Prefeitura oferece aulas de Flauta Doce para estudantes da rede municipal

Prefeitura oferece aulas de Flauta Doce para estudantes da rede municipal

Com informações da Assessoria

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia amanhã (10), as aulas do Curso Básico Infantil de Flauta Doce. As aulas ocorrerão no Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades ou Superdotação (NEECAHS), localizado no centro da cidade. São duas turmas, uma no turno matutino e outra no vespertino – cada uma com 20 estudantes. As aulas acontecerão duas vezes por semana.

Os 40 cursistas da são estudantes do Ensino Fundamental das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) da rede, com faixa etária entre 7 e 14 anos. “Promover uma educação integral de qualidade, que ofereça um aprendizado diferenciado, é meta da gestão do Prefeito Edivaldo, que tem investido em projetos e programas que valorizem a cultura e as artes para um desenvolvimento mais rápido e saudável dos nossos estudantes”, assinala o secretário de Educação, Moacir Feitosa. O curso de Flauta Doce tem duração de três anos e poderão ser formadas novas turmas, conforme a demanda.

A coordenadora do curso, Zélia Matias, mestre em Educação Musical e doutoranda em Ciências da Educação, explica que o Curso Básico Infantil de Flauta Doce consta de aulas teóricas e práticas, com a utilização de vídeos e outras ferramentas que estimulem o aprendizado. Além de aulas sobre leitura e percepção musical, os alunos também terão aulas de expressão corporal, trabalhando a coordenação motora, a postura e a respiração.

Segundo Zélia Matias, a música é comprovadamente um instrumento para um aprendizado mais dinâmico. “Por meio da música se trabalha a psicomotricidade, a disciplina, a percepção, a atenção e toda a área comportamental da criança. A música ensina até a pensar de forma rápida. É o desenvolvimento da inteligência musical”, observa a mestre em Educação Musical.

AULAS

Antes do início das aulas, a professora Zélia Matias recebeu, nesta segunda (8), pais e estudantes do curso de Flauta Doce para um bate papo. Entre os alunos estavam Ana Sophia Martins Costa, de 8 anos, da U.E.B. Newton Neves (Vila Palmeira). “Disse pra minha mãe que queria fazer o curso, pois sei que vou aprender diversas coisas novas. Quero também aprender bateria, piano e guitarra”, diz Ana Sophia.

A tecnóloga em alimentos, Josilene Martins Costa, mãe de Ana Sophia, agradece pela oportunidade e se diz muito feliz. “Estou apoiando minha filha, pois ela adora cantar e faço o que está ao meu alcance para vê-la feliz. Se para ela é importante, pra mim também é. Além do mais, a música é boa para o desenvolvimento de uma forma em geral e até mesmo para a saúde”, destaca Josilene.

4 pensou em “Prefeitura oferece aulas de Flauta Doce para estudantes da rede municipal

Os comentários estão fechados.