabalhador a aceitar trabalhar com salários miseráveis. Se o patrão podia impor suas condições ao empregado, fechando as fábricas, arrancando-lhe o meio de ganhar o seu pão, porque esse não podia também fechar a fábrica, obrigando o patrão a ficar sem ganhar dinheiro, paralisando seu negócio por tempo indeterminado. Eis o nascimento da greve, justa reivindicação por salários e contra a exploração. Depois, com o andar da carruagem, surgiram os sindicatos, que – mais adiante com a força da contribuição sindical – deram aos operários condições de politicamente enfrentar os chamados partidos de massa contra os partidos de quadros. Duverger trata desse tema longamente.

E então, a greve passou a ser um instrumento também político. Os partidos ideológicos incorporaram aos seus programas o direito de greve, que deu seus resultados e serviu bastante para o avanço do bem-estar da classe operária. Isso foi no passado. O trabalhador, hoje, com os sindicatos e suas confederações, tem uma força muito grande e não precisa recorrer às greves para obter conquistas.

As convenções coletivas, os direitos constitucionais, a empresa moderna com seu sentido social, tornaram a greve geral anacrônica, que apenas resiste em países subdesenvolvidos e sem instituições fortes. Por outro lado, a diversidade de trabalho fez com que o trabalhador também não tenha interesse em paralisar a empresa.

Daí o fracasso das greves gerais. No meu governo tentaram duas, e ambas fracassaram redondamente. Essa de sexta-feira seguiu o mesmo caminho e resumiu-se a tentar impedir que circulem os meios de transporte, o que revolta o próprio trabalhador, além de criar o medo da violência com os confrontos entre baderneiros e a polícia – também desaparelhada para enfrentá-los por meios democráticos, sem apelar para uma repressão com uso excessivo da força e com brutalidade. O que antigamente eram os piquetes, hoje são os arruaceiros, sem nada que seja trabalhador.

Daí porque, hoje, greve geral fracassa, irrita o trabalhador e atrasa as conquistas trabalhistas.

José Sarney

22 pensou em ““Arruaceiros”, diz Sarney sobre organizaodres da greve geral

  1. O VELHO ESCROTO RESOLVEU , DE UMA HORA PARA OUTRA, BANCAR O ARAUTO DOS BONS COSTUMES, PENA QUE TAL COMPORTAMENTO FICA APENAS NAS LETRAS , POIS A PRATICA AQUI É OUTRA.

    • Concordo, mas os outros canalhas que tanto esculhambaram Sarney fizeram pior. Bando de corruptos. Meu voto é Rosena, infelizmente, pois os outros são piores.

  2. Sarney é cria da ditadura e patrono oligarquia. Deixou o Maranhão um estado miserável. E enriqueceu as custas da exploração do trabalho e de uma política fajunta. Ele não tem moral para falar da greve. Não tem credibilidade. Anacrônico e leviano nas colocações.

    • Não seja idiota. Se você não tem base para saber
      alguma coisa sobre os feitos do Sarney, seja elegante
      e limite-se à sua insignificância.
      O Maranhão é a melhor terra do mundo, mas é onde mais
      existe gente ingrata.

  3. Concordo com ele. Principalmente no tocante à interdição de ruas, avenidas e rodovias. É sacanagem grossa, obstruir a passagem de quem precisa ir e vir.

  4. Essa velha raposa que representa o q há de mais podre e sórdido na política Brasileira, calado é um poeta.

  5. Concordo, a maioria são sindicalista com medo de perder a verba sindical, que tem enriquecido vários deles em detrimento da categoria que representam.

  6. COMO A GENTE CHAMA ALGUÉM QUE NUNCA TRABALHOU, E SÓ VIVEU A CUSTA DAS TETAS DO ESTADO, E QUE SE APOSENTOU SEM NUNCA TER TRABALHADO O TEMPO SUFICIENTE NO CARGO EM QUE SE APOSENTOU?

  7. Publica aí que a Justiça derrubou a liminar do caloteiro Dória e manteve a manifestação da CUT na avenida paulista. Vê se a tucanalhada vai usar a PM contra os trabalhadores;

  8. O Maranhão só terá bem estar quando a justiça federal condenar Sarney pelos males que fez contra o povo, ainda que esta condenação seja somente usar tornozeleira eletrônica pelo resto da vida.

  9. Sarney como sempre se superando. De um tempo pra cá mais devaneios tolos. Coisas de criança de maternal. Sei não. Até hoje ele, e somente ele sente saudade do tempo que que foi presidente igual hoje é o Temer.

  10. Queria ver com que moral a direção do Sinproesema convocaria uma greve num possível governo de Roseana. Passou esses anos do governo Flávio Dino agachado e traindo a categoria. Quero ver esse bando de traidores convocaram uma greve.

Os comentários estão fechados.