Mais de 10 mil eleitores em São Luís ainda não se regularizaram

    Caso esteja em situação irregular, eleitor poderá ter o título cancelado. Crédito: TSE

Uma constatação nada positiva para a capital maranhense. Em levantamento divulgado ontem (8) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10.197 eleitores  não se regularizaram. De acordo com o TSE, o fato se deve principalmente à ausência, sem justificativa oficial, dos irregulares nas últimas eleições.

Maior colégio eleitoral do país, o estado de São Paulo registra o maior número de eleitores nesta situação: são 510.489. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (RJ), com 255.438, Minas Gerais, com 169.111 eleitores, e o estado da Bahia, quarto colégio eleitoral do país, com 144.194. No Distrito Federal, apenas quatro eleitores continuam em situação irregular.

Em 2015, foram cancelados 1.711.267 títulos de eleitores que não regularizaram a situação junto à Justiça Eleitoral. Já em 2013, um total de 1.354.067 eleitores tiveram seus títulos cancelados por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições realizadas até 2012.

Ainda dá tempo!

Quem está em débito com a Justiça Eleitoral ainda poderá regularizar sua situação até o dia 17 deste mês, quando começa a valer o prazo para cancelamento do título.  A relação dos eleitores que podem ter o título cancelado deve ser consultada no site do TSE (www.tse.jus.br) ou nos cartórios eleitorais — a Justiça Eleitoral não faz comunicação por e-mail ou correspondência. O cidadão pode consultar sua situação na aba Eleitor no link “Consulta por nome”, entre outros tópicos, localizada na barra verde superior da homepage do Portal do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado.

A lista completa contendo a quantidade de eleitores irregulares em todos os municípios maranhenses está disponível neste link: www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/relacao-de-eleitores-faltosos-2017

Saiba mais 

A regularização pode ser feita com o eleitor comparecendo até o cartório eleitoral portando documento de identidade oficial e comprovante de residência. Para dúvidas, basta ligar para 0800 098 5000, de segunda a sexta, entre 8h e 18h.

6 pensou em “Mais de 10 mil eleitores em São Luís ainda não se regularizaram

    • Já corrigido o post. Vc estava certo, havia um erro de interpretação nosso mesmo. Obg

  1. Isso é reflexo do atual quadro político do país, em que pelo menos 80% desses que deveriam zelar da coisa pública são os próprios algozes da mesma, e nas próximas eleições os índices de abstenções será maior que nas últimas eleições.

  2. Ótimo comentário Maria Helena, a cada ano o descrédito aumenta dos eleitores. Infelizmente nossos políticos só trabalham em causa própria ou para enriquecer ilicitamente.

  3. O colégio eleitoral de São Luís não possui apenas 10.197 eleitores, mas sim mais de 660 mil. Este número de 10.197 refere-se à quantidade de eleitores irregulares porque deixaram de votar 3 vezes consecutivas ou não justificaram por 3 eleições também. A regularização pode ser feita com o eleitor comparecendo até o cartório eleitoral portando documento de identidade oficial e comprovante de residência. Para dúvidas, basta ligar para 0800 098 5000, de segunda a sexta, entre 8h e 18h.

    • Obrigado pela correção Amanda, e pelo importante complemento à informação. Peço desculpas pelo equívoco. Vc tem razão. Grande abraço e conto com suas observações.

Os comentários estão fechados.