Moro ouvirá Lula em depoimento hoje em Curitiba

Lula e Moro estarão frente a frente juntos pela primeira vez.

O ex-presidente Lula ficará frente a frente logo mais, às 14h, em Curitiba, com o juiz federal Sérgio Moro. Na ocasião, Lula deverá ser indagado, principalmente, sobre o caso triplex, após o ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, ter dito a Moro que o imóvel pertence a Lula (que garante que o imóvel não é dele, e sim da empreiteira).

O depoimento de Lula é aguardado com grande expectativa na capital paranaense. Várias manifestações estão previstas para acontecer de aliados do petista e de pessoas apoiadoras da Operação Lava-Jato.

Um forte esquema de segurança foi montado nos arredores da sede da Justiça Federal. Embora nunca tenham estado frente a frente, a relação entre Lula e Moro é marcada por troca de farpas. Em 2016, durante condução coercitiva, Lula chegou a dizer que o procedimento não era necessário e que Moro queria transformar o fato em show.

Em contrapartida, Moro já “bateu boca” com advogados do ex-presidente. Moro chegou a pedir, por meio de vídeo veiculado em rede social (veja aqui), que as pessoas não se desloquem até Curitiba, para evitar maiores tumultos.

É importante lembrar que o depoimento é parte integrante de um processo necessário para a apuração de um fato. Apenas isso. Transformar isso em um show ou em evento partidário (seja no caso dos pró-Lula ou dos anti-PT) é bobagem. Mesmo com as ressalvas, muita gente tentará se aproveitar da situação para uns “minutos de fama”.